O Dallas Mavericks reunirá em 2024/25 a dupla Luka Doncic e Klay Thompson. As expectativas, portanto, são enormes para o perímetro da franquia e o impacto que eles devem causar nas defesas adversárias. E, conforme as estatísticas de ambos, os dois podem formar uma dupla perfeita na NBA a partir da próxima temporada.
De acordo com a plataforma BBall Index, Doncic liderou a NBA em ‘on-ball gravity’. A estatística mede o espaço que as defesas cobrem nas quadras. Quando contra o esloveno, é comum que os adversários se concentram próximos a ele, às vezes até com marcações duplas ou triplas quando está com a bola.
O estilo de jogo, contudo, costuma ser bem explorado por Doncic. Afinal, com a atenção voltada no armador, é comum que seus companheiros tenham espaço, principalmente no perímetro. Não à toa, o craque do Dallas Mavericks conseguiu média de 9.8 assistências por jogo na última campanha.
E é aí que entra Klay Thompson. O quatro vezes campeão da NBA é considerado um dos maiores arremessadores de todos os tempos. Em sua carreira, ele tem média de 41.3% dos arremessos do perímetro. Em catch and shoot, quando pega a bola e arremessa, ele amplia o aproveitamento para 45.4%.
Leia mais sobre o Dallas Mavericks!
- Ex-jogador e ídolo do Lakers detona Luka Doncic: “Preguiçoso”
- NBA define data para reencontro de Klay Thompson e Warriors
- Em prévia do NBA 2K, Luka Doncic e Klay Thompson aparecem juntos
Como funciona
Exemplos não faltam para explicar como a estatística pode favorecer a dupla Luka Doncic e Klay Thompson.
Vamos voltar primeiro ao auge do ala-armador no Golden State Warriors. Ao lado de Stephen Curry, ele se consagrou como um dos principais arremessadores de sua posição. Grande parte disso, pelo ‘on-ball gravity’ do ex-companheiro. Na temporada 2015/16, por exemplo, o camisa 30 liderou a NBA com folgas na estatística. Thompson, desse modo, 47% no catch and shoot. Além disso, teve sua segunda melhor média em pontos na carreira, com 22.1 por partida.
Duas temporadas depois, em 2017/18, Curry liderou novamente a liga na estatística. O resultado: Thompson teve seu melhor aproveitamento em arremessa e chuta, com 48%.
Agora, de olho na última temporada do Dallas Mavericks. Com Luka Doncic sendo o foco das defesas, outros nomes do Dallas Mavericks tiveram espaços na defesa. Entre eles, o talentoso Kyrie Irving. Assim, o camisa 11 do Mavs conseguiu um aproveitamento de 49.7% no catch and shoot, sendo a segunda melhor marca de sua carreira.
É inegável que Thompson é um arremessador de três pontos superior a Irving. Portanto, se Doncic tirar a atenção das defesas, é bem capaz que ele explore o talento do novo companheiro nos arremessos. E, assim, a nova dupla para 2024/25 deve ser um grande incômodo para os adversários.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA