Dez recordes difíceis de serem quebrados na NBA

Guilherme Fernandes selecionou algumas marcas inusitadas

Fonte: Guilherme Fernandes selecionou algumas marcas inusitadas

A NBA e os esportes americanos em geral tem uma certa fixação por estatísticas e recordes. Pensando nisso, a equipe do Jumper Brasil resolveu consultar a “bíblia” dos recordes mundiais – o Guinness Book – e selecionou dez marcas inusitadas e difíceis de serem quebradas.

1- Jogo com maior duração

O jogo de basquete mais longo da NBA tem 78 minutos e foi disputado entre Indianapolis Olympians e Rochester Royals, em Rochester, Nova York, em 6 de janeiro de 1951. O jogo foi vencido pelo Olympians por 75 a 73 no que acabou sendo um jogo de SEIS prorrogações. O Olympians encerrou suas atividades em 1953, enquanto o Royals passou por várias transformações, se mudando para Cincinnati e Kansas City. Em 1975, ganhou o nome de Kansas City Kings e, por lá, permaneceu até 1985, quando foi para Sacramento, onde está até hoje.

Publicidade

2- Jogador com mais tempo em quadra em uma partida

O maior número de minutos jogados em uma partida da NBA é 69 e foi alcançado por Dale Ellis, no antigo Bradley Center, em Milwaukee, Wisconsin, em 9 de novembro de 1989. Ellis jogou 69 minutos de 73 possíveis na derrota do Seattle SuperSonics para o Milwaukee Bucks por 154 a 155. Essa partida teve nada mais, nada menos que CINCO prorrogações. Ele anotou 53 pontos, também seu recorde pessoal. Na temporada seguinte, Ellis foi negociado para o Bucks. O ex-jogador ainda possui outra marca curiosa: ele foi trocado oito vezes.

Publicidade

3- Primeiros gêmeos jogando na NBA

Publicidade

Os gêmeos Brook e Robin Lopez de 20 anos se tornaram os primeiros gêmeos a jogar pela NBA pelo New Jersey Nets e Phoenix Suns, respectivamente, em 2008. No draft daquele ano, Brook foi a décima escolha e Robin a 15ª. Os gêmeos são de Fresno, Califórnia, e nasceram em 1º de abril de 1988 e hoje defendem o Milwaukee Bucks. Apesar de os irmãos Lopez estarem registrados no Guinness Book como os primeiros, nos anos 60 isso já havia acontecido com Dick e Tom Van Arsdale.

4- Técnico com o maior número de vitórias

Publicidade

Don Nelson detém o recorde de mais vitórias na carreira por um treinador. Com 1.335 em 31 temporadas, Nelson comandou Milwaukee Bucks de 1976 a 1987, New York Knicks em 95-96, Dallas Mavericks de 1997 a 2005 e do Golden State Warriors  de 1988 a 1995 e, posteriormente, em 2006. Eleito, em 1996-97, como um dos dez melhores técnicos de todos os tempos, Nelson deixou o time californiano após a campanha de 2010.

5- Título na NBA e WNBA como treinador

O primeiro treinador a ganhar títulos na NBA e WNBA é Paul Westhead. Ele guiou o Los Angeles Lakers ao título da NBA em 1980, e o Phoenix Mercury ao título da WNBA em 2007.

6- Pai enfrentando filho

Publicidade

A primeira vez na história da NBA que um pai treinando um time enfrentou seu filho jogando por outro foi quando o novato do New York Nets Jan Van Breda Kolff produziu seis pontos e quatro rebotes contra o Utah Jazz, treinado por seu pai, Butch Van Breda Kolff, em 9 de novembro de 1976. Vale lembrar que na atual temporada, Austin Rivers, filho de Doc Rivers, se enfrentaram em novembro de 2019. Austin, do Houston Rockets, fez pressão para que seu pai levasse uma falta técnica. Conseguiu não só isso, mas também a expulsão de Doc.

Publicidade

7- Maior número de irmãos em um jogo da NBA

Publicidade

A família Holiday possui o recorde de maior número de irmãos atuando no mesmo jogo na NBA. Justin Holiday, Jrue Holiday e Aaron Holiday estiveram em quadra na partida entre New Orleans Pelicans e Indiana Pacers, em 28 de dezembro de 2019. O Pelicans venceu o jogo por 120 a 98. Aaron foi o maior pontuador dos três irmãos, anotando 25 pontos para o Pacers. Jrue marcou 20 pontos para o Pelicans e Justin saiu zerado.

8- Primeira mulher selecionada no draft da NBA

Lusia Harris foi a primeira jogadora oficialmente draftada pela NBA. O New Orleans Jazz com a 137ª escolha, em 10 de junho de 1977, selecionou a pivô. Harris nunca participou de uma competição para um time da NBA. No entanto, ela foi introduzida no Naismith Memorial Basketball Hall of Fame e no Women’s Basketball Hall of Fame. Houve um outro caso na história: Denise Long foi selecionada pelo San Francisco Warriors no draft de 1969, porém a liga anulou a seleção do Warriors.

Publicidade

9- Primeiro jogador a liderar as cinco estatísticas de uma final de NBA

Publicidade

O primeiro jogador a liderar todas as cinco categorias estatísticas em uma série de finais da NBA é LeBron James. Na vitória do Cleveland Cavaliers por 4 a 3 sobre o Golden State Warriors, de 2 a 19 de junho de 2016, James liderou o ranking de estatísticas ao final da série de sete jogos com 208 pontos, 62 assistências, 79 rebotes, 18 roubos e 16 bloqueios.

10- Maior público em um Jogo da NBA

Publicidade

O maior público para um jogo de basquete é 108.713 para o NBA All-Star Game jogado no Cowboys Stadium em Dallas, Texas, EUA em 14 de fevereiro de 2010. A partida terminou com vitória do Time do Leste sobre o Time do Oeste pelo placar de 141 a 139.

E ai, curtiu? Tem algum outro recorde inusitado que ficou de fora da lista? Comente!

Últimas Notícias

Comentários