Houston Rockets – Previsão da temporada 2023/24 da NBA

Após três anos sem playoffs, franquia texana espera voltar a ser competitiva

Houston Rockets previsão NBA Fonte: Logan Riely / AFP

A temporada 2023/24 da NBA começa no próximo dia 24 e, hoje, vamos falar sobre a previsão do Houston Rockets. Fora dos playoffs nas últimas três campanhas, o time texano promete mudar a chave. Ou seja, voltar a ser competitivo. Assim, a reconstrução da franquia chega a um ponto crucial: elevar o patamar do time.

Dessa forma, o Rockets investiu em atletas com experiência e qualidade comprovadas na NBA. Os principais reforços são o armador Fred VanVleet e o ala Dillon Brooks. Além disso, a equipe mudou a comissão técnica. Saiu Stephen Silas e veio Ime Udoka. A contratação do ex-treinador do Boston Celtics mostra que o Rockets não quer saber mais de “tankar“.

Com o elenco mais encorpado, a equipe de Houston vai tentar pelo menos chegar ao play-in. Assim, a expectativa é a de que os jovens talentos do time mostrem evolução em quadra. No caso, Jalen Green, Jabari Smith, Tari Eason e Alperen Sengun.

Publicidade

Já no Draft 2023, o Rockets teve direito a duas escolhas no top 20. E não decepcionou, a princípio. Afinal, Amen Thompson e Cam Whitmore eram alguns dos maiores talentos da classe. Agora, ambos deverão mostrar em quadra que têm qualidade para ganhar minutos na rotação.

Leia mais sobre o Houston Rockets!

O elenco

G/F 9 Brooks, Dillon 1.98 m 102 kg
F 25 Bullock, Reggie 1.98 m 93 kg
F 15 Days, Darius (TW) 2.03 m 111 kg
F 17 Eason, Tari 2.03 m 98 kg
G 4 Green, Jalen 1.93 m 84 kg
F 32 Green, Jeff (2.03 m 107 kg
G/F 14 Hinton, Nate 1.96 m 95 kg
G 0 Holiday, Aaron 1.83 m 84 kg
G 12 Hudgins, Trevor (TW) 1.83 m 82 kg
C 2 Landale, Jock 2.11 m 116 kg
C 51 Marjanović, Boban 2.24 m 132 kg
G/F 60 Mayer, Matthew 2.06 m 102 kg
G 3 Porter, Kevin Jr. 1.93 m 92 kg
F 00 Samuels, Jermaine (TW) 2.01 m 104 kg
C 28 Şengün, Alperen 2.11 m 110 kg
F 10 Smith, Jabari Jr. 2.11 m 100 kg
F 8 Tate, Jae’Sean 1.96 m 104 kg
G 1 Thompson, Amen 2.01 m 91 kg
G 5 VanVleet, Fred 1.85 m 89 kg
G/F 7 Whitmore, Cam 2.01 m 104 kg
G/F 19 Williams, Jeenathan 1.96 m 93 kg

Movimentações na offseason

Com o objetivo de voltar a ser competitivo, o Rockets qualificou o elenco em relação à última temporada. Desse modo, o gerente-geral da franquia, Rafael Stone, trouxe jogadores experientes. Ou seja, o executivo aproveitou o espaço na folha salarial para assinar com veteranos.

Publicidade

Assim chegaram Fred VanVleet e Dillon Brooks. Ambos desembarcaram em Houston para serem titulares e lideranças no vestiário. Além disso, o banco de reservas terá nomes como, por exemplo, Jock Landale, Reggie Bullock e Jeff Green.

Dessa forma, o núcleo jovem do Rockets deverá ter o suporte necessário para dar um passo adiante.

Publicidade

Chegaram: Fred VanVleet, Dillon Brooks, Amen Thompson, Cam Whitmore, Jock Landale, Reggie Bullock, Jeff Green, Aaron Holiday, Matthew Mayer, Nate Hinton, Jeenathan Williams
Saíram: Kevin Porter, Eric Gordon, KJ Martin, Usman Garuba, Josh Christopher, TyTy Washington, Garrison Mathews, Daishen Nix

O técnico

Ime Udoka chega ao Texas credenciado pelo bom trabalho no Celtics. Ele levou o time de Boston às finais da NBA, em 2022. Mas, na hora da consagração, caiu diante do Golden State Warriors.

Aquela aliás, foi a primeira experiência de Udoka como treinador principal na liga. O profissional foi assistente por nove temporadas antes de ganhar sua chance. No entanto, Udoka deixou o Celtics após um escândalo extra-quadra. Até então casado com a atriz Nia Long, o técnico se envolveu com uma funcionária da franquia. Perdeu o emprego e a esposa.

Publicidade

Agora, em Houston, Udoka espera retomar a carreira. De preferência com mais vitórias que derrotas. Não será fácil, entretanto. Afinal, o Rockets passa por um processo de reconstrução. Dessa forma, os bons resultados talvez não apareçam logo na primeira temporada do novo comandante. Até por isso, Udoka firmou um contrato de quatro anos com a franquia.

O perímetro

A princípio, o perímetro titular do Rockets terá VanVleet, Green e Brooks. Ou seja, dois veteranos e o maior talento jovem do time. Na teoria, o encaixe parece bom. VanVleet sabe comandar as ações ofensivas, tem um título da NBA no currículo.

Publicidade

Já o ala-armador de 21 anos é o cestinha da equipe. Sabe pontuar de várias formas e só tende a melhorar nesse aspecto. Para fechar, o especialista defensivo. Apesar de ser uma figura controversa, o canadense é um dos melhores defensores de perímetro da liga.

Na rotação, os novatos Thompson e Whitmore podem ganhar minutos. Mas não será fácil, especialmente para o ala. Como Kevin Porter está fora, Amen deverá ser o reserva imediato de VanVleet. Armador cerebral, com ótimos atributos físico-atléticos, mas que deixa desejar no arremesso.

Publicidade

Whitmore, por sua vez, vai brigar por espaço com Jae’Sean Tate e Reggie Bullock, jogadores com rodagem na NBA.

O garrafão

Smith e Sengun deverão seguir como titulares no garrafão do Rockets. A expectativa é que a dupla continue evoluindo. O ala-pivô de 20 anos tem um imenso potencial defensivo, aliado à capacidade de espaçar a quadra. O pivô turco de 21 anos, por outro lado, é muito bom na parte ofensiva. Seja pontuando perto da cesta ou criando para os companheiros.

Publicidade

Portanto, em teoria, um encaixe perfeito. Mas, a pouca idade de ambos precisa ser levada em conta. O potencial está ali, mas é preciso ter paciência.

No banco de reservas, o Rockets tem três nomes para brigar por minutos. Um deles é jovem e desponta como principal opção. Eason, de 22 anos, foi muito bem em sua estreia na liga. Assim, a tendência é que o ala-pivô siga melhorando.

Para a posição 5, o time de Houston se reforçou com Jock Landale. O australiano fez bons jogos pelo Phoenix Suns, em 2021/22, com destaque para sua energia em quadra. Fechando a rotação, o veterano Jeff Green. Campeão pelo Denver Nuggets na última temporada, o ala-pivô de 37 anos é o atleta mais experiente do grupo.

Publicidade

Análise geral

Disposto a voltar a ser relevante na NBA, o Rockets investiu pesado no elenco e na comissão técnica. Trouxe nomes confiáveis e, assim, espera colher bons resultados em 2023/24.

No entanto, Udoka terá um grande desafio pela frente. Na última temporada, o time de Houston teve a segunda pior defesa e o quarto pior ataque da liga. Porém, o elenco extremamente jovem ganhou reforços com rodagem. VanVleet e Brooks são nomes consolidados e com capacidade para melhorar, sobretudo, a defesa da equipe.

Publicidade

A tendência é que o Rockets faça uma campanha melhor do que as três últimas, quando totalizou apenas 59 vitórias. Assim, o teto que vejo para a equipe é uma vaga no play-in. A Conferência Oeste tem vários times recheados de astros. Portanto, a missão para Houston é ingrata. Mas com uma temporada regular longa, lesões…

O 12º lugar previsto pela equipe do Jumper Brasil pode chatear os fãs do time, animados com as mudanças para esta temporada. Mas, como sempre, tentamos ser realistas. E eu repito, o Rockets pode perfeitamente alcançar o play-in. Ou seja, a distância para o décimo colocado é ínfima.

Publicidade

Previsão Jumper Brasil: 12º lugar na Conferência Oeste

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta com a gente o que de melhor acontece na NBA

Últimas Notícias

Comentários