França define prazo para ter Joel Embiid nas Olimpíadas de Paris

Presidente da federação de basquete do país confirma que decisão do astro do Sixers deve sair “muito em breve”

joel embiid frança olimpíadas Fonte: Jesse D. Garrabrant / AFP

O atual MVP da temporada da NBA não é um agente livre, mas foi alvo de disputa nessa offseason. A concorrência entre seleções pelo seu reforço, no entanto, está próxima do fim. Afinal, um dos candidatos deu um ultimato e quer uma resposta. Jean-Pierre Siutat, presidente da Federação de Basquete da França, já definiu um prazo para Joel Embiid comprometer-se para as próximas Olimpíadas.

“Nós nunca demos informações oficiais sobre Joel e a nossa seleção, antes de tudo. Foi uma notícia que cresceu por aí e só confirmei o interesse em tê-lo. Mas nunca houve nada oficial. No entanto, uma decisão deve sair muito em breve. É a nossa expectativa e ele sabe disso. Devemos receber uma resposta até 10 de outubro. Esse é o prazo”, revelou o dirigente, em entrevista à rádio RMC.

Embiid é camaronês de nascimento, mas virou o centro de uma concorrência entre os EUA e franceses. As duas potências querem o craque do Philadelphia 76ers em Paris-2024. Ele conseguiu a cidadania dos países no ano passado e, desde então, tornou-se alvo de especulações. A questão só se intensificou depois do fracasso das duas equipes nacionais na recém-finalizada Copa do Mundo.

Publicidade

“Hoje, posso dizer que Joel ainda não se comprometeu conosco. Mas trabalhamos para isso e temos um desejo firme de recrutá-lo. Nós tivemos a oportunidade de conversar e, por isso, sei que ele sabe do nosso interesse. Os EUA também estão em contato, enquanto a seleção de Camarões está no Pré-Olímpico. Tem opções. Então, vamos esperar”, completou o veterano executivo.

Leia mais

França e EUA iniciam “batalha” por Joel Embiid nas Olimpíadas de Paris
Tony Parker não avalia em análise da França na Copa do Mundo: “Fiasco”
Kendrick Perkins defende troca de Joel Embiid e reconstrução no Sixers

Publicidade

“Concorrência”

É comum chamar de concorrência qualquer situação em que dois lados disputam o mesmo objetivo. Mas a França não se vê assim quando nós discutimos Joel Embiid nas próximas Olimpíadas. O ex-atleta Boris Diaw, por exemplo, encara o impasse de uma forma diferente. O atual dirigente da federação está em um processo de recrutamento, não em uma disputa ou rivalidade.

“Não acho que seja uma concorrência por Joel, em primeiro lugar. Afinal, em nossa visão, tudo gira em torno das pessoas terem vontade de virem atuar pela seleção. Alguns jogadores vêm, outros não. Joel é um caso específico e, assim, tem razões para jogar ou não. Então, não acho que seja uma questão de sermos agressivos”, avaliou o campeão da NBA pelo San Antonio Spurs.

Publicidade

Além disso, Diaw recusa a ideia de que Embiid seja uma solução para o momento da seleção francesa. “Não acho que Joel seja a resposta para melhorarmos, pois não há um cara mágico para vir e mudar tudo. O nosso problema no Mundial, em síntese, nunca foi quem jogou ou não. A questão é que a equipe, acima de tudo, não teve uma atuação à altura do talento envolvido”, concluiu.

Estados Unidos

Dá para dizer que os EUA chegaram atrasados, mas adotaram uma postura muito mais ativa para convencer Embiid. Os norte-americanos, para começar, se veem em uma concorrência. Atuam como tal e, por enquanto, não cravam prazos para uma resposta. O diretor da USA Basketball, Grant Hill, não esconde que deseja contar com o atleta de 29 anos como for.

Publicidade

“Joel é um talento incrível e, por isso, tem opções. Posso dizer que já conversamos e ele sabe da nossa vontade em tê-lo no programa. Vamos aguardar, então, o que vai acontecer. Mas posso garantir que essas discussões vão seguir após a Copa do Mundo. Não sei dizer porcentagens e probabilidade, mas, definitivamente, existe uma chance”, afirmou o integrante do Hall da Fama.

 

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Últimas Notícias

Comentários