A NBA anunciou nessa quinta-feira que os astros Jayson Tatum e Devin Booker foram eleitos os melhores jogadores de outubro e novembro na NBA. A premiação corresponde à primeira honraria mensal da temporada, embora já contemple quase 50 dias da campanha. É a segunda vez que o craque do Boston Celtics vai receber o prêmio, bem como o ala-armador do Phoenix Suns.
Tatum liderou o Celtics ao melhor recorde do Leste, por enquanto, com 18 vitórias em 22 jogos. Ele anota 31,6 pontos, 7,8 rebotes e 4,5 assistências por partida. Converteu quase 49% dos seus arremessos de quadra e, além disso, mais de 87% dos lances livres. Mas, apesar da grande participação, comete só 2,3 desperdícios de posse – o seu menor número em três anos.
Booker, igualmente, comandou o Suns ao topo do Oeste até agora com 15 triunfos em 21 jogos. O ala-armador acumulou médias de 29,0 pontos, 5,3 rebotes e 5,8 assistências por noite, enquanto acertou 49% dos seus arremessos. As marcas de pontuação e rebotes, aliás, são as maiores de sua carreira. Ele acaba de fazer 51 pontos na vitória da equipe do Arizona sobre o Chicago Bulls.
Para serem eleitos melhores dos dois meses na NBA, Tatum e Booker precisaram superar uma grande concorrência. Afinal, outros 18 jogadores foram lembrados pelos votantes da premiação. Os indicados incluíram, por exemplo, astros como Anthony Davis, Stephen Curry, Luka Doncic, Giannis Antetokounmpo e Joel Embiid.
Leia mais
- “Devin Booker é o jogador mais completo da NBA”, crava técnico do Suns
- Paolo Banchero: “Eu já esperava ser um sucesso imediato na NBA”
- Para Draymond Green, Tatum é o “melhor jovem jogador” da história
Novatos do mês
A NBA, ao mesmo tempo, confirmou que Bennedict Mathurin e Jalen Williams foram escolhidos os melhores calouros do período. As escolhas são, respectivamente, das conferências Leste e Oeste.
Mathurin, que foi selecionado no sexto lugar do último draft, esteve nos 21 jogos da campanha do Indiana Pacers. Ele lidera todos os estreantes da liga, a princípio, em pontos (19,2), cestas de longa distância e lances livres convertidos. Mais do que isso, é o maior pontuador entre todos os reservas da NBA. Ele desponta, com isso, ao lado de Paolo Banchero na disputa para novato do ano.
Williams, por sua vez, saiu da 12ª posição do recrutamento para ser titular em sete de 18 jogos do Oklahoma City Thunder até agora. Ele possui a quinta maior média de pontos (10,7) e quarta maior de assistências (2,6) entre os novatos. Além disso, acertou 52,4% dos seus arremessos de quadra e pegou 3,2 rebotes por partida. Leva, assim, a honraria para o time pela quinta vez nas últimas seis edições.
Técnicos do mês
Por fim, a NBA anunciou os selecionados como ganhadores dos prêmios de melhores técnicos do período na liga. No Leste, Joe Mazzulla (Celtics) ficou com a honraria. Monty Williams (Suns), enquanto isso, foi o escolhido no Oeste. As suas equipes, como já citado anteriormente, registram os melhores recordes das respectivas conferências.
O Celtics tem a melhor campanha da liga impulsionado pelo ataque, pois apresenta o disparado melhor índice de eficiência ofensiva da liga. O Suns aparece na segunda colocação no mesmo quesito, enquanto também possui a sexta defesa mais eficiente. Outros nove treinadores foram lembrados na votação, incluindo Taylor Jenkins (Grizzlies) e JB Bickerstaff (Cavaliers).
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA