O Dallas Mavericks venceu o Miami Heat por 105 a 95, na noite deste domingo, fechou a série final em 4 a 2 e conquistou seu primeiro título na história da NBA. Com o triunfo, o time texano quebrou um jejum de 31 anos e ainda se vingou da amarga derrota que teve para o Heat na decisão de 2006.
O time de Miami começou o jogo a mil por hora e, contando com um LeBron James inspirado (ele acertou os quatro primeiros arremessos que tentou), abriu 20 a 11 nos primeiros seis minutos. Dali em diante, o Heat “parou de jogar” e o time de Dallas reagiu e virou o placar. Com Dirk Nowitzki indo para o banco, após cometer sua segunda falta na partida, coube ao reserva Jason Terry tomar as rédeas no ataque do Mavs. Ele marcou nove pontos e o time texano venceu o primeiro período por 32 a 27. O Mavs teve um desempenho de 61.9% nos arremessos de quadra (13 acertos em 21 tentativas).
Nos primeiros dois minutos do segundo quarto, o Dallas abriu 8 a 1 e a vantagem subiu para 12 pontos. Após um pedido de tempo de Erik Spoelstra, o time mandante voltou à liderança no marcador após fazer 14 a 0 em três minutos e meio. O detalhe é que essa virada aconteceu logo após LeBron James ir para o banco de reservas.
Na metade do período, o tempo fechou em quadra. DeShawn Stevenson se estranhou com Udonis Haslem e Mario Chalmers também se envolveu no princípio de confusão. Resultado: falta técnica para os três. Depois do tumulto, o Mavs retomou a liderança. Jason Terry chamou a responsabilidade e anotou os últimos dez pontos do time no período. O time de Dallas foi para o intervalo com uma vantagem de dois pontos: 53 a 51.
Já Dirk Nowitzki não acertava nada. Ele converteu apenas um arremesso de quadra em 12 tentativas. LeBron James, que começou bem a partida, anotou apenas dois pontos no segundo quarto e voltou a pecar na falta de agressividade no ataque.
No terceiro quarto, o Dallas foi melhor e venceu por 81 a 72. Nowitzki começou a acertar os arremessos e marcou oito pontos no período. A fase do Mavs era tão boa que o reserva Ian Mahinmi converteu um arremesso de média distância no estouro do cronômetro. Já o Heat, instável emocionalmente, abusava dos erros em lances livres. Só no terceiro quarto foram seis em 12 tentativas.
Veio o último quarto e o time de Dallas seguiu controlando a partida. Liderado por Nowitzki, que anotou dez pontos no período, o Mavs não deixou que o Heat encostasse no placar. Nos últimos três minutos de jogo, o time da casa já se mostrava totalmente entregue. Restou ao time texano administrar o resultado no final e esperar o relógio zerar para comemorar o título inédito.
Mesmo com um péssimo primeiro tempo, o alemão Dirk Nowitzki foi decisivo nos últimos minutos de partida. Ele terminou o jogo com o duplo-dígito: 21 pontos (18 no segundo tempo) e 11 rebotes. Vindo do banco, Jason Terry foi o cestinha da partida, com 27 pontos (19 deles no primeiro tempo). A atuação do porto-riquenho J.J. Barea também merece ser destacada: 15 pontos e cinco assistências.
Pelo Heat, o cestinha foi LeBron James, com 21 pontos. Chris Bosh contribuiu com 19 pontos, Mario Chalmers com 18 e Dwyane Wade com 17.
Confira a cerimônia de entrega do troféu de campeão para o Dallas Mavericks.
[youtube=http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=N1S1H9tTtjE]