Contratar Ben Simmons seria burrada para qualquer time

Em litígio com o 76ers, australiano ainda não jogou na atual temporada

contratar Ben Simmons Fonte: David Dow / AFP

Jogador mais envolvido em rumores de trocas na NBA, Ben Simmons terá seu futuro definido até 10 de fevereiro (trade deadline). A franquia que fechar uma troca pelo australiano irá adquirir um atleta com muitos problemas e cercado de incertezas. O armador do Philadelphia 76ers, que não entrou em quadra na atual temporada, vem de uma participação vexatória nos playoffs de 2021 e tem graves fragilidades em seu jogo. Fazer um esforço para contratar Ben Simmons seria burrada. Uma troca envolvendo o jogador só poderá ser boa para o 76ers. 

Continua após a publicidade

Por decisão própria, o armador de 25 anos não joga desde junho do ano passado, quando teve atuações muito criticadas na eliminação do 76ers diante do Atlanta Hawks. Simmons foi apático e se escondeu da responsabilidade nos momentos decisivos da pós-temporada. Ele não tentou um arremesso sequer no quarto decisivo dos jogos 2, 4, 5, 6 e 7 da eliminação para o Hawks. Além disso, Simmons teve o baixíssimo aproveitamento de 34% nos lances livres, totalizando 48 pontos desperdiçados. Isso levou a equipe de Atlanta a usar a estratégia de fazer faltas para levar o armador à linha de lances livres. Desde então, ele recebe muitas críticas duras, como a de Shaq, que, recentemente, o chamou de “bebê chorão e soft”.

Continua após a publicidade

Não há nada que faça valer a pena contratar Ben Simmons

Simmons mostrou diversas fragilidades técnicas e psicológicas na pós-temporada, quando ficou escancarada a sua queda de rendimento nos momentos decisivos. A atual temporada e a passada deveriam marcar o momento da explosão do jogador. Entretanto, o que aconteceu foi o contrário. Em 2021/2021, o armador teve o seu pior desempenho, tanto na fase regular quanto nos playoffs. Ele mostrou falta de poder de decisão e se encolheu nos momentos decisivos. Então, o que um time que quer brigar por playoffs poderia ganhar tendo Simmons? A resposta é simples e direta: NADA! 

Ele também não é o jogador ideal para que um bom time seja construído ao seu redor. Simmons chegou à NBA com muita expectativa, em 2016. Foi até comparado a LeBron James por suas características físicas e visão de jogo muito acima da média para um jogador da sua estatura (2,08m). Mas passados seis anos e quatro temporadas dele em quadra, o australiano não deu nenhum sinal de que poderia comandar um time. Inegavelmente, ele é um defensor de elite. No entanto, Simmons não mostrou liderança, força mental e nem constância. Além disso, por seus problemas no arremesso, o armador teria que compensar muito em outros aspectos para que uma equipe fosse formada ao seu redor.

Continua após a publicidade

76ers pode baixar pedida para alguma franquia apostar no armador 

Líder do Leste sob o comando do pivô Joel Embiid, o 76ers pode usar Simmons para tornar seu elenco ainda mais forte na corrida pelo título. Para isso, a franquia busca encontrar uma saída para conseguir algo bom em troca pelo armador e sonda o mercado desde meados de 2021. Mas não é por acaso que ainda não fechou uma negociação, mesmo com tantas franquias tendo interesse no atleta.

As fracas atuações de Ben Simmons nos playoffs fizeram seu valor diminuir e trouxeram uma enxurrada de críticas de todos os lados. Os fãs, especialistas, ex-jogadores e até mesmo pessoas da franquia foram duras ao falar sobre o desempenho dele. As palavras vindas de Joel Embiid, Doc Rivers e outros membros do 76ers fizeram com que ele não quisesse mais jogar pelo time da Philadelphia. Simmons se sentiu desrespeitado e, como não aconteceu uma troca na offseason, o jogador disse que não teria condições psicológicas de entrar em quadra. Desde então, ele apenas treina e não é visto como parte importante do “Processo” na Philadelphia, nem como um jogador de primeiro nível na liga.  

Continua após a publicidade

Franquias como Los Angeles Lakers, Sacramento Kings, Indiana Pacers, Detroit Pistons, Miami Heat, Minnesota Timberwolves, Toronto Raptors, Washington Wizards, entre outras, foram especuladas como possíveis destinos. Mas a pedida alta por parte do 76ers, somado ao salário alto e fase do jogador, impediram o negócio. Simmons tem um contrato válido até 2025. Nesse período, o australiano terá direito a US$146,7 milhões em salários.

Número de jogos e médias caíram nas últimas duas temporadas

Depois de postergar seu ano de calouro por conta de uma por lesão no pé, Simmons jogou 81 e 79 jogos, respectivamente, nas suas duas primeiras temporadas na NBA. Já nos anos seguintes, o armador teve alguns problemas físicos. Com isso, ele entrou em quadra 57 vezes na temporada 2019/2020 e 58 jogos em 2020/2021. No total da carreira, o armador tem médias de 15.9 pontos, 8.1 rebotes e 7.7 assistências, além de um aproveitamento de 56% nos arremessos de quadra e 59% nos lances livres. 

Continua após a publicidade

Na temporada passada, Simmons teve médias inferiores aos outros três primeiros anos de carreira: 14.3 pontos, 7.2 rebotes e 6.9 assistências. Com o fim de ciclo na Philadelphia, uma troca deve ser boa para o australiano, mas não há o que faça crer que contratar Ben Simmons seja positivo para o seu próximo time.

 

Leia mais!

Kings realmente desistiu de Ben Simmons?
Shaq detona Ben Simmons: “soft e bebê chorão”
Por Harden, Sixers planejaria adiar troca de Ben Simmons

Continua após a publicidade

Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA: 

Continua após a publicidade

Instagram
YouTube
Twitter
Canal no Telegram

Últimas Notícias

Comentários