https://www.youtube.com/watch?v=wD-k3mbp9a0
A possível saída de DeMarcus Cousins do Sacramento Kings foi uma das maiores histórias da última offseason da NBA, incluindo problemas de relacionamento entre o jogador e o técnico George Karl. Após diversas negativas de Vlade Divac, gerente geral da franquia, e a recusa do Los Angeles Lakers em negociar D’Angelo Russell, Julius Randle, Jordan Clarkson e uma escolha de primeira rodada pelo pivô de 25 anos, os rumores de trocas cessaram, pelo menos até agora.
Segundo o jornalista Michael Scotto, do site Sheridan Hoops, Boston Celtics, Miami Heat e Chicago Bulls estão interessados em Cousins e já iniciaram conversas com o Kings para finalizar um negócio.
Com medo de perder Hassan Whiteside na próxima agência livre e não conseguir contratar outra peça confiável para o garrafão, o Heat estaria disposto a oferecer Justise Winslow, Luol Deng e o pivô para adquirir Cousins. Considerando apenas esses nomes, seria necessária a adição de Josh McRoberts para o negócio ser permitido.
As diversas opções jovens no elenco (principalmente no garrafão), o contrato expirante de David Lee no valor de US$ 15 milhões e as seis futuras escolhas de primeira rodada nos próximos recrutamentos são as principais armas do Celtics para contratar Cousins.
Com Paul Gasol, Nikola Mirotic, Joakim Noah e Taj Gibson como opções para o garrafão, o Chicago Bulls teria que formar um pacote com pelo menos dois destes jogadores para buscar o pivô do Kings. Atualmente, a dupla Noah e Gibson seria a mais provável.
Ainda segundo Scotto, a diretoria do Kings continua sem qualquer intenção de trocar Cousins, mas se o atual aproveitamento de 37% nas primeiras 24 partidas da temporada não aumentar nos próximos dois meses, Divac e Karl podem decidir por outros rumos na franquia.
Cousins assinou um novo contrato com o Kings em 2013, no valor de US$ 62 milhões por quatro temporadas. Como o contrato só entrou em vigor em 2014, o pivô ainda tem mais três temporadas a cumprir no atual vínculo.
Na temporada 2015-16, Cousins já atuou em 16 partidas, com médias de 25.2 pontos, 10.6 rebotes e 1.3 toco, além de um aproveitamento de 42% nos arremessos de quadra.