Maior talento do próximo Draft da NBA, Cooper Flagg foi eleito o melhor jogador do College em 2024/25. De acordo com a Associated Press (AP), o ala de Duke levou a melhor na disputa com o pivô Johni Broome, de Auburn, que tem 22 anos e disputou cinco temporadas da NCAA. Aliás, ambos foram os únicos atletas votados para a honraria. Segundo a AP, Flagg recebeu 41 votos. Broome, por sua vez, foi votado 21 vezes.
Desse modo, Flagg é o segundo calouro de Duke a conquistar o prêmio. O primeiro foi Zion Williamson, em 2019. Além disso, a futura primeira escolha do recrutamento deste ano agora faz parte de um seleto clube. Afinal, apenas ele, Zion, Anthony Davis (2012, por Kentucky) e Kevin Durant (2007, por Texas) foram eleitos melhores jogadores do College como novatos, em 64 anos.
Após brilhar no basquete colegial, Flagg chegou ao College com muitas expectativas. Afinal, o jovem foi apontado, desde cedo, como um futuro astro da NBA. Em quadra, o ala mostrou todo o seu talento. O camisa 2, aliás, já possui o status de talento geracional.
Melhor jogador do College, Cooper Flagg deverá ser mais um novato de Duke no topo do Draft da NBA. Nos últimos cinco anos, dois atletas da universidade foram primeiras escolhas: Williamson (2019) e Paolo Banchero (2022).
Leia mais sobre Cooper Flagg!
- NBA está de olho em times de tank por Cooper Flagg
- Cooper Flagg alcança marca histórica no March Madness
- Draft 2025: Executivos da NBA analisam Cooper Flagg
Em 31 jogos na temporada regular do College, Flagg alcançou médias de 19,4 pontos, 7,6 rebotes, 4,2 assistências e 1,3 toco. Além disso, acertou 49,4% dos arremessos de quadra e quase 38% das bolas de três. Já no March Madness, seus números melhoraram: 19,5 pontos, 7,8 rebotes, 5,2 assistências, 1,8 toco e 43% nas bolas de três.
Na última semana, Flagg alcançou uma marca histórica no College. Na vitória por 100 a 93 contra Arizona, o ala de Duke mostrou porque é o maior talento da classe de 2025. Como de costume, o camisa 2 fez de tudo um pouco em quadra. Foi o cestinha do time, com 30 pontos. Além disso, acertou nove dos 19 arremessos de quadra, incluindo três bolas do perímetro.
Flagg ainda pegou seis rebotes, deu sete assistências e distribuiu três tocos. Assim, ele criou para os companheiros, pontuou de várias formas e defendeu muito bem. Ou seja, impactou Duke nos dois lados da quadra. A equipe, aliás, chegou ao Final Four e, portanto, segue na briga pelo título da temporada.
De acordo com a Stat Mamba, Cooper Flagg se tornou o primeiro jogador na história do College a atingir esses números em um jogo do March Madness. Isso demonstra o tamanho do feito alcançado pelo jogador de 18 anos.
Agradecimentos aos companheiros de time
Nas entrevistas, Cooper Flagg sempre mostra maturidade. Mesmo com todos os holofotes em sua direção, o futuro astro da NBA não se deixa tomar pela vaidade. Pelo contrário. Em conversa com AP, o ala falou que trabalha bastante para jogar em alto nível. Além disso, agradeceu aos companheiros e à comissão técnica de Duke pelo apoio.
“Eu me mantenho em um alto padrão, altas expectativas. Só porque sei quanto trabalho eu coloquei e quantas horas eu passei me esforçando. São essas expectativas de apenas confiar no que você faz e apenas fazê-lo no mais alto nível. Quanto às expectativas externas, eu realmente não poderia me importar menos”.
“Para mim, é mais sobre seguir as expectativas dos meus companheiros de equipe, meus treinadores, minha família. Todo mundo é humano. Ou seja, vou cometer erros. Eu não vou estar no meu melhor o tempo todo. Ainda bem que tenho grandes companheiros de equipe e ótimos treinadores ao meu lado. Enfim, eles sempre me apoiam”, finalizou.
Elogios do técnico e de astro da NBA
Ao final da partida contra Arizona, o técnico de Duke, Jon Scheyer, enalteceu o desempenho do novato. Segundo o treinador, Flagg protagonizou uma das melhores atuações vistas por ele no College.
“Para mim, parece que ele curte tudo isso. Ele fez o que tinha que fazer. Além disso, Cooper vai seguir em frente e focar no jogo contra Alabama. É isso que é ótimo sobre ele. Cooper não se deixa levar por tudo isso. Mas, sem dúvidas, essa foi uma das melhores performances do torneio que vi, seja como treinador ou atleta”.
“O que eu esperava dele era que assumisse a responsabilidade. Eu queria que Cooper fosse ele mesmo. E ele foi. O garoto tem uma ótima personalidade. Tranquilo, comunicativo e competitivo. Ele é tudo o que a gente precisa. Enfim, Cooper me impressiona o tempo todo, mas precisamos mais disso no sábado”, disse Scheyer.
Na última offseason, Flagg chamou a atenção nos treinos da seleção dos EUA que serviram de preparação para as Olimpíadas de Paris. Ele foi um dos atletas convidados e roubou a cena nas atividades. Além disso, ele impressionou os grandes astros da NBA. Confira o que Kevin Durant falou sobre o prodígio, eleito o melhor jogador do basquete colegial (high school) em 2024.
“Cooper é fantástico. Mais do que isso, é um garoto que só vai ficar melhor com mais experiência. Ele veio aqui e jogou como um veterano. Além disso, não deixou transparecer emoção, só profissionalismo. Esse é um bom sinal. Quando você tem 2,08m de altura, mas se move pela quadra como Cooper, e joga com os seus instintos, o céu é o limite. Estamos vendo só o começo. Enfim, eu acho que esse menino pode ser um dos melhores jogadores da NBA por uns 15 anos”, reconheceu o astro do Phoenix Suns.
Assine o canal Jumper Brasil no YouTube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA