A primeira partida de Joel Embiid pela seleção dos EUA nas Olimpíadas passou longe do que planejava. O astro até começou o jogo como titular, mas saiu de quadra cedo e só atuou por 11 minutos contra a Sérvia. O craque Nikola Jokic, enquanto isso, confirmou as expectativas como principal atleta do time europeu no duelo. Para Colin Cowherd, apesar do resultado final, o confronto mostrou a diferença entre ambos.
“Ver Steve Kerr ‘sacar’ Joel no início do jogo contra os sérvios foi, antes de tudo, bem ilustrativo. É o atleta mais consagrado de forma exagerada da liga. Vimos os minutos que esteve em quadra com Nikola e simplesmente não há comparação. A seleção dos EUA reuniu os melhores do mundo e ele é um encaixe horrível. Pois, sem ‘faltinhas’ e lances livres, não ajuda em nada”, disparou o famoso radialista.
Embiid anotou quatro pontos e dois rebotes durante a sua curta participação na vitória por 110 a 84. Foi o único jogador norte-americano, além disso, com parcial negativa enquanto esteve em quadra. Tratou-se, a princípio, de uma atuação muito diferente daquelas que protagoniza como líder do Philadelphia 76ers. Mas, para Cowherd, um possível fracasso do pivô na seleção só reflete o impacto que tem no Sixers.
“Joel acumula esses números e estatísticas nos jogos, mas a verdade está exposta nos resultados. Philadelphia só troca de técnicos e companheiros em torno dele. E, mesmo assim, ainda não conseguiu chegar a uma final de conferência em um fraco Leste. Isso sem contar que nunca jogou mais de 70 partidas em uma temporada. Em síntese, não se pode contar com esse cara”, criticou o comentarista.
Leia mais sobre Joel Embiid
- Torcida vaia Joel Embiid em estreia dos EUA nas Olimpíadas
- Ex-astro da NBA detona Sixers por liberar Joel Embiid para Olimpíadas
- “Eu sou o jogador mais odiado da NBA”, crava Joel Embiid
Comparação
Joel Embiid e Nikola Jokic são alvo de comparações desde muito antes da estreia dos EUA nas Olimpíadas. São considerados os dois melhores pivôs da liga, embora tenham estilos de jogo bem diferentes. No entanto, para Cowherd, o paralelo é cada vez mais descabido. O primeiro jogo dos estadunidenses nos Jogos mostrou dois atletas que não poderiam estar mais distantes.
“Nikola ‘empatou’ com a seleção dos EUA. Enquanto esteve em quadra, o placar do jogo foi 81 a 81. Joel, por outro lado, foi o único atleta norte-americano com parcial negativa nos minutos em que jogou. Ele vai ser hostilizado pelos torcedores franceses no torneio inteiro, pois recusou atuar com a França. A parte boa disso tudo é que nós já podemos parar de tentar comparar os dois”, cravou o radialista.
Cowherd acredita que, depois que tudo o que viu até agora, o Team USA não chamaria Embiid se pudesse voltar no tempo. Ou já estaríamos ouvindo rumores, se fosse uma temporada da NBA. “A minha única pergunta diante disso é: nós podemos fazer trocas durante as Olimpíadas? Nikola faz todos em torno dele melhores, enquanto Joel atrapalhou tudo o que a nossa seleção tenta”, completou.
MVP da temporada
A rivalidade entre Embiid e Jokic ganhou tração nos últimos anos, quando foram os dois principais candidatos a MVP da temporada em anos seguidos. O sérvio conquistou três prêmios, mas, na “disputa direta”, cada um ganhou uma vez. Isso pode ser um sinal de equilíbrio, mas, para Cowherd, não é bem assim. O único motivo pelo qual o astro do Sixers venceu um troféu foi um “desejo” dos votantes.
“Os votos da mídia em Joel para MVP foram um voto anti-Nikola. Afinal, a liga não queria dar o terceiro prêmio seguido para o mesmo atleta. Mas não há dúvidas sobre quem é o melhor e mais valioso jogador entre os dois. Com folgas, aliás. A mídia, cada vez mais, escolhe as histórias legais sobre a verdade. Mas, nessa partida, o que vimos em quadra foi a verdade”, concluiu Cowherd.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA