A família da NBA está de luto na tarde desta quinta-feira. O icônico repórter Craig Sager, célebre por vestir paletós excêntricos à beira das quadras da liga em mais de quatro décadas de atuação, morreu aos 65 anos de idade. O jornalista da TNT não suportou à longa batalha que travava contra um tipo agressivo de leucemia, entre diversas reincidências, desde 2014.
“Craig era um adorado membro de nossa família por mais de três décadas e vinha sendo uma verdadeira inspiração para todos. Nunca haverá outro Craig Sager. Seu incrível talento, incansável ética de trabalho e comprometimento tornou-o famoso no mundo do jornalismo esportivo”, lamentou o presidente do grupo Turner, David Levy, por meio de nota oficial.
https://www.youtube.com/watch?v=8WnTOV5efjw&t=4s
Amado por jogadores e técnicos da NBA, Sager estava processo de tratamento do câncer desde fevereiro. Era a terceira incidência da doença e, anteriormente, ele havia conseguido recuperar-se contrariando previsões pessimistas dos médicos. Nos últimos meses, o repórter foi submetido a dois transplantes de medula e um método experimental de quimioterapia.
O ícone da NBA faleceu dois dias após ser oficialmente introduzido no Hall da Fama do jornalismo esportivo televisivo dos EUA. A cerimônia foi a última de uma série de homenagens feitas recentemente, incluindo o convite para participar da equipe de transmissão da concorrente ESPN nas finais da temporada passada e o recebimento do prêmio Jimmy V de perseverança no ESPY’s deste ano.
“Eu não sei o que pensei de negativo que um diagnóstico terminal faria com meu espírito, mas aconteceu o contrário: passei a apreciar ainda mais a vida. Então, nunca vou desistir. Continuarei lutando, sugando tudo da vida enquanto a vida suga tudo de mim. Vou viver plenamente, com amor e diversão. É a única forma que sei viver”, desabafou Sager, no discurso de aceitação do prêmio.
O comissário Adam Silver reforçou que a NBA perdeu uma de suas figuras mais amadas e ilustres nesta quinta. “Eu estou profundamente triste com a morte de Craig. Ele foi tão vital para nossa liga quanto atletas e técnicos, registrando vários dos mais memoráveis momentos da história do esporte com presença única e personalidade marcante”, exaltou o executivo.
Fly with the angels Craig Sager!
True professional and a class man!
We'll all miss you buddy.
Heroes get remembered. #SagerStrong pic.twitter.com/v51p6qVSV8— Leandro Barbosa (@TheBlurBarbosa) December 15, 2016
Sager iniciou a carreira no jornalismo esportivo em 1970, cobrindo as equipes de futebol americano e baseball de Kansas City. Ele ainda comandaria a cobertura esportiva da CNN no início da década de 1980, antes de ser contratado pela TNT e marcar época como entrevistador à beira da quadra. Além da NBA, NFL e MLB, o icônico repórter trabalhou em Jogos Olímpicos de inverno e verão, Jogos Pan-Americanos, Copa do Mundo de futebol e Torneios da NCAA.