A janela de título do Los Angeles Lakers vem passando por um ponto específico: a saúde de LeBron James e Anthony Davis. De acordo com o GM da franquia, Rob Pelinka, o Lakers está confiante de que as lesões nos pés, que acometeram ambos em 2022/23, estão curadas.
“Estamos nos sentindo bem com o que aconteceu nesta offseason em relação ao tratamento de lesões pelo qual passaram LeBron James e Anthony Davis”, afirmou. “Todos os relatórios de dados que temos sobre essas questões nos dizem que os dois serão capazes de passar por elas”.
As lesões atormentam os dois líderes do time. LeBron James por exemplo, nunca foi de se machucar demais. O ala somou apenas 71 jogos onde ficou fora por lesão até jogar em Los Angeles. Este é, acima de tudo, um número fantástico, considerando que James atuou em 1.382 jogos de 1.453 possíveis. Uma porcentagem de presença de 95.1%, somando fase regular e playoffs.
No entanto, desde que chegou ao Lakers, a frequência é mais baixa. James perdeu 84 jogos por contusão. Ficou fora de mais jogos nos cinco anos, do que em toda a carreira, nas 15 temporadas anteriores. Então, ele atuou em 321 de 432 partidas possíveis. Ou seja, 74.3%.
Na temporada 2022/23, uma grave lesão no tendão, após a maior virada de Los Angeles na campanha, quase tirou LeBron de toda a parte final da campanha. Ele voltou exatamente um mês depois, em derrota para o Chicago Bulls, no dia 26 de março. Depois, atuou nos últimos oito jogos da temporada regular e, em toda a fase de playoffs.
Leia mais!
- GM do Lakers fala sobre possível aposentadoria de LeBron James
- Para analista, LeBron James prefere jogar com Bronny do que ser campeão
- “Anthony Davis é ótimo, mas não é um alfa”, dispara JJ Redick
Já o histórico de Anthony Davis nunca foi dos melhores no quesito. Mas há uma queda grande desde sua saída do New Orleans Pelicans até a chegada ao Los Angeles Lakers. Ele atuou em 479 jogos de 587 possíveis no Pelicans, atingindo de 81.6%, contando também a fase regular e os playoffs em seus sete anos na franquia.
Em Los Angeles foi campeão, mas participou de 236 jogos de 35o possíveis. Portanto, 67.4% no período. Entre as temporadas 2020/21 e 2021/22, Anthony Davis teve um índice próximo dos 50%, entrando em quadra em 79 e ficou de fora de 81, enquanto LeBron James realizou 107 jogos e deixou de atuar em outros 53.
A temporada 2022/23 foi um pouco menos grave no sentido lesões. Ainda assim, Davis ficou fora por mais de um mês com uma contusão no pé direito. Ele se lesionou em 16 de dezembro, diante do Denver Nuggets, voltando apenas em 25 de janeiro, contra o San Antonio Spurs. Após o retorno, o pivô seria somente poupado em três de 33 embates restantes na temporada regular. Mas o pivô esteve em todos os jogos dos playoffs.
Pelinka também falou extensão de Anthony Davis
Em breve, Anthony Davis será elegível para uma nova extensão de contrato. A partir de 4 de agosto, franquia e jogador podem negociar um novo vínculo que pode chegar ao valor de US$167 milhões em três anos. O atleta ainda tem dois anos de acordo com o Lakers, mas o último é uma opção do jogador, em 2024/25. Aliás, é a mesma composição de que LeBron James possui.
Rob Pelinka não revelou qualquer coisa sobre as negociações, mas criticou o novo acordo de trabalho.
“Eu gostaria que o novo acordo coletivo nos permitisse comentar sobre esses negócios”, disse. “Mas existem regras muito rígidas em torno disso e realmente não posso falar muita coisa. Mas é certo que não poderíamos desejar mais que Anthony Davis se mantivesse como um jogador do Lakers. Ele ajudou a entregar um título para essa franquia, afinal. Ele tem sido um grande líder, como demonstrou no ano passado, disposto a jogar mesmo com contusão para ajudar a chegar às finais de Conferência”.
Jaxson Hayes e polêmica
A contratação de Jaxson Hayes, pivô que estava no New Orleans Pelicans, também foi assunto de Pelinka.
“O acompanhamos desde quando ele estava na Universidade do Texas”, afirmou. “Ele tem muita agressividade e resistência em seu jogo. Conversamos com Anthony Davis sobre um retorno ao modelo de jogo que nos deu o título em 2020, com Dwight Howard ou JaVale McGee sempre ao seu lado em quadra. Achamos que Hayes tem esse perfil. Um garoto grande, protetor de aro, e que também pode ser efetivo em pick-and-rolls jogando com caras como D’Angelo Russell ou Austin Reaves“.
Em junho de 2022, Jaxson Hayes foi condenado a três anos de liberdade condicional e 450 horas de serviço comunitário. Isso porque, em julho de 2021, o jogador se envolveu em uma briga com policiais, após uma denúncia de violência doméstica contra sua namorada, em Los Angeles.
Na ocasião, o jovem de 23 anos foi preso por perturbação doméstica. As cenas foram registradas em vídeo feito pela câmera corporal da polícia. Nele, o jogador é visto brigando com os policiais e sendo atingido duas vezes com uma arma de choque. Emtão, houve resistência do atleta depois de receber uma ordem para sair de casa para que a polícia pudesse interrogar sua namorada.
“Acima de tudo, precisamos levar essas coisas muito a sério, e fazer um processo de verificação completa”, disse. “Jaxson tem sido sincero quanto a isso e sentimos nesse momento que ele assumiu a responsabilidade, e que aprendeu com isso. Ele está percorrendo o caminho e será uma pessoa melhor a cada dia”.
Mais um pivô
O Lakers ainda não se satisfez com a chegada de Hayes, e quer encontrar mais um jogador para a posição. O GM quer variedade.
“Estamos ativos nessa busca por outro jogador da posição, mas queremos aumentar nossa gama de opções. Então, não queremos alguém com as mesmas características de Hayes. Se pudermos diversificar nossas opções na posição, o faremos”, concluiu.
Existe ainda uma segunda vaga aberta no elenco. De acordo com Dave McMenamin do canal ESPN, ela será preenchida através do training camp antes do começo da temporada 2023/24.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta com a gente o que de melhor acontece na NBA
Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp