Cinco jogos acontecem neste domingo, durante a rodada de Natal da NBA e o Jumper Brasil preparou um guia para você não perder nada. Primeiro, a partir de 14h (horário de Brasília), tem Philadelphia 76ers diante do New York Knicks. Depois, o Los Angeles Lakers encara o Dallas Mavericks no Texas. Em seguida, Milwaukee Bucks e Boston Celtics reeditam a semifinal do Leste da última temporada. Às 22h (horário de Brasília), tem Memphis Grizzlies contra o Golden State Warriors. Por fim, o Phoenix Suns enfreta o Denver Nuggets fora de casa.
Tabela de classificação
Na última rodada, o Boston Celtics retomou a liderança da conferência Leste ao superar o Minnesota Timberwolves. Enquanto isso, o Milwaukee Bucks, que estava em primeiro, caiu diante do Brooklyn Nets e é o segundo. Já o Philadelphia 76ers é o quinto e acumula sete vitórias consecutivas e o New York Knicks está logo atrás.
No Oeste, o Denver Nuggets segue no primeiro lugar, enquanto o Memphis Grizzlies é o segundo. O Phoenix Suns ocupa o quarto lugar, após duas derrotas consecutivas. No entanto, Devin Booker estará de volta neste domingo. O Dallas Mavericks superou o Houston Rockets com 50 pontos de Luka Doncic e é o oitavo. Por fim, o Golden State Warriors, sem Stephen Curry, é o 11°, enquanto o Los Angeles Lakers é o 13°.
Rodada de Natal da NBA em sua história
Pelo décimo ano consecutivo, o Warriors vai disputar a Rodada de Natal da NBA e nosso guia aponta que o time californiano venceu cinco deles. Será o primeiro de Klay Thompson desde 2018, mas o MVP das finais da última temporada, Stephen Curry, está fora (lesão no ombro).
Tracy McGrady não joga mais, mas o recorde na média de pontos na Rodada de Natal é dele. McGrady registrou 43.3 pontos, ultrapassando a marca de 40 em cada uma das três edições que participou.
No entanto, o maior número de pontos em apenas uma edição pertence a Bernard King, ex-jogador do New York Knicks. Em 1984, King anotou 60 diante do então New Jersey Nets.
LeBron James vai fazer o seu jogo de número 17 na história da Rodada de Natal da NBA. Ele fez a sua primeira aparição em 2003, quando estava no ano de calouro pelo Cleveland Cavaliers. James venceu dez das 16 partidas até aqui. Foram quatro triunfos pelo Cavs, quatro pelo Miami Heat e duas pelo Lakers.
Entre os times, o Knicks é o que mais atuou. Foram nada menos que 54 participações, com 23 vitórias e 31 derrotas.
2022
Dezessete jogadores europeus vão participar da Rodada de Natal da NBA em 2022 e o nosso guia mostra quem são os melhores.
Nikola Jokic (Denver Nuggets), Giannis Antetokounmpo (Milwaukee Bucks), Luka Doncic (Dallas Mavericks) são os verdadeiros grandes nomes da liga atualmente. Os quatro últimos prêmios de MVP foram de europeus, sendo dois de Jokic (21 e 22) e dois de Antetokounmpo (19 e 20). Por outro lado, Doncic está sempre entre os favoritos.
De acordo com o site da NBA, em sua última edição da corrida para o MVP, o jogador do Bucks lidera, enquanto Jokic é o segundo. Doncic chegou a ficar em primeiro no dia 18 de novembro, mas o Dallas Mavericks caiu de produção recentemente. Agora, o esloveno aparece em sétimo.
Será, ainda, a primeira participação do Memphis Grizzlies na Rodada de Natal. Agora, apenas o Charlotte Hornets será o único que jamais disputou.
Lesões
Infelizmente, por lesões, alguns dos grandes jogadores da atual temporada não estarão em quadra. Além de Stephen Curry (ombro), o ala Andrew Wiggins (adutor), desfalca o Warriors. Na última campanha, Wiggins foi eleito para o seu primeiro Jogo das Estrelas na carreira. No entanto, o time de San Francisco ainda pode ter outra baixa: Draymond Green, por conta de dores no pé.
Outro grande nome, o pivô Anthony Davis (pé), não tem previsão de volta às quadras pelo Lakers. Pelo Bucks, quem não deve jogar é o ala Khris Middleton, com lesão no joelho. Já Tyrese Maxey, do Sixers, vai perder o seu 16° jogo consecutivo por contusão no pé.
Por outro lado, LeBron James (Lakers) e Devin Booker (Suns), devem estar em quadra. De acordo com o jornalista Adrian Wojnarowski, da ESPN, Booker está próximo de retornar às quadras após três partidas fora.
Histórico das equipes
Boston Celtics: 15 vitórias, 20 derrotas
Apesar de ser um dos times com mais títulos da NBA, ao lado do Los Angeles Lakers (17), o Celtics não tem retrospecto favorável na Rodada do Natal.
Em 2021, a equipe de Massachusetts desperdiçou uma liderança de 19 pontos e tomou uma virada do Milwaukee Bucks por 117 a 114.
Dallas Mavericks: duas vitórias, três derrotas
O Mavs disputa o seu terceiro jogo seguido na Rodada de Natal da NBA. Em 2021, o time perdeu para o Utah Jazz por 120 a 116.
Denver Nuggets: uma vitória, seis derrotas
Líder do Oeste, o Denver Nuggets venceu apenas em 1994/95. Na ocasião, a equipe enfrentou o então Seattle Supersonics. O jogo era uma espécie de tira-teima dos playoffs da temporada anterior. O Sonics, primeiro colocado do Oeste em 1993/94, foi eliminado pelo Nuggets, o oitavo, na primeira rodada.
Então, na Rodada de Natal, Denver venceu de novo. Mahmoud Abdul-Rauf foi o cestinha do time com 23 pontos, saindo do banco. Por outro lado, Shawn Kemp, com problemas de faltas, anotou apenas dez em 20 minutos.
Golden State Warriors: 14 vitórias, 17 derrotas
A NBA começou a explorar a “rivalidade” entre LeBron James e Stephen Curry na última década. Não por menos, foram quatro finais consecutivas. Os dois se enfrentaram quatro vezes, com duas vitórias para cada lado.
Los Angeles Lakers: 24 vitórias, 24 derrotas
O time californiano disputa, de forma consecutiva, desde a temporada 1999/2000. Muito por conta de grandes nomes que passaram por lá, como Shaquille O’Neal e Kobe Bryant, o Lakers sempre esteve no “evento”. Apesar de a equipe não estar lutando por título nos últimos dois anos, tem ainda o efeito LeBron James.
Na primeira vez de James pelo time, o Lakers venceu o Golden State Warriors por 127 a 101 no último encontro com Stephen Curry, em 2018. Aliás, aquele foi o jogo em que LeBron machucou a virilha e perdeu 17 partidas pela lesão.
Memphis Grizzlies: primeira participação
Estreante na Rodada de Natal da NBA, o Memphis Grizzlies vem incomodando os principais times do Oeste nas últimas temporadas. Após um hiato de três anos fora dos playoffs, o armador Ja Morant mudou tudo por lá.
Em sua quarta temporada na NBA, ele já ganhou o prêmio de calouro do ano, o de jogador que mais evoluiu e esteve no Jogo das Estrelas de 2022. Hoje, o Grizzlies é o segundo do Oeste, com 20 vitórias e 11 derrotas.
Milwaukee Bucks: cinco vitórias e três derrotas
O Milwaukee Bucks pode ser dividido em três fases: Kareem Abdul-Jabbar, nada e Giannis Antetokounmpo. Maldade.
Mas é que o Bucks, campeão pela primeira vez em 1970/71, nunca foi exatamente um time de grande mercado. Quando tem um grande astro, a coisa muda. Foi assim no Cleveland Cavaliers, Indiana Pacers e Minnesota Timberwolves, por exemplo.
Agora, você acha que o torcedor de Milwaukee se importa com isso?
É bem verdade que, das oito participações anteriores, Abdul-Jabbar esteve presente em duas delas, enquanto Antetokounmpo apareceu nas últimas quatro. Então, em duas delas, não teve nenhum dos dois. A primeira, em 1968/69 e, depois, em 1977/78. Essa última, por conta de Marques Johnson, cinco vezes All Star e ídolo em UCLA.
Desde que Antetokounmpo começou a aparecer na Rodada de Natal da NBA, o Bucks venceu três e perdeu uma.
New York Knicks: 23 vitórias, 31 derrotas
Embora seja uma equipe muito tradicional, o New York Knicks sofre na Rodada de Natal da NBA, mas o guia já havia apontado isso antes. Apesar de não disputar o título há muito tempo, o Knicks esteve em 11 das últimas 13 edições. Em 2022/23, no entanto, a equipe vem fazendo um papel melhor do que se esperava e ocupa o sexto lugar no Leste.
Philadelphia 76ers: 18 vitórias, 14 derrotas
Fora da Rodada de Natal desde 2019, o Philadelphia 76ers ficou muito tempo ausente antes da era Joel Embiid. A equipe não disputou nenhuma edição entre 2002/03 e 2016/17. Mas com Embiid e, agora, James Harden, a NBA volta a trazer Philadelphia para o dia mais importante de sua temporada. Em sua última aparição, o Sixers superou o Milwaukee Bucks por 121 a 109.
Phoenix Suns: 12 vitórias, sete derrotas
Dos dez times que vão jogar neste domingo, o Phoenix Suns é quem tem o melhor retrospecto no evento, com 63.2% de aproveitamento. No entanto, o time do Arizona não vem em grande fase. São sete derrotas nos últimos dez jogos, muito por contusões de seus principais jogadores.
Como antecipamos no guia da Rodada de Natal da NBA, Devin Booker deverá estar em quadra neste domingo. Com ele, o Suns venceu 18 dos 28 jogos que participou (64.3%). Sem ele, a equipe perdeu quatro em cinco (20%).
Jogo a jogo
O guia da Rodada de Natal da NBA mostra tudo sobre o que vai acontecer nos jogos. Confira as partidas.
(19-12) Philadelphia 76ers x New York Knicks (18-15) (14h)
Será a décima terceira partida entre as duas equipes na Rodada de Natal da NBA. O Sixers venceu sete dos 12 jogos anteriores, o último em 2017. No entanto, o embate deste domingo acontece em Nova York, onde o Knicks venceu 12 das 20 até aqui na temporada. Enquanto isso, o 76ers possui apenas cinco vitórias e sete derrotas fora de casa.
Entretanto, Philadelphia vem em um grande momento e venceu todas as últimas sete partidas. A última delas, então, foi um espetáculo de Joel Embiid e James Harden contra o Los Angeles Clippers. Enquanto Embiid somou 44 pontos e sete rebotes, Harden fez um triplo-duplo com 20 pontos, 21 assistências e 11 rebotes.
Por outro lado, o Knicks teve tudo para vencer o Chicago Bulls na última sexta-feira, mas perdeu no estouro do cronômetro por 118 a 117. RJ Barrett anotou 44 pontos, sua melhor marca da temporada, enquanto Julius Randle saiu com 29 pontos e 12 rebotes.
Times prováveis
Knicks: Jalen Brunson, Quentin Grimes, RJ Barrett, Julius Randle e Mitchell Robinson
Sixers: De’Anthony Melton, James Harden, Tobias Harris, PJ Tucker e Joel Embiid
(13-19) Los Angeles Lakers x Dallas Mavericks (17-16) (16h30)
Apesar de o Dallas Mavericks não aparecer sempre na Rodada de Natal, o time já enfrentou o Los Angeles Lakers em uma ocasião. Em 2020/21, o Mavs encarou o então campeão e o Lakers venceu por 138 a 115. Assim como na atual campanha, Luka Doncic carregou o Mavs sozinho até certo momento e registrou 27 pontos e sete pontos. Por outro lado, Los Angeles teve Anthony Davis (28 pontos, oito rebotes e cinco assistências), LeBron James (22 pontos, dez assistências e sete rebotes) e Montrezl Harrell (22 pontos e sete rebotes) como destaques.
Vale lembrar que, naquela época, era apenas o segundo jogo dos dois times na temporada. Como houve a paralisação da campanha anterior, em março, as partidas só retornaram na “bolha” de Orlando. então, 2020/21 começou com atraso.
Para a atual temporada, entretanto, Lakers e Mavericks encaram problemas diferentes. Enquanto o time californiano vem sofrendo com a lesão de Anthony Davis, o Mavs não tem nenhum grande jogador para estar ao lado de Doncic.
Na última rodada, o Lakers perdeu, em casa, para o Charlotte Hornets por 134 a 130. Apesar de LeBron James anotar 18 de seus 34 pontos no último período, a equipe não conseguiu completar a virada nos instantes finais.
O Mavs, por outro lado, contou com 50 pontos (segunda melhor marca) de Doncic contra o Houston Rockets. O esloveno ainda distribuiu dez assistências e pegou sete rebotes.
Times prováveis
Mavericks: Luka Doncic, Spencer Dinwiddie, Tim Hardaway Jr, Reggie Bullock e Christian Wood
Lakers: Dennis Schroder, Patrick Beverley, Lonnie Walker, LeBron James e Thomas Bryant
(22-10) Milwaukee Bucks x Boston Celtics (23-10) (19h)
Pela quinta vez consecutiva, o Milwaukee Bucks disputa a Rodada de Natal da NBA. E o encontro diante do Boston Celtics aconteceu na última temporada, com vitória do Bucks. Hoje, os dois times lutam pela liderança do Leste desde o começo da campanha, mas a situação era diferente em 2021/22.
O Celtics ocupava apenas o nono lugar na conferência, enquanto Milwaukee era o terceiro. Depois, Boston ainda caiu para o nono lugar, antes de conseguir uma sequência incrível até disputar a decisão da NBA.
Os dois se enfrentaram nas semifinais de conferência e o Celtics venceu. O Bucks não tinha Khris Middleton, por lesão. E Middleton não vai jogar neste domingo, também.
Existe a chance de o técnico Joe Mazzulla fazer uma mudança no quinteto titular para tentar parar Giannis Antetokounmpo. Nos quatro primeiros jogos da série semifinal de 2021/22, o grego teve apenas 30.6% de aproveitamento (15 em 49) nos arremessos quando foi marcado por Al Horford. Mas quando era outro jogador, Antetokounmpo acertou 35 em 65 (53.8%).
Então, é possível que Robert Williams faça o seu primeiro jogo como titular em 2022/23. Após perder as primeiras 29 partidas por lesão no joelho, o pivô retornou às quadras recentemente. Assim, Derrick White viria do banco de reservas.
Hoje, Boston está em primeiro com 23 vitórias e dez derrotas, enquanto o Bucks está logo atrás, com um triunfo a menos.
Times prováveis
Celtics: Marcus Smart, Derrick White, Jaylen Brown, Jayson Tatum e Al Horford
Bucks: Jrue Holiday, Jevon Carter, Grayson Allen, Giannis Antetokounmpo e Brook Lopez
(20-21) Memphis Grizzlies x Golden State Warriors (15-18) (22h)
Era para ser o encontro de gerações entre Ja Morant e Stephen Curry, mas o armador do Golden State Warriors está fora por lesão no ombro. Enquanto o Memphis Grizzlies faz sua estreia na Rodada de Natal da NBA, o Warriors está em sua décima edição consecutiva, conforme mostramos no guia.
O Grizzlies vem completo, com a volta de Desmond Bane às quadras na última partida. Então, o que estava bom, pode ficar ainda melhor. O time, que ocupa o segundo lugar no Oeste, tem uma das melhores defesas da temporada. A equipe tinha apenas o 24° melhor defensive rating da atual campanha, mas Jaren Jackson Jr estreou em 2022/23 no dia 15 de novembro. Como resultado, agora, Memphis é o quarto melhor no quesito.
Pelo lado do Warriors, entretanto, a situação não é nada boa. Além de Curry, Andrew Wiggins está fora e existe a chance de Draymond Green não jogar. Ou seja, o que está ruim, ainda pode piorar.
Times prováveis
Warriors: Jordan Poole, Moses Moody, Klay Thompson, Draymond Green (Jonathan Kuminga) e Kevon Looney
Grizzlies: Ja Morant, Desmond Bane, Dillon Brooks, Jaren Jackson Jr e Steven Adams
(19-14) Phoenix Suns x Denver Nuggets (20-11) (0h30)
Por fim, o último jogo da noite tem tudo para ser incrível. Com a volta de Devin Booker, o Phoenix Suns será competitivo, diferente do que aconteceu diante do Memphis Grizzlies na última sexta-feira. Booker é a grande estrela do Suns na atual temporada e, com ele, o time venceu 64.3% das partidas em 2022/23. O problema, entretanto, é que do outro lado estará o Denver Nuggets, atual líder do Oeste.
Apesar de o Nuggets estar com Jamal Murray e, agora, Michael Porter, Nikola Jokic segue jogando como um MVP. Não por menos, ele vem subindo no Race to MVP, publicação que o site da NBA divulga toda semana. Hoje, o sérvio, vencedor das últimas duas edições, já aparece em segundo.
Quer um outro dado incrível? Jokic está com médias próximas de triplo-duplo. São 24.9 pontos, 10.9 rebotes e 9.3 assistências, além de 1.5 roubo de bola. Apesar de sua pontuação cair em relação a 2021/22, sua eficiência subiu ainda mais nos arremessos de quadra: 61.5% de aproveitamento.
Por outro lado, Booker registra 28 pontos por jogo na atual campanha, sua melhor marca. Na última vez que ele entrou em quadra, foram 58 pontos diante da ótima defesa do New Orleans Pelicans.
No garrafão, a disputa também deverá ser grande. Em nove jogos contra Jokic, Deandre Ayton possui médias de 20.6 pontos e 11.6 rebotes. Em contrapartida, o pivô do Nuggets faz 26.2 pontos, 10.9 rebotes e 7.0 assistências diante de Ayton.
Times prováveis
Nuggets: Jamal Murray, Kentavious Caldwell-Pope, Michael Porter, Aaron Gordon e Nikola Jokic
Suns: Chris Paul, Devin Booker, Mikal Bridges, Torrey Craig e Deandre Ayton
Onde ver a Rodada de Natal
Todas as cinco partidas terão transmissão exclusiva para o Brasil pela ESPN, sendo as três primeiras na ESPN 2 e as duas últimas na ESPN 3. Os jogos ainda estarão no NBA League Pass.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA