Após críticas de Dennis Schroder, Maxi Kleber está fora da Copa do Mundo

Ausência de Kleber no EuroBasket de 2022 desagradou ao capitão da seleção alemã

Maxi Kleber Dennis Schroder Fonte: Michael Gonzales / AFP

Após 17 anos, a Alemanha conquistou uma medalha em competições internacionais com a terceira posição no último EuroBasket sob a liderança de Dennis Schroder, mas o capitão da seleção não gostou da ausência de Maxi Kleber no torneio. Recém negociado para o Toronto Raptors, o armador participou do podcast Got Nexxt, onde criticou o ala-pivô do Dallas Mavericks.

“Maxi não jogou o EuroBasket com a gente. Se você não se comprometeu no ano passado, então não estará conosco agora. É o que ficou para nós. Se ele me dissesse que ficou com a equipe porque ia renovar o contrato e ganhar mais dinheiro, estaria tudo bem. Mas quando você diz ao treinador (Gordon Herbert) que quer treinar o seu ‘manuseio’ de bola e trabalhar no seu jogo, me desculpe, que jogo?”, questionou o armador.

Publicidade

Além disso, o líder do time alemão fez críticas diretas ao jogo do compatriota. Para ele, melhorar o nível de jogo em pontos francos, aos 31 anos, não é prioridade.

“Você joga espaçando a quadra, você defende e pode, acima de tudo, mudar muitas jogadas do adversário. Você é um jogador de pick and roll. Mas não é o Carmelo Anthony. Etão, não precisa “trabalhar” no seu jogo. Nós ficamos mais velhos e tentamos elevar nossos pontos fortes o mais alto possível para se manter na NBA. Ele não poderia estar com a gente na seleção para isso? Isso me incomodou um pouco sim. Claro que aceitei sua decisão, mas foi difícil respeitar”, completou.

Publicidade

Leia mais!

A seleção alemã teria 18 nomes treinando juntos na preparação em Bonn, incluindo Maxi Kleber e Dennis Schroder. Com seis nomes para cortar no final da lista, o armador expressou preocupações quanto a outros jogadores que estiveram no ciclo completo da Alemanha.

“É sobre o compromisso. É uma honra jogar pela seleção e deixamos isso ainda mais legal no ano passado. E agora todos querem se divertir de novo. Temos que garantir que isso ainda seja algo justo acima de tudo. Como capitão é meu dever proteger meus jogadores. Não acho legal que outros que disputaram todo o ciclo com a seleção sejam descartados agora porque outra pessoa resolveu participar um ano depois”, disse Schroder.

Publicidade

Por fim, o armador de Toronto negou que haja algum outro problema entre os dois.

“Foi estranho pra mim. Eu disse a ele pessoalmente o que minha fala quis dizer e a intenção. Mantenho as minhas palavras e digo o que penso, é isso que muitos gostam em mim acima de tudo. Não tem briga entre mim e Maxi. Eu também sei que a mídia gosta de distorcer as coisas, já que isso vende, e eu entendo isso, porém não estou falando isso de modo ruim. Ao Maxi, se isso te chateou, você sabe como eu sou, peço desculpas. Ou seja sem ofensa, mas você sabe como é a mídia”, finalizou o armador do Raptors.

Publicidade

Maxi Kleber responde em comunicado

Maxi Kleber respondeu a Dennis Schroder em comunicado oficial divulgado pela revista Big Magazine. O ala-pivô do Mavericks negou que se ausentou da seleção no EuroBasket 2022 pelos motivos citados pelo capitão.

“Meus objetivos em jogar pela seleção da Alemanha passam 100% em estar saudável e, acima de tudo, em ser um bom companheiro de time e ajudar a equipe a vencer jogos. A decisão de não jogar no último torneio foi muito difícil. Precisei me recuperar de uma lesão que convivi pelos últimos quatro meses da temporada 2021/22. Eu precisava de descanso para me recuperar totalmente. Se eu estivesse saudável, estaria representando a seleção nacional com o maior orgulho do mundo”, começou Kleber.

Publicidade

“Inclusive, toda a minha comunicação com as lideranças e pessoas relevantes sobre a questão, foi feita de maneira honesta e respeitosa. Gostei de ver o sucesso da equipe e fiquei ainda mais feliz por tudo que realizaram no EuroBaasketComecei minha preparação com muita motivação para disputar a Copa do Mundo de 2023. Porém, as últimas declarações públicas infelizes e inadequadas ao meu respeito me mostram que não serei bem-vindo na equipe”, ponderou o ala-pivô.

“Não é meu objetivo destruir a química da equipe do último ano. Também não quero ser uma distração para a seleção. Então, decidi que não jogarei a Copa do Mundo. É o melhor para todos os envolvidos. Estarei torcendo, mas de longe. Desejo toda a sorte do mundo para nossa seleção”, finalizou.

Publicidade

Federação alemã também se posiciona

Com a questão entre os dois jogadores da NBA repercutindo, a federação alemã também divulgou um comunicado. Eles deixam claro que a situação foi resolvida entre os dois jogadores, e que não há mais o que se fazer sobre o assunto.

“O treinador Gordon Herbert e o vice presidente da federação Armin Andres se reuniram com os dois jogadores em Toronto. Lá, a questão foi resolvida entre eles, esclarecendo as coisas. Por fim, Maxi Kleber se manteve em sua posição de não disputar a Copa do Mundo de 2023”, começa a nota.

Publicidade

“Não há nada que possamos fazer sobre isso agora. Mas, acima de tudo, estamos olhando para a situação de maneira positiva. Vamos começar nosso treinamento em Bonn no dia 31 de julho de 2023. A equipe está muito motivada e liderada pelo nosso treinador e o capitão, Dennis Schroder. Estamos ansiosos para a fase de preparação e para o começo da Copa do Mundo no Japão”, encerra a nota.

Copa do Mundo

A Copa do Mundo FIBA começa em 25 de agosto e vai até 10 de setembro. Trinta e duas seleções disputam a 19ª edição do torneio, que vai ter múltiplas sedes pela primeira vez. Os jogos vão acontecer nas Filipinas, Indonésia e Japão. A seleção dos EUA faz parte do grupo C. Como resultado, vai enfrentar Nova Zelândia, Grécia e Jordânia na primeira fase.

Publicidade

O Brasil está no grupo G do mundial. Então, enfrentará a Espanha, que é a atual campeão do torneio. Irã e Costa do Marfim completam o grupo. Por fim, a Alemanha está no forte Grupo E. Isso porque enfrentam a Austrália, Finlândia e um dos países sedes do torneio, o Japão.

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta com a gente o que de melhor acontece na NBA

Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários