O Indiana Pacers pode ir aos playoffs da NBA?

Uma das surpresas de 2022/23, equipe passa a ser candidata à pós-temporada

indiana pacers playoffs nba Fonte: RON HOSKINS / AFP

Antes do início da temporada da NBA, o Indiana Pacers não era um dos times cotados para ir aos playoffs. No entanto, após 17 jogos disputados, o time comandado por Rick Carlisle faz ótima campanha na Conferência Leste com dez vitórias e sete derrotas.

O Pacers vive grande fase e venceu cinco das últimas seis partidas disputadas. Antes de perder para o Minnesota Timberwolves na quarta-feira, a equipe vinha de cinco triunfos consecutivos. A última vez que Indiana teve uma sequência de vitórias como essa foi em janeiro de 2020, quase três anos atrás.

Publicidade

Ao final de 2021/22, parecia que o Pacers estava pronto para abraçar mais algumas temporadas sem grandes ambições para, então, se fortalecer via Draft. Afinal, com a negociação de Domantas Sabonis e Malcolm Brogdon,  dois dos principais jogadores do elenco, parecia clara a pretensão da franquia.

Por outro lado, apesar de se livrar de estrelas, a organização teve direito à sexta escolha do Draft de 2022 que, até agora, rende ótimos frutos com Bennedict Mathurin.

Publicidade

Leia mais!

Fazem a diferença

Envolvido na negociação de Sabonis para o Kings, Tyrese Haliburton assumiu o protagonismo do Pacers. O armador  lidera a NBA em média de assistências, com 10,9 por jogo. Atuando em nível All Star, ele é uma máquina de duplos-duplos já que também soma 19,8 pontos por noite. Sua capacidade de encontrar espaços e companheiros de time abertos é impressionante, e um dos grandes fatores para o sucesso da equipe.

Além disso, Haliburton também tem ótimo aproveitamento nos arremesss de quadra com com 50% convertidos. Da mesma forma, converte 39,5% em chutes do perímetro e 86,3% em lances livres. Mais do que os números, sua presença e liderança em quadra mudam a dinâmica do time, que parece ter encontrado seu franchise player do futuro, visto que o jogador tem apenas 22 anos e está em seu terceiro ano na NBA.

Publicidade

De acordo com a GAME WINNER, Haliburton bateu o over de 11.5 assistências com 14 em cada um dos últimos três jogos.

Já o calouro Bennedict Mathurin é uma grata surpresa para o Pacers. O ala-armador já é um dos melhores arremessadores de três em grande volume da NBA, com 42% de aproveitamento em 7,3 tentativas por jogo. Mesmo que, geralmente, novatos levem tempo para se adaptar ao ritmo de jogo da liga isso não parece um problema para Mathurin nas suas 17 primeiras partidas como profissional.

Publicidade

Além disso, sua facilidade para cavar lances livres e atacar a cesta também chama atenção. As 6,1 tentativas de arremesso livre por jogo de Bennedict são o maior número de um calouro desde Blake Griffin, em 2010/11. A fluidez em seu jogo e constância podem fazer com que o Indiana Pacers acelere sua reconstrução e possa sonhar com os playoffs da NBA já nesta temporada.

Fator Myles Turner

Frequente alvo de rumores de troca, Myles Turner deixou de jogar algumas partidas do Pacers até aqui. Contudo, quando está em quadra, a equipe muda muito. Nos jogos sem Turner, Indiana venceu dois e perdeu três compromissos. Com o pivô, no entanto, foram oito vitórias e três derrotas. Nos cinco jogos em o atleta de 26 anos atuou, Indiana sofreu, em média, 120,4 pontos. Com ele em quadra, o número cai para 111,2.

Publicidade

A defesa e proteção de garrafão do jogador não devem ser superestimadas. Afinal, ele é líder da liga em tocos, com 3,1 por noite. Basicamente, com ele, o Pacers é o sétimo melhor time defensivo da liga. Sem Turner, é o pior.

Mesmo que as especulações sobre sua saída sejam notícias semanais, ter um pivô do calibre de Myles disponível é ótimo para qualquer equipe que pense em ir aos playoffs. Com isso, se Indiana quiser ir para a fase eliminatória da NBA, pode optar por mantê-lo.

Publicidade

Por fim, como sempre, a temporada está apenas começando. Tudo pode mudar, e a boa sequência pode ser apenas um acaso – o famoso cavalo paraguaio. Entretanto, tudo indica que o Indiana Pacers tem, sim, armas para ir para a pós-temporada da NBA.

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Instagram
Twitter
Facebook

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários