Enfim, aconteceu. O astro Damian Lillard pediu troca ao Portland Trail Blazers, concluindo um “casamento” de 11 anos. De acordo com o jornalista Chris Haynes, da TNT e Bleacher Report, o armador solicitou sua saída da equipe do Oregon neste sábado (1).
Lillard não ficou contente com a direção do Blazers em vários momentos nesta offseason. Primeiro, quando a franquia selecionou e manteve suas escolhas de Draft. Como resultado, Scoot Henderson chegou ao time, algo que o atleta pediu para não acontecer. Depois, Joe Cronin (GM) tentou convencer o ídolo de que a ideia era brigar por playoffs com aquele elenco.
Então, já na agência livre, um dos pedidos de Lillard, Draymond Green, estendeu seu contrato com o Golden State Warriors. Em seguida, o Blazers renovou com Jerami Grant. Entretanto, por US$160 milhões.
De acordo com a jornalista Ramona Shelburne, da ESPN, Damian Lillard pediu troca ao Blazers após as movimentações da noite anterior.
“Lillard pensou em pedir pela troca quando ele se reuniu com o Blazers, na última segunda-feira. No entanto, ele quis dar ao time uma chance de melhorar o elenco assim que a agência livre abrisse. Entretanto, ele decidiu pela troca”, afirmou Shelburne.
Segundo o repórter Shams Charania, do The Athletic, o Miami Heat seria seu destino de preferência. Por outro lado, Adrian Wojnarowski, da ESPN, informou que Philadelphia 76ers e Los Angeles Clippers também possuem interesse.
Leia mais
- Damian Lillard discute futuro com direção do Blazers
- Foi bom enquanto durou, mas Blazers precisa trocar Damian Lillard
- Jerami Grant fecha contrato de cinco anos com Blazers
Lillard protagonizou uma das mais constantes novelas do mercado até agora. Ele exigiu que o Blazers conseguisse dois movimentos para que ele ficasse: a renovação de Jerami Grant. Além disso, investir em Green. Mas o quatro vezes campeão resolveu ficar no Warriors, por US$100 milhões em quatro anos.
O Miami Heat surge como favorito por uma troca e estava acumulando mais flexibilidade financeira desde que o mercado abriu. Isso incluiu as trocas de Victor Oladipo para o Oklahoma City Thunder e Max Strus para o Cleveland Cavaliers. A franquia não conseguiu manter Gabe Vincent, que assinou com o Los Angeles Lakers. Isso ampliou a necessidade por um novo armador, e as especulações os ligavam a Lillard a tempos.
Wojnarowski também citou disse que o astro tem muito respeito pelo San Antonio Spurs, que agora conta com Victor Wembanyama. Aliás, o francês era o único novato com quele Lillard afirmou que gostaria de jogar. Por fim, o Brooklyn Nets também está ligado há algum tempo com o armador.
O Draft foi assunto
O Portland Trail Blazers selecionou Scoot Henderson, mesmo com Damian Lillard fazendo pressão para a equipe trocar a escolha por um astro. Desse modo, o armador, de 19 anos, disse que gostaria da permanência do veterano na equipe em 2023/24. O astro é nome constante em rumores de troca na offseason da NBA.
“Espero que consiga jogar ao lado de Dame”, disse Henderson. “Ele é um talento especial, um armador especial. Um dos que mais gosto de assistir e estudar. Então, seria legal jogar com ele e aprender algumas jogadas”.
Lillard, com o objetivo de competir por um título, pressionou a franquia em trocar a terceira escolha geral do Draft. O Blazers chegou a estudar as propostas do mercado, utilizando um pacote inicial com a pick e Anfernee Simons. Nomes como Jaylen Brown, Pascal Siakam e Mikal Bridges surgiram em rumores sobre possíveis alvos da franquia. No entanto, um acordo não aconteceu.
Casamento na “terapia” há algum tempo
O pedido de troca de Damian Lillard do Blazers já é especulada há alguns anos. A incapacidade de Portland em conseguir montar uma base competitiva, sobretudo nas últimas temporadas, foi fatal. Afinal, muitos até já questionavam o tamanho de sua fidelidade com a equipe.
Ele foi o quinto jogador com maior tempo em um mesmo time na NBA, igualado com Draymond Green no Warriors. Acima deles, apenas o interminável Udonis Haslem com o Heat, 2003, além de Stephen Curry (2009) e Klay Thompson (2011). Ou seja, o fim de uma era na NBA.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Se inscreva, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA
Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp