JJ Redick é um dos jovens analistas em ascensão na imprensa especializada, mas parece ter um problema com a história da NBA. Ele envolve-se em polêmicas com atletas do passado, afinal, regularmente. O analista da ESPN, agora, minimizou a capacidade de arremesso de Larry Bird e o caráter físico do jogo nos anos 1980. Lenda do Lakers, Michael Cooper não gostou e partiu para cima de JJ Redick.
“JJ, para começar, não faz ideia do que está falando. Eu não sei qual é o basquete que ele anda assistindo, mas, na NBA de hoje, você não pode tocar em ninguém. Encoste em alguém durante um arremesso de três pontos ou fique perto de onde um chutador pousa e marcam falta. Então, ele tem que ficar quieto e procurar se informar”, detonou o veterano, na nova edição do seu podcast.
Redick, entre outras coisas, afirmou que Stephen Curry enfrenta marcações bem mais físicas atualmente do que Bird. Isso, certamente, é bastante questionável. A liga de hoje aboliu muitas das regras de permissividade física na defesa e, assim, busca privilegiar os ataques. Cooper exige, sobretudo, respeito à inquestionável qualidade técnica de um dos melhores jogadores de todos os tempos.
“Larry, certamente, foi um dos melhores arremessadores que já pisaram em uma quadra de basquete. Danem-se as porcentagem ou o volume de arremesso, pois não se trata disso. Esse homem converteu alguns dos tiros mais importantes da história da NBA. Vários chutes, aliás, que JJ nunca acertaria porque sempre precisou receber a bola livre”, sentenciou o ex-ala.
Leia mais
- Tim Legler: “Trio do Nets é um dos grandes fracassos da história da NBA”
- Artigo – Calma, o rei da NBA ainda é Michael Jordan
- Rich Paul: “LeBron teve uma jornada mais difícil do que Jordan na NBA”
Atenção
Essa não é a primeira vez que Redick dá uma declaração pública polêmica sobre o passado da liga. Anteriormente, por exemplo, o comentarista disse que o lendário Bob Cousy só jogou contra encanadores e bombeiros. O “menosprezo” motivou o ídolo de 93 anos a dar uma entrevista para defender o seu legado. Cooper prega que os comentários com esse teor não sejam levados a sério.
“Eu acho que JJ conseguiu o que queria dessa polêmica, pois estão falando o seu nome e estamos debatendo aqui. Ganhou atenção, né? No entanto, essa é uma atenção que não vai gostar de ter. Você não quer diversos ex-atletas, como eu, falando sobre você. Afinal, foi um Jeff Hornacek piorado na NBA”, minimizou o campeão da NBA em cinco oportunidades.
Mas, se a intenção de JJ Redick é menosprezar, a lenda do Lakers está preparada para falar algumas verdades. Bird é um dos dez maiores jogadores da história da NBA, em síntese. Cousy é um integrante do Hall da Fama e, além disso, um dos astros pioneiros do jogo. Cooper teve oito seleções para os quintetos ideais de defesa da liga. Então, ele questiona: quem foi Redick?
“JJ jogou por seis times diferentes na liga. Todos os seus grandes feitos na carreira aconteceram no basquete universitário. Ele disputou 15 temporadas na NBA e foi trocado de um lado para o outro porque só sabia arremessar. E nem foi tão bom jogador assim, aliás”, rebateu o também duas vezes campeão da WNBA como treinador.
Dominique
A lenda do Lakers, aliás, não foi o único ex-jogador a comentar as palavras mais recentes de JJ Redick. E, obviamente, criticá-las incisivamente. Durante o fim de semana do All-Star Game, Dominique Wilkins foi questionado sobre o assunto e também foi duro. Ele revelou estar desapontado com o colega ex-jogador não só pelo ato de menosprezo, mas pela ignorância sobre a história da NBA.
“Para começar, JJ não faz ideia do que está falando. Simplesmente não sabe o que está discutindo. Qual é o basquete que esse cara está assistindo, afinal? O jogo é totalmente diferente quando alguém pode colocar um cotovelo no seu peito para impedir a sua passagem, por exemplo. É decepcionante que um ex-jogador fale algo tão imbecil”, disparou a lenda do Atlanta Hawks.
Cooper ganhou o prêmio de melhor defensor da liga em 1987 e, recentemente, foi finalista a uma vaga no Hall da Fama. Com esse currículo, ele consegue garantir uma coisa a Redick. Teria feito a sua vida um inferno em quadra durante a década que o ex-arremessador menosprezou.
“JJ não sabe o que foi jogar na década de 1980, mas posso garantir-lhe uma coisa. Se tivesse atuado naqueles tempos, eu teria travado o seu jogo totalmente. Você não conseguiria lançar uma bola para cima. Ou seja, não faria nada. Passaria mais tempo no banco do que em quadra, pois não conseguiria jogar enquanto eu estivesse lá dentro”, finalizou o veterano.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA