Com Luka Doncic fora do Top 3, FIBA divulga corrida ao MVP do Mundial

Confira ranking dos 12 principais jogadores na disputa pelo prêmio individual

luka doncic mvp mundial Fonte: Oliver Behrendt / AFP

Poucas horas antes da abertura da Copa do Mundo, a FIBA divulgou como uma corrida preliminar para o prêmio de MVP do Mundial de Basquete e a falta de Luka Doncic no Top 3 chamou a atenção. Veja, então, os 12 jogadores que iniciam o torneio como favoritos ao título de melhor jogador.

Vale lembrar que o MVP anda junto com o título do Mundial. Afinal, a última vez que um jogador que não ganhou o ouro recebeu o prêmio foi em 2002. Dirk Nowitzki, quando a Alemanha conseguiu o bronze, foi o último atleta a conseguir o feito. Desde então os critérios mudaram.

12. Jonas Valanciunas

O pivô da Lituânia é o principal jogador da 13º seleção mais forte, de acordo com o ranking oficial da FIBA. Com a ausência de Domanatas Sabonis, Jonas Valanciunas, então, receberá ainda mais importância pela campanha de seu país. A equipe teve sua estreia contra o Egito e venceu de 93 a 67.

Publicidade

11. Karl-Anthony Towns

A República Dominicana está ganhando força para se tornar uma das “zebras” do Mundial de Basquete. E a FIBA associa isso à volta de Towns para a seleção após uma década. Afinal, o pivô do Minnesota Timberwolves leva toda sua experiência da NBA para ambos os lados da quadra. O elenco teve sua estreia contra a Filipinas e ganhou por 87 a 81.

10. Simone Fontecchio

Considerada a sétima seleção mais forte do campeonato, a Itália é um dos países mais subestimados da Copa. Isso pode ser associado ao seu principal jogador ser o menos conhecido desta lista. Fontecchio é um ala do Utah Jazz que se destacou na campanha invicta do país pelos amistosos. Além disso, a equipe teve sua estreia contra a Angola e venceu de 81 a 67.

Publicidade

9. Lauri Markkanen

A Finlândia terá um trabalho complicado na fase de grupos. Isso porque seus três adversários são Alemanha, Austrália e Japão. Inclusive, perdeu seu primeiro jogo para a seleção australiana de 98 a 72. Mas se tem alguém que pode salvá-los é Lauri Markkanen. O ala-pivô conseguiu 19 pontos, oito rebotes e quatro assistências na derrota.

8. Bogdan Bogdanovic

Mesmo sendo a nona seleção mais forte, não há altas expectativas para a Sérvia no Mundial. A principal razão disso é a falta de Nikola Jokic. Mas eles ainda possuem Bogdanovic, que foi o maior pontuador da Copa do Mundo de Basquete em 2019. Sua estreia será neste sábado (26), contra a China.

Publicidade

7. Josh Giddey

A Austrália conseguiu o Bronze nas Olimpíadas do Japão e agora busca o ouro neste Mundial. Em meio a veteranos, jovens jogadores começam a se destacar na seleção. Giddey, então, é um deles e está se tornando a “cara” da equipe. Sua estreia foi contra a Finlândia e ajudou na vitória de 98 a 72.

Leia mais!

6. Willy Hernangomez

A Espanha  tem uma tradição nos mundiais e é vista como o quarto país mais forte. Em 2022, a seleção foi campeã do EuroBasket e Hernangomez busca repetir a honra de ser nomeado MVP. Além disso, a equipe fará sua estreia neste sábado (26) contra a Costa do Marfim.

Publicidade

5. Dennis Schroder

A Alemanha é outro país que se destacou no último EuroBasket. Após conseguir o bronze na competição, ela se reforçou ainda mais para o Mundial. Desse modo, é considerada a segunda seleção mais forte do torneio. Schroder é seu líder e mostrou a versatilidade necessária nos amistosos para fazer sucesso no basquete FIBA. A equipe fez sua estreia contra o Japão e venceu de 81 a 63.

4. Luka Doncic

Para a surpresa de muitos, Luka Doncic está em quarto para a corrida do MVP do Mundial de Basquete. Isso pode estar relacionado com a Eslovênia ter tido uma queda de quatro posições no último ranking da FIBA. A seleção considerada a oitava mais forte do torneio estreia amanhã contra a Venezuela.

Publicidade

3. Shai Gilgeous-Alexander

Chegamos, então, ao Top 3 (sem Luka Doncic) da corrida para o MVP do Mundial.

Cheio de destaques da NBA, o Canadá é considerado o quinto país forte da competição, de acordo com o ranking da FIBA. E Gilgeous-Alexander é sua principal estrela. A equipe teve uma ótima estreia na competição, vencendo por 95 a 65 da França.

Publicidade

2. Rudy Gobert

Apesar da derrota por 30 pontos em sua estreia, a FIBA considera a França uma das favoritas ao título. Na verdade, considera ela a terceira melhor seleção da competição. Junto de Evan Fournier, Gobert é sua principal base. O mestre defensivo consegue vantagem com as regras diferentes da NBA e tem tudo para disputar o MVP.

1. Anthony Edwards

Os EUA são os favoritos para a conquista do título do Mundial de Basquete. Desse modo, Edwards, seu principal jogador, está na frente da corrida do MVP. A seleção exclusiva de destaques da NBA, então, estreia neste sábado (26) contra a Nova Zelândia.

Publicidade

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Então, todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Desse modo, análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like. Portanto, ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais. Além disso, discuta com a gente o que de melhor acontece na NBA

Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp
Threads
Guia Futebol

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários