Minas vence Brasília na prorrogação pelo NBB

Unifacisa e Fortaleza também vencem seus jogos na rodada desta quarta-feira

Minas Brasília NBB Fonte: Foto: Carlos Campina/Galera na Foto

Abrindo o mês de dezembro, em uma nova mini-sede, o Ginásio da ASCEB, em Brasília, recebeu três jogos nesta quarta-feira (2). No início da tarde, a Unifacisa voltou a vencer, após bater o Cerrado em um jogo equilibrado. Reforçado com o retorno de peças importantes, o Fortaleza Basquete Cearense conquistou uma grande vitória sobre o Caxias do Sul. Por fim, no melhor e mais parelho jogo da temporada 2020/21 do NBB, o Minas Tênis Clube do estreante David Jackson venceu Brasília na prorrogação.

Confira como foi a rodada:

(1-5) Cerrado 67 x 75 Unifacisa (2-4)

Publicidade

https://www.youtube.com/watch?v=dHiUGRDmB-c

Na partida inicial da rodada desta quarta-feira (2), Cerrado e Unifacisa protagonizaram o primeiro duelo da mini-sede em Brasília, no Ginásio da ASCEB. O embate, além do equilíbrio prometido, tinha algo em comum: ambas as equipes precisavam vencer para conquistar a segunda vitória em seis jogos. Confirmando as expectativas, o jogo foi amplamente parelho do começo até o fim do terceiro período. No entanto, a superioridade do time paraibano no último quarto garantiu o triunfo sobre os candangos por um placar de 75 a 67.

Publicidade

Em sua estreia no comando da Unifacisa, César Guidetti, ex-treinador do Pinheiros, mandou a quadra uma formação diferente. Desgastado após representar a República Dominicana na janela FIBA, o ala Neehmias Morillo veio do banco no duelo desta tarde. O armador Nate Barnes, um dos principais destaques da equipe, sentiu dores e foi preservado. Também saindo da reserva, o norte-americano atuou por apenas 13 minutos. Os campinenses, contudo, fizeram um jogo sólido, sobretudo no período inicial e final, quando foram superiores, cenário diferente do segundo e terceiro quarto. Em suma, a equipe da Paraíba não foi brilhante, mas soube fechar o embate com êxito e garantiu uma grande vitória após duas derrotas consecutivas. Ofensivamente, o aproveitamento não foi dos melhores, porém o bom coletivo do plantel se sobressaiu no ataque. Já defensivamente, a Unifacisa limitou o Cerrado a apenas 67 e não permitiu arremessos consolidados dos brasilienses. Alexandre Paranhos (17 pontos e oito rebotes), Neehmias Morillo (11 pontos) e Betinho (nove pontos e oito rebotes) foram os destaques dos comandados de Cesinha.

Cerrado não fez uma partida ruim, mas parou na defesa campinense diversas vezes. Dito isso, o aproveitamento foi muito abaixo do esperado, essencialmente no perímetro (45% nas bolas de dois pontos e 24% nas bolas de três pontos). A equipe candanga, claro, deixou a desejar, porém conseguir fazer frente a Unifacisa durante trinta minutos. Todavia, o período final foi um conjunto de erros do time da capital federal. O bom desempenho defensivo apresentado durante grande parte do confronto não foi visto nos últimos dez minutos. Além das falhas defensivas, o ataque do Cerrado também não funcionou e o coletivo dos comandados de Bruno Lopes errou em demasia, impossibilitando qualquer chance de vitória. Cestinha do jogo, a estrela JC Fuller flertou com um triplo-duplo (19 pontos, seis rebotes e sete assistências). Douglas Nunes (10 pontos e 12 rebotes) também se destacou.

Publicidade

 

(3-3) Fortaleza Basquete Cearense 85 x 78 Caxias do Sul (1-4)

https://www.youtube.com/watch?v=wrjy6ZLU9Bg

A partida entre Fortaleza Basquete Cearense e Caxias do Sul foi definitivamente um primor técnico. A equipe gaúcha, apesar de forte, não faz um bom início de NBB e bem como grande parte dos times que atuaram nesta quarta-feira precisava de uma vitória para almejar a primeira parte da tabela. O adversário, por sua vez, também seguia este panorama. O clube nordestino começou a temporada em grande estilo, mas caiu de desempenho devido a ausência de Desmond Holloway, estrela do time que contraiu COVID-19 e ficou em isolamento nas últimas semanas. Com o retorno do norte-americano e, claro, de Sualisson e Alberto Bial, que também desfalcaram o Carcará/Leão, os cearenses venceram por 85 a 78 e conquistaram a terceira vitória na competição nacional.

Publicidade

Liderado por Desmond Holloway, o Fortaleza Basquete Cearense foi sólido durante todo o duelo e apresentou um grande desempenho no primeiro quarto, construindo uma vantagem de 12 pontos. A boa diferença no placar possibilitou um jogo mais tranquilo por parte dos nordestinos, que diminuíram o ritmo nos dois períodos seguintes, nos quais Caxias até foi superior, mas não chegou nem perto de conseguir um resultado favorável. Precisando apenas ser regular para garantir o triunfo nos últimos dez minutos, os comandados de Alberto Bial ainda venceram o quarto final. O jogo coletivo do Fortaleza não foi tão eficiente, porém a individualidade de grandes jogadores do plantel foi fator determinante na vitória. Os aproveitamentos de 33% no perímetro e 58% nas bolas de dois pontos foram ofuscados pela gigantesca atuação do candidato a MVP da temporada 2020/21, o ala-armador Desmond Holloway (33 pontos, nove rebotes e 36 de eficiência). O trio Rashaun (21 pontos e oito rebotes), Felipe (11 pontos e nove rebotes) e Sualisson (10 pontos) também foi fundamental.

Caxias novamente não fez o suficiente para vencer, mas jogou bem, sobretudo coletivamente. A equipe gaúcha pagou o preço por ter feito um primeiro quarto fraco e não conseguiu compensar nos períodos seguintes, mesmo sendo minimamente superior ao Fortaleza. Os caxienses foram melhores em alguns segmentos (rebotes, assistências e erros). Todavia, o aproveitamento foi baixo para um time que precisava vencer (28% nas bolas de três pontos e 47% nas bolas de dois pontos). Rodrigo Barbosa, eventualmente, organizou com êxito o sistema tático de seu elenco, que sofreu em diversos aspectos, principalmente defensivamente, falhando no objetivo de defender Desmond Holloway e Rashaun, jogadores com características de um contra um. Ofensivamente, Túlio da Silva foi novamente o principal destaque, contribuindo com 18 pontos e cinco rebotes, seguido pela dupla Nico Ferreyra (17 pontos e cinco assistências) e Eddy (13 pontos e cinco rebotes).

Publicidade

 

(5-1) Minas 105 x 100 Brasília (1-5)

https://www.youtube.com/watch?v=XVMv9mkJPww

Fechando o dia, Minas e Brasília se enfrentaram no surpreendentemente melhor e mais parelho confronto desta quarta-feira e quiça de toda edição até o momento. O duelo, que marcou a primeira prorrogação da temporada 2020/21 do Novo Basquete Brasil (NBB), foi vencido pela equipe mineira por 105 a 100. A alternância de poder a cada quarto chama a atenção: Brasília dominou o primeiro e terceiro período e Minas foi superior no segundo e quarto período, além de vencer a prorrogação sem tantas dificuldades. A partida também ficou marcada por ótimas atuações individuais em ambos os times.

Publicidade

Em noite de estreia do ala David Jackson, o Minas TC encarou o Brasília fragilizado após um péssimo início de temporada, com apenas uma vitória em cinco jogos. O norte-americano ex-Franca, contudo, não fez uma boa partida e finalizou o duelo com apenas dois pontos em 20 minutos. Entretanto, o coletivo dos mineiros funcionou bem, e seis jogadores atingiram o dígito-duplo em pontuação. JP Batista (30 pontos e nove rebotes) e Luciano Parodi (25 pontos, seis rebotes e cinco assistências) combinaram para 55 dos 105 pontos minastenistas. O quarteto Shaquille Johnson (13 pontos), Rafa Moreira (12 pontos), David Nesbitt (12 pontos) e Davi Rossetto completaram a enorme marca de pontos. Agressivo durante os 40 minutos, o clube de Belo Horizonte converteu 28 de 31 lances livres cobrados, coletou 40 rebotes (sendo 13 ofensivos), roubou nove bolas e, como rodou muito bem a bola, distribuiu 21 assistências, além dos 62% de aproveitamento nas bolas de dois pontos.

Brasília fez um de seus melhores jogos em anos, deu muito trabalho ao Minas e mesmo assim foi derrotado. Jogando em casa, a equipe da capital federal teve ótimos momentos na partida e chegou a estar muito perto da vitória no último período. Na prorrogação, o péssimo aproveitamento no perímetro definitivamente matou os comandados de Ricardo Oliveira e impediu o triunfo sobre Minas, que foi mais eficiente. Os brasilienses, contudo, apresentaram um ótimo desempenho e aproveitaram muito bem as oportunidades no tempo regulamentar, porém pecou por excesso na hora de fechar o embate e conquistar o triunfo. O coletivo do plantel candango também se destacou: cinco jogadores anotaram 10 pontos ou mais. Nezinho, estrela de Brasília, imprimiu dificuldades ao Minas contribuindo com 26 pontos e cinco assistências. Caio Torres (19 pontos e 12 rebotes), Eric Laster (19 pontos), Pedrinho Rava (15 pontos) e Diego Conceição (11 pontos) foram os outros destaques do clube do Distrito Federal.

Publicidade

Classificação

1- Flamengo: cinco vitórias
2- Paulistano: quatro vitórias
3- Bauru: quatro vitórias
4- Minas: cinco vitórias e uma derrota
5- Franca: quatro vitórias e uma derrota
6- São Paulo: três vitórias e uma derrota
7- Fortaleza Basquete Cearense e Corinthians: três vitórias e três derrotas
9- Mogi e Pato Basquete: duas vitórias e três derrotas
11- Unifacisa: duas vitórias e quatro derrotas
12- Caxias do Sul e Campo Mourão: uma vitória e quatro derrotas
14- Cerrado Basquete e Brasília: uma vitória e cinco derrotas
16- Pinheiros: quatro derrotas

Publicidade

Jogos da semana

03/12 (quinta-feira): Pato Basquete x Franca (14h30), Pinheiros x Flamengo (17h30 – DAZN), São Paulo x Campo Mourão (20h30 – DAZN)
04/12 (sexta-feira): Caxias do Sul x Minas (14h30), Unifacisa x Brasília (17h30), Paulistano x Mogi (18h – DAZN), Cerrado Basquete x Fortaleza Basquete Cearense (20h30 – DAZN)
05/12 (sábado): Campo Mourão x Pinheiros (9h), Pato Basquete x São Paulo (12h – DAZN), Flamengo x Franca (16h – TV Cultura e Facebook do NBB), Bauru x Corinthians (19h – DAZN)
06/12 (domingo): Fortaleza Basquete Cearense x Brasília (11h30), Minas x Cerrado Basquete (14h30), Caxias do Sul x Unifacisa (17h30)

Publicidade

Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece no basquete:

Instagram
Youtube
Twitter
Facebook 

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários