https://www.youtube.com/watch?v=SZde05-SA6Q
O ala Harrison Barnes iniciou a última temporada sob dúvidas, tentando recuperar-se de uma campanha anterior abaixo do esperado com um novo treinador no banco. Foi uma total volta por cima: o jovem consolidou-se como titular do técnico Steve Kerr e ajudou o Golden State Warriors a conquistar o título da NBA. Elegível para uma extensão prévia até outubro, ele agora torce – sem pressa – para receber uma proposta nos próximos meses.
“Nós acabamos de ganhar o campeonato, então é óbvio que adoraria seguir com esse grupo pelos próximos anos. E tenho certeza que isso será acertado. Joe Lacob [dono da franquia] tem falado em manter o elenco junto, logo não estou muito preocupado com minha situação contratual e sei que tudo vai dar certo”, afirmou o ala, priorizando seguir no Warriors do que testar o mercado em 2016, ao jornal San Jose Mercury News.
Lacob está comprometido em preservar o elenco campeão, mas vem mostrando abordagens diferentes na manutenção de seus principais talentos. Jogadores como Stephen Curry e Klay Thompson receberam extensões prévias, enquanto Draymond Green renovou contrato como agente livre. Sem saber ainda se terá a situação resolvida agora ou no ano que vem, Barnes investe no que pode controlar: o desenvolvimento de seu jogo.
“Uma coisa que eu e o Kerr conversamos ao fim da temporada foi como posso melhorar nas situações em que venho sendo mais usado – aprimorar meu controle de bola, jogo de costas para a cesta, como puxar o ritmo em transição e enxergar arremessadores livres. Há várias áreas em que sou capaz de crescer e nosso sistema de jogo aponta as direções que posso tomar em meu refinamento”, explicou o atleta de 23 anos.
Sem reforços de peso no Warriors, o ala vê seu desenvolvimento e de outros atletas menos experientes como chave na busca pelo inédito bicampeonato para a franquia. “Nosso elenco ainda é jovem e acredito termos muito a crescer, então nós precisamos capitalizar em cima disso. A temporada que vem será grande para todos aqui. Vencemos um título e, agora, vamos atrás de outro”, garantiu o titular, sem perder o foco.
Barnes esteve presente nos 82 jogos disputados pelo Warriors na campanha regular passada, com médias de 10.1 pontos e 5.5 rebotes. Além disso, ele converteu 40.5% de suas tentativas de longa distância. No coletivo da carreira, o jovem ala possui 241 partidas – todas realizadas pelo time de Oakland.