O Oklahoma City Thunder viveu uma campanha atípica na última temporada, ficando de fora dos playoffs devido às diversas lesões no elenco. Na ausência do astro Kevin Durant, porém, Russell Westbrook elevou-se ao patamar de candidato a MVP liderando a NBA em média de pontos e triplos-duplos. Uma nova temporada começou e o ala voltou ao time, mas o armador mantém-se em grande fase e Billy Donovan admite estar impressionado com o atleta.
“Ele é um tipo de jogador muito, mas muito raro”, elogiou o técnico, que assumiu o comando da equipe nesta offseason. “Porque, em minha opinião, mesmo que não arremesse uma única vez, Russell ainda seria capaz de dominar uma partida. Ele pega rebotes, distribui assistências, sabe defender. Sabe fazer de tudo”.
Westbrook voltou a ter a responsabilidade temporária de comandar o Thunder “sozinho” nesta sexta-feira, por conta de uma nova lesão de Durant, e mostrou porque é um dos atletas mais temidos da liga: anotou 21 pontos, 17 rebotes e 11 assistências diante do Philadelphia 76ers. Foi o segundo triplo-duplo do craque na atual temporada e o 12º TD nos últimos 43 jogos que ele disputou.
Leia mais
Confiante, Westbrook prevê Thunder na final da próxima temporada
Love elege Irving, Rose e Westbrook como melhores dribladores da NBA
GM do Lakers compara Jordan Clarkson a Westbrook
“Russell está monstruoso”, cravou o ala-armador Dion Waiters, um dos principais reservas do perímetro de Oklahoma City. “Isso é o que ele faz: joga duro e compete em todas as partidas como se fossem a última. É o que nós esperamos de Russell, pois sabemos o quanto ele se entrega lá dentro de quadra”.
Dezessete rebotes são o recorde da carreira do armador de 1,91m, que aprendeu nos últimos meses o quão importante é para o ritmo de jogo do time que ele reboteie. “Compreendi que, sempre que pego um rebote e saio em contra-ataque, é melhor para a equipe porque os adversários têm problemas para nos marcar quando eu inicio a jogada rapidamente e conseguimos cestas fáceis”, explicou.
Em nove duelos disputados na atual temporada, Westbrook registra médias de 25.2 pontos, 8.6 rebotes, 10.9 assistências e 2.1 roubos de bola. O cestinha da última campanha, ironicamente, agora lidera a liga em assistências por partida. O armador de 27 anos tenta seguir valendo por si mesmo e Durant na noite deste domingo, quando o Thunder recebe o Boston Celtics.