Dikembe Mutombo inicia tratamento contra tumor no cérebro

Ídolo do Hawks é um dos embaixadores da NBA e figuras mais adoradas nos bastidores da liga

dikembe mutombo tumor cérebro Fonte: AFP

Um dos jogadores defensivos mais icônicos da história da NBA iniciou o mais difícil duelo de sua vida. A liga anunciou que Dikembe Mutombo foi diagnosticado com um tumor no cérebro e, assim, começou tratamento contra a doença. Ele vai ser tratado por especialistas em Atlanta e, por enquanto, a família não dá detalhes sobre o estágio do câncer.

O ex-pivô é um dos embaixadores globais da NBA. Além disso, trata-se de uma das figuras mais adoradas nos bastidores da liga. “Dikembe já recebe o melhor cuidado possível de um grupo de especialistas de Atlanta enquanto inicia o tratamento. Por isso, está animado com a recuperação. A família pede privacidade, agora, para focarmos na reabilitação”, declarou a NBA, por meio de nota oficial.

Publicidade

A escolha de Atlanta para o tratamento, aliás, não é por acaso. O ex-atleta, antes de tudo, é um ídolo do Hawks e tem camisa aposentada na franquia. O escritório central da NBA também fica localizado na cidade. O congolês ainda tem uma fundação sediada lá, com seu nome, dedicada à promoção de saúde, educação e qualidade de vida em seu país natal.

“A nossa organização deseja plena recuperação para Dikembe Mutombo enquanto começa a combater um tumor no cérebro. Nós sabemos que vai enfrentar esse desafio com a mesma determinação que o fez uma lenda não só dentro, mas também fora das quadras. O nosso apoio e orações, por fim, estão com a sua família nesse momento”, afirmou a direção do Hawks, em comunicado.

Publicidade

Leia mais

Vida e obra

Mutombo deixou o Congo para estudar na Universidade de Georgetown e sua carreira no basquete, assim, “decolou”. Ele foi as quarta escolha do draft de 1991 e, em seguida, viraria uma das forças defensivas mais impressionantes da NBA. Foi eleito quatro vezes melhor defensor da liga, oito vezes all-star e, por fim, liderou a NBA em tocos por três temporadas.

Seu elo com a África, como resultado, levou o ex-pivô a ser um embaixador da liga após a aposentadoria. Ele retorna constantemente ao continente e, além disso, é fluente em nove idiomas – incluindo cinco dialetos tribais locais. Em 18 temporada, Mutombo disputou quase 1200 partidas na NBA com médias de 9,8 pontos, 10,3 rebotes e 2,8 tocos.

Publicidade

 

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA: 

Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp
Canal no Telegram

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários