GM do Grizzlies é eleito executivo do ano na NBA

Zachary Kleiman leva prêmio por montagem de jovem elenco que ficou na segunda posição do Oeste na temporada

grizzlies executivo ano nba Fonte: Joe Murphy / AFP

O gerente-geral do Memphis Grizzlies, Zachary Kleiman, foi eleito executivo do ano na NBA nessa quinta-feira. O dirigente de 33 anos ganhou a votação entre os GMs da liga e, assim, torna-se o mais jovem recipiente do prêmio na história. Ele, além disso, sucede o lendário Jerry West (2004) como segundo vencedor da honraria enquanto atuava pela franquia do Tennessee.

“Esse prêmio é uma honra para nossa organização, pois não o ganharia sem a visão e apoio de Robert [Pera, dono do time]. Estou satisfeito, acima de tudo, de buscar títulos em Memphis com um grupo de atletas e estafe tão motivado e competitivo. Obrigado aos meus colegas, então, por esse incrível reconhecimento”, declarou o jovem executivo, por meio de comunicado oficial.

Publicidade

Kleiman recebeu 16 de 29 votos possíveis para primeiro lugar (o dirigente não pode votar em si mesmo) e, como resultado, somou 85 pontos. Em seguida, empatados na segunda colocação, vieram Koby Altman (presidente do Cleveland Cavaliers) e Arturas Karnisovas (vice-presidente do Chicago Bulls). James Jones (Phoenix Suns) e Pat Riley (Miami Heat), por fim, fecham o TOP 5.

O executivo do Grizzlies foi o principal responsável pela montagem do jovem elenco da equipe que, surpreendentemente, já apresenta ótimos resultados. O time teve o segundo melhor recorde do Oeste e da liga, depois de conquistar 56 vitórias em 82 partidas. Essa é a melhor posição da franquia em uma temporada regular e, além disso, o recorde de vitórias de sua história.

Publicidade

Trajetória improvável

A trajetória de Zachary Kleiman dentro do Grizzlies até ser eleito executivo do ano na NBA é, certamente, curiosa. Ele é oriundo da área do direito penal e trabalhava em uma firma de advocacia especializada em casos internacionais antes de chegar à NBA. Em 2015, o advogado foi contratado pela franquia para ser um conselheiro legal – ou seja, nada a ver com operações de basquete.

O premiado dirigente só entrou nas atividades de basquete, de fato, quando acabou promovido a assistente da gerência geral em 2018. Ele passou a vice-presidente no ano seguinte e, depois, ganhou o posto de GM efetivo. Kleiman esteve entre os profissionais responsáveis pelas seleções dos jovens Desmond Bane e Ja Morant, por exemplo.

Publicidade

 

Leia mais

“Não somos sujos, mas sim competitivos”, rebate técnico do Grizzlies
Stephen Curry compara Grizzlies a Warriors pré-títulos
“Grizzlies será campeão do Oeste”, crava Kendrick Perkins

Publicidade

 

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA: 

Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp
Canal no Telegram

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários