“James Harden deveria fazer consultoria para jogadores da NBA”, sugere analista

Comentarista da ESPN acredita que astro do Clippers virou um exemplo de controle sobre a carreira

james harden jogadores nba Fonte: Tim Nwachukwu / AFP

James Harden é um exemplo para os outros jogadores da NBA? Para muitos torcedores, certamente, a resposta é não. A condução de sua carreira e estilo de jogo personalista, afinal, são constantes motivos de críticas nas redes sociais. Ele é um jogador que atrai antipatia dos times adversários. Mas, para o analista Brian Windhorst, o armador é um exemplo de controle em tempos de empoderamento dos atletas.

“Nós podemos dizer que James está invicto na NBA, pois sempre consegue o que quer. E isso desde a época de Oklahoma City Thunder. Já foi negociado quatro vezes antes e não perdeu uma transação sequer. Aliás, ele deveria abrir uma empresa de consultoria para jogadores que querem ser trocados quando aposentar. O cara é simplesmente ‘intocável’”, avaliou o jornalista da ESPN.

A trajetória de Harden na NBA, a princípio, chama a atenção porque sempre liderou as saídas de franquias. Ele pediu troca em todos os times por onde passou. Várias vezes, ‘forçou’ negociações com comportamentos reprováveis enquanto definia os locais para onde queria ser enviado. Foi o que aconteceu mais uma vez nas últimas semanas, deixando o Philadelphia 76ers para atuar pelo Los Angeles Clippers.

Publicidade

“Lendas como Hakeem Olajuwon, por exemplo, viraram uma moeda de troca no fim da carreira. Eram jogados de um lado para o outro. Por outro lado, James consegue o que quer, exatamente quando quer, sob os seus termos. E, sobretudo, sem nenhuma consequência. A troca para o Clippers, para resumir, é mais uma de suas vitórias na liga”, completou o experiente repórter.

Leia mais sobre James Harden

Pedidos de troca

A carreira de Harden transformou-o em um símbolo de um problema da NBA nos dias atuais. Os jogadores pedem trocas, não cumprem contratos e, além disso, tentam “forçar” a ida para equipes específicas. Assim como o ex-armador do Sixers, Damian Lillard também tentou fazer o mesmo na offseason com menos sucesso. Isso fez com que o comissário Adam Silver comentasse o cenário.

Publicidade

“É evidente que não gosto de pedidos de troca. Afinal, como um representante da liga, quero que os jogadores e equipes honrem os seus contratos. Acompanho as situações torcendo para que encontrem uma solução que agrade todos os envolvidos. Eu estou contente que, a princípio, as manifestações públicas diminuíram nos últimos tempos”, afirmou o dirigente-mor da liga.

As reuniões de craques em um mesmo time não incomodam Silver. Mas é preciso que aconteçam sem interferências como imposições de atletas. “Nós adoramos supertimes em nossa liga, contanto que se formem de uma maneira que pareça competitivamente justa. De qualquer outra forma, sentimos que não é interessante porque desequilibra a competição”, concluiu.

Publicidade

Substituto

Os pedidos de troca de James Harden possuem um impacto subestimado entre os outros jogadores da NBA. Antes de tudo, ele serve como um precedente para que astros da liga tenham uma postura mais “proativa” sobre os rumos da carreira. O ala PJ Tucker, por exemplo, não queria ser negociado e acabou parte da negociação. Mas, provavelmente, o maior reflexo está na abertura de espaço para a ascensão de Tyrese Maxey.

Publicidade

“Eu só espero grandes feitos de Tyrese, pois já vi o quanto esse garoto trabalha. Está sempre treinando e ama basquete, então os resultados do seu esforço vão vir. Torço para que tenha a chance de ser um all-star nessa temporada. Certamente, eu estou empolgado com o seu futuro. A sua evolução e maturidade em quadra são incríveis”, elogiou Harden, agora ex-colega de time.

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Últimas Notícias

Comentários