Contratar Ben Simmons seria burrada para qualquer time

Em litígio com o 76ers, australiano ainda não jogou na atual temporada

contratar Ben Simmons Fonte: David Dow / AFP

Jogador mais envolvido em rumores de trocas na NBA, Ben Simmons terá seu futuro definido até 10 de fevereiro (trade deadline). A franquia que fechar uma troca pelo australiano irá adquirir um atleta com muitos problemas e cercado de incertezas. O armador do Philadelphia 76ers, que não entrou em quadra na atual temporada, vem de uma participação vexatória nos playoffs de 2021 e tem graves fragilidades em seu jogo. Fazer um esforço para contratar Ben Simmons seria burrada. Uma troca envolvendo o jogador só poderá ser boa para o 76ers. 

Por decisão própria, o armador de 25 anos não joga desde junho do ano passado, quando teve atuações muito criticadas na eliminação do 76ers diante do Atlanta Hawks. Simmons foi apático e se escondeu da responsabilidade nos momentos decisivos da pós-temporada. Ele não tentou um arremesso sequer no quarto decisivo dos jogos 2, 4, 5, 6 e 7 da eliminação para o Hawks. Além disso, Simmons teve o baixíssimo aproveitamento de 34% nos lances livres, totalizando 48 pontos desperdiçados. Isso levou a equipe de Atlanta a usar a estratégia de fazer faltas para levar o armador à linha de lances livres. Desde então, ele recebe muitas críticas duras, como a de Shaq, que, recentemente, o chamou de “bebê chorão e soft”.

Publicidade

Não há nada que faça valer a pena contratar Ben Simmons

Simmons mostrou diversas fragilidades técnicas e psicológicas na pós-temporada, quando ficou escancarada a sua queda de rendimento nos momentos decisivos. A atual temporada e a passada deveriam marcar o momento da explosão do jogador. Entretanto, o que aconteceu foi o contrário. Em 2021/2021, o armador teve o seu pior desempenho, tanto na fase regular quanto nos playoffs. Ele mostrou falta de poder de decisão e se encolheu nos momentos decisivos. Então, o que um time que quer brigar por playoffs poderia ganhar tendo Simmons? A resposta é simples e direta: NADA! 

Ele também não é o jogador ideal para que um bom time seja construído ao seu redor. Simmons chegou à NBA com muita expectativa, em 2016. Foi até comparado a LeBron James por suas características físicas e visão de jogo muito acima da média para um jogador da sua estatura (2,08m). Mas passados seis anos e quatro temporadas dele em quadra, o australiano não deu nenhum sinal de que poderia comandar um time. Inegavelmente, ele é um defensor de elite. No entanto, Simmons não mostrou liderança, força mental e nem constância. Além disso, por seus problemas no arremesso, o armador teria que compensar muito em outros aspectos para que uma equipe fosse formada ao seu redor.

Publicidade

76ers pode baixar pedida para alguma franquia apostar no armador 

Líder do Leste sob o comando do pivô Joel Embiid, o 76ers pode usar Simmons para tornar seu elenco ainda mais forte na corrida pelo título. Para isso, a franquia busca encontrar uma saída para conseguir algo bom em troca pelo armador e sonda o mercado desde meados de 2021. Mas não é por acaso que ainda não fechou uma negociação, mesmo com tantas franquias tendo interesse no atleta.

As fracas atuações de Ben Simmons nos playoffs fizeram seu valor diminuir e trouxeram uma enxurrada de críticas de todos os lados. Os fãs, especialistas, ex-jogadores e até mesmo pessoas da franquia foram duras ao falar sobre o desempenho dele. As palavras vindas de Joel Embiid, Doc Rivers e outros membros do 76ers fizeram com que ele não quisesse mais jogar pelo time da Philadelphia. Simmons se sentiu desrespeitado e, como não aconteceu uma troca na offseason, o jogador disse que não teria condições psicológicas de entrar em quadra. Desde então, ele apenas treina e não é visto como parte importante do “Processo” na Philadelphia, nem como um jogador de primeiro nível na liga.  

Publicidade

Franquias como Los Angeles Lakers, Sacramento Kings, Indiana Pacers, Detroit Pistons, Miami Heat, Minnesota Timberwolves, Toronto Raptors, Washington Wizards, entre outras, foram especuladas como possíveis destinos. Mas a pedida alta por parte do 76ers, somado ao salário alto e fase do jogador, impediram o negócio. Simmons tem um contrato válido até 2025. Nesse período, o australiano terá direito a US$146,7 milhões em salários.

Número de jogos e médias caíram nas últimas duas temporadas

Depois de postergar seu ano de calouro por conta de uma por lesão no pé, Simmons jogou 81 e 79 jogos, respectivamente, nas suas duas primeiras temporadas na NBA. Já nos anos seguintes, o armador teve alguns problemas físicos. Com isso, ele entrou em quadra 57 vezes na temporada 2019/2020 e 58 jogos em 2020/2021. No total da carreira, o armador tem médias de 15.9 pontos, 8.1 rebotes e 7.7 assistências, além de um aproveitamento de 56% nos arremessos de quadra e 59% nos lances livres. 

Publicidade

Na temporada passada, Simmons teve médias inferiores aos outros três primeiros anos de carreira: 14.3 pontos, 7.2 rebotes e 6.9 assistências. Com o fim de ciclo na Philadelphia, uma troca deve ser boa para o australiano, mas não há o que faça crer que contratar Ben Simmons seja positivo para o seu próximo time.

 

Leia mais!

Kings realmente desistiu de Ben Simmons?
Shaq detona Ben Simmons: “soft e bebê chorão”
Por Harden, Sixers planejaria adiar troca de Ben Simmons

Publicidade

Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA: 

Publicidade

Instagram
YouTube
Twitter
Canal no Telegram

Últimas Notícias

Comentários