Dillon Brooks domina, Canadá bate EUA na prorrogação e fica com o bronze no Mundial

Com o triunfo, canadenses conquistam a primeira medalha de sua história em Copas do Mundo

dillon brooks canadá eua Fonte: JAM STA ROSA / AFP

Em jogo decidido na prorrogação, o Canadá derrotou os EUA por 127 a 118, neste domingo (10), com grande atuação de Dillon Brooks. Então, os canadenses ficaram com a medalha de bronze na Copa do Mundo de Basquete. O ala do Houston Rockets foi o cestinha da partida com 39 pontos e ótimo aproveitamento de quadra.

Continua após a publicidade

Dillon Brooks converteu 12 dos 18 arremessos de quadra, sendo sete de oito do perímetro no triunfo do Canadá sobre os EUA. Além disso, com 39 pontos, conseguiu a maior marca de sua carreira, incluindo jogos da NBA. Shai Gilgeous-Alexander também teve ótima atuação. O astro terminou com um duplo-duplo de 31 pontos e 12 assistências e terminou o Mundial como maior pontuador da equipe. O último destaque canadense foi RJ Barrett com 23 pontos.

Pelo lado dos Estados Unidos, Anthony Edwards foi o principal cestinha com 24 pontos, além de cinco rebotes. Austin Reaves foi outro destaque estadunidense, sobretudo em momento importantes da partida. O jogador do Los Angeles Lakers anotou 23 pontos. Mikal Bridges, por sua vez, fez 19 pontos e conseguiu a bola de três que levou o duelo para a prorrogação.

Continua após a publicidade

Dillon Brooks começou quente e foi o principal responsável pela vantagem do Canadá nos primeiros minutos do jogo. Assim, abriu dez pontos na metade do período. Os Estados Unidos, por sua vez, iniciaram o duelo de forma apática, sem espírito competitivo. Com isso, os canadenses conquistaram boa vantagem nos dez minutos iniciais.

Leia mais!

Mas o segundo quarto começou diferente. Liderados por Austin Reaves e Bobby Portis, os EUA voltaram mais ligado, buscou a reação e chegou a virara partida nos primeiros três minutos. Após um pedido de tempo do técnico Jordi Fernández, os canadenses retomaram a liderança. Então, o jogo ficou parelho sem que nenhum dos times desgarrasse no placar. Destaque para Brooks que já somava 21 pontos no primeiro tempo.

Continua após a publicidade

Na volta do intervalo, o time canadense voltou melhor e conseguiu abrir vantagem logo no início do quarto. Mais agressivo no ataque, conseguiu se manter à frente ao longo do período. Shai Gilgeous-Alexander passou a comandar os lances ofensivos da equipe, o que dificultou a defesa americana. Por outro lado, Edwards tentou assumir o protagonismo, mas não foi o suficiente para diminuir a desvantagem. Como resultado, o duelo foi para os últimos dez minutos com nove pontos de vantagem para o Canadá.

O último período começou com o mesmo ritmo e o Canadá aproveitou para abrir dez de vantagem. Mas os EUA intensificaram a defesa, melhoraram o aproveitamento ofensivo e, assim, empatou a partida restando sete minutos para o término. A virada veio em uma corrida de 14 a 3 para os estadunidenses.

Continua após a publicidade

Mas, por fim, Brooks voltou a aparecer nos dois lados da quadra. Então, o Canadá retomou a liderança no placar e conseguiu abrir três de vantagem nos segundo finais. No entanto, ninguém contava com lança incrível de Mikal Bridges. O ala errou um lance livre de propósito, pegou o próprio rebote e converteu uma bola de três com 0.6 segundo no relógio.

Prorrogação

Apesar do balde de água fria no final do tempo normal, o Canadá voltou mais ligado. Shai dominou os primeiros ataques e o time abriu seis pontos de diferença. A vantagem construída nos primeiros minutos perduraram até os 60 segundos finais.

Continua após a publicidade

Atrás do placar, os EUA não conseguiram construir ataques com calma e pararam na marcação canadense. Uma bola do perímetro de Barrett, então, sacramentou o triunfo com 43 segundos restantes. A diferença, afinal, foi para nove pontos.

Estados Unidos 118 x 127 Canadá

Destaques

Continua após a publicidade

EUA

Anthony Edwards: 24 pontos, cinco rebotes e três assistências
Austin Reaves: 23 pontos, cinco rebotes e 7/14 nos arremessos de quadra
Mikal Bridges: 19 pontos, nove rebotes e 3/6 do perímetro
Bobby Portis: 14 pontos e seis rebotes
Jalen Brunson: 13 pontos
Josh Hart: dez pontos

Continua após a publicidade

Canadá

Dillon Brooks: 39 pontos, quatro rebotes, cinco assistências, 12/18 nos arremessos de quadra e 7/8 do perímetro
Shai Gilgeous-Alexander: 31 pontos, seis rebotes, 12 assistências e 11/20 nos arremessos de quadra
RJ Barrett: 23 pontos, sete rebotes e 4/8 do perímetro
Lu Dort: 11 pontos e seis rebotes
Kelly Olynyk: 11 pontos

Continua após a publicidade

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp
Threads
Guia Futebol

Continua após a publicidade

Últimas Notícias

Comentários