O técnico que levou o Dallas Mavericks ao seu único título da NBA vai iniciar a próxima década no comando do time. Segundo Marc Stein, da ESPN, a franquia acertou a extensão do contrato de Rick Carlisle por mais cinco temporadas nesta quinta-feira. O novo vínculo só vai começar a vigorar, porém, ao fim do atual acordo entre as partes, em julho de 2017.
“Mark Cuban [dono do Mavs], Donnie Nelson [GM] e Dirk Nowitzki são os motivos pelos quais um contrato como esse é possível. Tenho o melhor dono de franquia, o melhor gerente-geral dos esportes norte-americanos e um dos melhores jogadores da história da NBA a agradecer pela chance de estar aqui”, declarou o técnico, por meio de comunicado oficial.
O contrato fechado nesta quinta fará com que Carlisle, se cumpri-lo até o final, siga a frente da equipe texana até 2022. Ainda de acordo com Stein, ele receberá US$35 milhões pelos cinco anos de serviços e passa a ser o técnico sem acumular cargos extras diretivos em seu time com maior salário da liga.
Desde o fim dos playoffs do ano passado, dirigentes do Mavericks não escondiam que havia interesse em estender o vínculo do treinador previamente. “Rick pode permanecer em Dallas por quantos anos ele quiser”, disse Nelson, que chamou o profissional de “nosso Jerry Sloan” – referência ao lendário comandante do Utah Jazz –, em maio deste ano.
Carlisle, de 56 anos, conduziu a equipe de Dallas ao título da NBA em 2011. Atualmente, ele é um dos cinco técnicos em atividade que já conquistaram o troféu Larry O’Brien e ultrapassou Don Nelson nesta semana para tornar-se o treinador mais vitorioso na história do Mavericks. Apenas Gregg Popovich (San Antonio Spurs e Erik Spoelstra (Miami Heat) estão há mais tempo a frente de um time da NBA do que Carlisle.