https://www.youtube.com/watch?v=aDS7EzFKX0s
O Houston Rockets segue à procura de respostas para seu péssimo início de temporada e a demissão do técnico Kevin McHale não parece ter sido a solução que a franquia esperava. O time sofreu nove derrotas em 14 partidas disputadas na campanha e perdeu dois jogos desde a mudança de comando. É consenso dentro do grupo que o problema é coletivo, mas James Harden acredita que a melhora da equipe passa por mais empenho pessoal na defesa.
“Provavelmente, minha falta de esforço defensivo é uma das razões pelas quais a energia do time está tão baixa”, admitiu o astro, que sempre foi criticado por sua dedicação questionável na marcação. “Acertando ou errando os arremessos, eu tenho que fazer o meu jogo nos dois lados da quadra. Preciso ser o atleta que todos sabem que posso ser no ataque e na defesa. Eu sinto que tenho que mudar”.
Leia mais
Celtics e Mavericks querem contratar Kevin McHale como consultor
Jogadores do Rockets se reúnem para tentar acabar com má fase
Andre Drummond e James Harden são eleitos melhores da semana
Na busca por ser um atleta mais atuante na defesa, Harden conta com o apoio do treinador interino J.B. Bickerstaff. O ex-assistente reconheceu que o craque precisa ser um marcador melhor e acredita na mudança de postura do ala-armador. “Não tenho dúvida de que James melhorará”, assegurou. “Como uma estrela da liga, existe uma pressão extra para que você produza nos dois lados da quadra. Tenho certeza de que sua produção vai subir”.
Outra figura importante do Rockets que aposta na evolução defensiva do líder da franquia é o dono Leslie Alexander. “James vai recuperar sua defesa. Ele está dizendo isso e todos estão dizendo isso aqui”, cravou o empresário, que teria sido um dos motivadores da demissão do treinador para que seu auxiliar especialista em defesa assumisse.
Harden esteve presente em todas as partidas do Rockets na atual temporada e registra médias de 27.9 pontos, 6.2 rebotes, 6.4 assistências e 2.0 roubos de bola. Os números de pontuação, rebotes e roubos de bola são levemente superiores aos que acumulou na campanha passada, quando terminou a votação para MVP em segundo lugar, mas sua conversão de arremessos de quadra (de 44% para 38%) e longa distância (37.5% para 27.1%) caiu bastante de um ano para o outro.