Para Isiah Thomas, atuação nas finais transforma Nikola Jokic em lenda da NBA

Ídolo do Pistons vê desempenho estatístico do astro do Nuggets na conquista de título como algo lendário

nikola jokic lenda nba Fonte: Jesse D. Garrabrant / AFP

O Denver Nuggets ganhou o seu primeiro título da liga depois de vencer a série contra o Miami Heat em cinco partidas. No entanto, a vitória não se resume a isso. Foi uma campanha inquestionável comandada por um pivô dominante, que liderou os playoffs em pontos, rebotes e assistências totais. Uma marca tão extraordinária que, para o ídolo Isiah Thomas, alçou Nikola Jokic à condição de lenda na NBA.

“O que conseguiu em termos estatísticos nessas finais, certamente, coloca Nikola na categoria de lenda para mim. Afinal, eu não acho que alguém tenha feito isso antes nessa liga. Nenhum pivô teve uma campanha com essa produtividade, em tantos quesitos diferentes, do ponto de vista de números. Isso é muito especial, para resumir”, exaltou o ícone do Detroit Pistons.

Jokic, realmente, é o primeiro jogador da história a liderar uma pós-temporada em total de pontos (600), rebotes (269) e assistências (190). Mas os feitos e recordes não param por aí. O craque tornou-se, por exemplo, o único jogador a registrar 10 triplos-duplos em uma edição dos playoffs. Para Thomas, as atuações do astro lembraram-no de outro atleta de garrafão dominante da NBA.

Publicidade

“O desempenho de Nikola lembrou-me, antes de tudo, o auge de Shaquille O’Neal. É claro que são diferentes. Aliás, nós nunca vamos ver aquele nível de dominância outra vez porque o jogo mudou bastante. Mas observar um pivô fazer o que esse cara faz em uma liga comandada pelos jogadores de perímetro é impressionante”, completou o integrante do Hall da Fama.

Leia mais

Melhor jogador

A conquista do título pelo Nuggets reforçou uma discussão que já se estendia nos últimos dias. Afinal, Jokic é o melhor jogador da NBA hoje? Diversos jogadores já disseram que, a princípio, acreditam que esse reconhecimento deve sempre ficar com o atual campeão. Logo, a resposta seria sim. Thomas, na condição de um histórico ex-atleta, concorda com a visão dos seus colegas.

Publicidade

“Quando você torna-se o campeão, isso é tudo o que importa. Você vira o melhor jogador, pois comanda o melhor time de todos. Isso pode não durar os próximos cinco anos, por exemplo. Pode ser só por poucos meses, ok. Mas, nesse instante, Nikola é o melhor. E, ao mesmo tempo, a melhor equipe é Denver”, cravou o bicampeão da NBA pelo Pistons.

Thomas já esteve na mesma condição do sérvio, enquanto um campeão da NBA e MVP das finais em 1990. E, por isso, ele garante que é algo especial. “Poder dizer que é o melhor do mundo em uma coisa, por um dia ou um ano, é memorável. Isso deixa o seu nome marcado na história, acima de qualquer coisa. E, quando todos admitem isso, então não existe um sentimento melhor”, concluiu o veterano.

Publicidade

Outro nível

Ser campeão da NBA foi só o mais recente passo no caminho de Nikola Jokic para, como sugere Thomas, consolidar-se como uma lenda. Ele já possui cinco seleções para o Jogo das Estrelas e os times ideais da temporada. Além disso, dois prêmios de MVP da liga. No entanto, para Jamal Murray, o colega ainda tem mais a crescer enquanto jogador.

Publicidade

“Nikola já tem feito há tanto tempo. Afinal, as estatísticas estavam lá no ano do seu primeiro prêmio de MVP e só melhoraram desde então. Eu acho, portanto, que tem mais por vir. Acredito que existe um outro nível para esse cara atingir em seu jogo. Um patamar em que ele simplesmente vai dominar as partidas do primeiro ao último minuto”, previu o empolgado armador.

 

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários