Com triplo-duplo de Georginho, São Paulo bate Caxias do Sul pelo NBB
A rodada deste domingo (13) do NBB contou com a realização de três partidas, todas elas realizadas no Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, em São Paulo.
O destaque ficou por conta de mais uma vitória do São Paulo, vice-líder da competição. A vítima da vez foi o Caxias do Sul, agora lanterna do NBB 13. Eleito MVP da última temporada, o armador Georginho foi o destaque com um triplo-duplo, o segundo dele na atual campanha.
Completando a rodada tivemos ainda a grande vitória de Brasília sobre Franca e o terceiro triunfo seguido do Pinheiros, desta vez contra o Cerrado Basquete.
(1-8) Caxias do Sul 89 x 109 São Paulo (8-1)
https://www.youtube.com/watch?v=GCOEb5uw3mQ
Em grande fase, o vice-líder São Paulo fez mais uma grande apresentação no NBB. Avassalador, o tricolor do Morumbi atropelou o Caxias do Sul por 109 a 89 e conquistou a quinta vitória seguida na competição.
O São Paulo definiu os rumos da partida logo no primeiro tempo, quando foi para o intervalo com uma vantagem de 28 pontos: 59 a 31. Na segunda metade de jogo, o tricolor só administrou o placar.
O armador Georginho fez uma exibição de gala e alcançou o segundo triplo-duplo nesta temporada. O camisa 14 são-paulino marcou 20 pontos, pegou dez rebotes e distribuiu dez assistências, em 31 minutos em quadra. O pivô Lucas Mariano também se destacou na partida ao anotar 20 pontos, em 22 minutos.
Pelo time gaúcho, destaque para o ala-pivô Túlio da Silva, cestinha do duelo, com 23 pontos. Ele ainda pegou oito rebotes e distribuiu quatro assistências. Com a derrota, o Caxias do Sul é o novo lanterna do NBB 13.
(6-3) Franca 90 x 93 Brasília (2-8)
https://www.youtube.com/watch?v=p0CE3E97uVM
O Brasília deixou a lanterna do NBB e voltou a vencer depois de seis partidas. O time candango contou com um grande volume de bolas de três pontos (15 cestas) e bateu Franca por 93 a 90.
A equipe da capital federal liderou a partida de ponta a ponta, mas levou um susto quando o time francano se aproximou do placar depois do acerto de dois arremessos do perímetro nos dez segundos finais.
Três atletas do Brasília tiveram uma grande atuação. O ala norte-americano Eric Laster foi o cestinha da equipe, com 20 pontos. Ele ainda acertou quatro bolas de três pontos. O ala-pivô Diego Conceição, melhor jogador do time nesta edição do NBB, contribuiu com 19 pontos, seis rebotes e dois tocos. Por fim, o outro norte-americano de Brasília, Sammy Yeager, anotou 16 pontos e pegou oito rebotes.
Pelo Franca, os destaques foram o ala-pivô Lucas Dias, cestinha do duelo, com 21 pontos, e o ala André Góes, que anotou 18 pontos, pegou nove rebotes e deu dois tocos. Já o pivô Guilherme Hubner e o armador Elinho alcançaram o duplo-duplo. O primeiro após marcar 16 pontos e pegar dez rebotes, enquanto o segundo anotou dez pontos e distribuiu 11 assistências. O técnico Helinho não pode contar com o jovem ala-pivô Márcio, que testou positivo para Covid-19.
(3-6) Pinheiros 80 x 77 Cerrado Basquete (1-8)
Gabriel Campos, destaque da vitória do @ClubePinheiros sobre o @CerradoBasquete falou para o @jumperbrasil!#NossoBasquete pic.twitter.com/RA9zJ7uYRp
Publicidade— Antonio Carlos Jr (@Ton_Gunner) December 13, 2020
O Pinheiros segue embalado no NBB. O time da capital paulista alcançou o terceiro triunfo seguido na competição ao bater o Cerrado Basquete, de virada, por 80 a 77.
O destaque da partida foi o jovem armador Gabriel Campos. O atleta de 19 anos, do Pinheiros, foi o cestinha do duelo, com 27 pontos. Ele ainda contribuiu com cinco assistências e cinco arremessos do perímetro convertidos. O ala-armador Gustavo Basílio também teve uma boa atuação. Ele anotou 17 pontos e acertou cinco bolas do perímetro. Já o ala Humberto contribuiu com 14 pontos, seis rebotes e dois tocos. Importante na defesa, o veterano pivô Guilherme Teichmann pegou 13 rebotes e distribuiu quatro assistências, em 29 minutos em quadra.
Pelo Cerrado, vale destacar o ala-armador norte-americano JC Fuller, que anotou 15 pontos e pegou oito rebotes, e o pivô Douglas Nunes, que anotou 15 pontos e angariou sete rebotes.
Classificação
1- Flamengo: nove vitórias e uma derrota
2- São Paulo: oito vitórias e uma derrota
3- Minas: sete vitórias e uma derrota
4- Bauru e Paulistano: seis vitórias e duas derrotas
6- Franca: seis vitórias e três derrotas
7- Fortaleza Basquete Cearense: cinco vitórias e três derrotas
8- Unifacisa: cinco vitórias e cinco derrotas
9- Mogi: três vitórias e quatro derrotas
10- Corinthians: três vitórias e cinco derrotas
11- Pinheiros: três vitórias e seis derrotas
12- Pato Basquete: três vitórias e sete derrotas
13- Campo Mourão: duas vitórias e seis derrotas
14- Brasília: duas vitórias e oito derrotas
15- Cerrado e Caxias do Sul: uma vitória e oito derrotas
Jogos da semana
14/12 (segunda-feira): Fortaleza Basquete Cearense x Mogi (17h – DAZN)
15/12 (terça-feira): Franca x Caxias do Sul (17h – DAZN), Campo Mourão x Bauru (17h30), São Paulo x Cerrado Basquete (20h – ESPN)
16/12 (quarta-feira): Mogi x Minas (17h)
17/12 (quinta-feira): Paulistano x Campo Mourão (15h – DAZN)
18/12 (sexta-feira): Brasília x Flamengo (20h – DAZN)
19/12 (sábado): Unifacisa x Franca (11h – YouTube da Unifacisa), Minas x São Paulo (16h – TV Cultura e Facebook do NBB), Fortaleza Basquete Cearense x Pinheiros (19h – DAZN)
20/12 (domingo): Caxias do Sul x Campo Mourão (13h), Brasília x Pato Basquete (16h) e Cerrado Basquete x Flamengo (19h – DAZN)
- Os jogos entre Minas x Corinthians (14/12) e Corinthians x Fortaleza Basquete Cearense (16/12) não serão realizados porque oito atletas do time paulista testaram positivo para a Covid-19. Pelo regulamento do NBB, nenhuma partida da competição poderá ser adiada ou remarcada em razão de casos do novo coronavírus. Com isso, os adversários do Corinthians vencerão as partidas por (20 a 0), configurando um WO técnico.