EuroBasket: Giannis Antetokounmpo comanda e Grécia elimina Espanha

Atual campão do torneio, time espanhol cai na fase inicial e gregos avançam na liderança do Grupo C

Giannis Antetokounmpo Grécia Espanha Fonte: Reprodução / X

A atual campeã está eliminada. Nesta quinta-feira (4), a Grécia contou com grande atuação de Giannis Antetokounmpo para vencer a Espanha por 90 a 86 e avançar no EuroBasket. Agora, o time grego vai para as oitavas de final, onde vai encarar Israel. Por outro lado, após o título em 2022, o time espanhol terminam em quinto lugar no Grupo C e não avançou de fase.

Continua após a publicidade

No triunfo da Grécia no EuroBasket, Giannis Antetokounmpo flertou com um triplo-duplo em 32 minutos em quadra. Isso porque o astro do Milwaukee Bucks fez 25 pontos, 13 rebotes e nove assistências. Além disso, sua equipe também contou com ótima partida de Tyler Dorsey. O ala-armador com passagem pela NBA anotou 22 pontos, cinco rebotes, quatro assistências e seis bolas de três.

Assim, a Grécia avança como líder do Grupo C. Afinal, terminou a campanha na fase de grupos com quatro vitórias e apenas uma derrota para Bósnia. A Espanha, por sua vez, venceu duas das cinco partidas disputadas. Ou seja, a mesma campanha da Geórgia, que avançou na quarta posição, mas acabou eliminada no critério de desempate.

Continua após a publicidade

Leia mais!

O destaque espanhol foi o jogo coletivo. Diferente da Grécia, nenhum jogador conseguiu brilhar com muitos pontos. O cestinha da equipe foi Jaime Pradilla, com 14 pontos. Santi Aldama, do Memphis Grizzlies, terminou com 12 pontos e oito rebotes.

O jogo

Foi uma chuva de bolas de três no início da partida. A Grécia conseguiu a primeira boa vantagem do confronto com seis arremessos certos do perímetro em sete tentados. Como resultado, abriu dez de frente restando quatro minutos para o fim do quarto inicial. A vantagem continuou subindo com uma corrida de 11 a 1 e o time grego se impondo mesmo com apenas dois pontos de Antetokounmpo. Afinal, Tyler Dorsey liderou com 14 pontos e quatro bolas de três. Então, terminou com 11 de vantagem.

Continua após a publicidade

No segundo período, foi a vez da Espanha usar dos arremessos de longe para diminuir a diferença. O melhor momento no jogo da equipe foi restando seis minutos para o intervalo, quando com ataques seguidos conseguiu diminuir para sete pontos a desvantagem. No entanto, o bom momento espanhol durou pouco. Então, a Grécia, querendo a liderança de seu grupo no EuroBasket, voltou a dominar o jogo sob o domínio de Giannis Antetokounmpo e foi para o vestiário com 15 à frente no placar.

Segundo tempo

Na volta do intervalo, as coisas mudaram. A Espanha passou a ser agressiva e tirou a vantagem do rival no terceiro quarto. O que parecia uma vitória tranquila para a Grécia, o cenário foi outro no terceiro quarto. Como resultado, o time espanhol venceu o período por 28 a 18 e derrubou de 15 para cinco a diferença.

Continua após a publicidade

Para o último quarto, com moral, a Espanha continuou bem, mas a Grécia passou a reagir. Então, ficou em vantagem até os três minutos finais quando os espanhóis assumiram a liderança pela primeira vez. No entanto, a alegria durou pouco já que a seleção grega retomou a frente do placar. Depois disso, a partida tomou tons dramáticos. Com muitos erros dos dois lados e quatro de diferença, Juancho Hernangómez ainda conseguiu uma falta para três lances livres restando 13 segundos, mas errou os três.

(2-2) Espanha 86 x 90 Grécia (3-1)

Destaques

Espanha

Jogador PTS REB AST STL BLK
Jaime Pradilla 14 4 2 0 0
Mario Sant-Supery 13 1 2 1 1
Santi Aldama 12 8 1 0 1
Xabi Lopez-Arostegui 12 6 1 0 0

Três pontos: 9-28 (32%) / Lopez-Arostegui: 3-4

Continua após a publicidade

Grécia

Jogador PTS REB AST STL BLK
Giannis Antetokounmpo 25 13 9 0 0
Tyler Dorsey 22 5 4 0 0
Kostas Sloukas 12 3 6 1 0
Kostas Papanikolau 11 5 2 0 0

Três pontos: 12-25 (48%) / Dorsey: 6-9

Continua após a publicidade

EuroBasket 2025 – Outros jogos do dia

Grupo C

(3-2) Bósnia 84 x 76 Geórgia (2-3)

A Bósnia bateu a Geórgia e assegurou vaga nas oitavas de final do EuroBasket. O pivô Jusuf Nurkic foi o destaque, com 15 pontos e 12 rebotes. Ou seja, alcançou o duplo-duplo. Aliás, os bósnios não passavam da fase de grupos desde 1993. Portanto, encerrou um jejum de mais de três décadas.

Continua após a publicidade

(4-1) Itália 89 x 54 Chipre (0-5)

A Itália venceu o Chipre com facilidade e assegurou uma das duas primeiras posições do grupo. Simone Fontecchio e Matteo Spagnolo foram os cestinhas italianos, com 13 pontos cada. Já o pivô Mouhamet Diouf conseguiu o duplo-duplo: 12 pontos e dez rebotes.

Continua após a publicidade

Grupo D

(4-1) França 114 x 74 Islândia (0-5)

Como esperado, a França atropelou a Islândia. O jogo foi tão fácil que os 11 jogadores do elenco francês atuaram. Aliás, nenhum deles ficou mais de 21 minutos em quadra. O jovem Zaccharie Risacher foi o cestinha, com 15 pontos.

Continua após a publicidade

(3-2) Israel 96 x 106 Eslovênia (3-2)

Por fim, com uma exibição de gala do astro Luka Doncic, a Eslovênia bateu Israel e garantiu vaga na próxima fase do EuroBasket. O astro anotou 37 pontos, 11 rebotes e nove assistências. Assim, a campeã europeia de 2017 chegou ao terceiro triunfo em cinco jogos. Israel, que já havia garantido a classificação, também fechou a fase de grupos com três vitórias.

Continua após a publicidade

Siga nossas redes sociais

Todas as informações da NBA estão nas redes sociais do Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Confira todo o nosso conteúdo, mas não se esqueça de seguir a gente por lá.

Além disso, quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Continua após a publicidade

Últimas Notícias

Comentários