O brasileiro Gui Santos convive com rumores de troca na NBA desde quando pisou em quadra pela primeira vez na liga. Aliás, é algo muito comum para quase 100% dos jogadores. Mas, agora, ele está em sua melhor fase na carreira pelo Golden State Warriors. Ele somou 16 pontos e dois roubos de bola na derrota para o Detroit Pistons por 131 a 124 nessa sexta-feira (30).
Gui Santos vinha de seu melhor jogo na atual campanha, quando também fez 16 pontos sobre o Utah Jazz, enquanto ganha mais tempo de quadra no time de San Francisco. Mas com tantos rumores de que o Warriors é candidato a fazer negócio por Giannis Antetokounmpo, grandes sequências podem ser boas e ruins ao mesmo tempo.
Isso porque Santos não estaria totalmente no radar do Milwaukee Bucks até então. Mas vale lembrar que o time de Milwaukee gostava do jogador. Em entrevista ao Jumper Brasil no Draft de 2022, inclusive, havia a dúvida por parte do jogador se estava indo para o Bucks ou Warriors.
Mas uma troca, agora, pode mudar ainda mais sua carreira na liga.
Desde que perdeu Jimmy Butler pelo resto da temporada da NBA, a equipe deu a Gui Santos muito mais regularidade e ele vem sendo um dos principais reservas. Aliás, ele foi titular em três jogos só no mês de janeiro.
Leia mais
- Boletim de rumores e trocas da NBA (31/01/2026)
- NBA: Warriors prepara grande oferta por Giannis Antetokounmpo
- Lakers e Cavaliers estariam perto de troca na NBA
No entanto, com um jogador do nível de Giannis na NBA, eventualmente chegando em troca, Gui Santos poderia ter menos minutos que faz hoje. De acordo com os rumores, o Bucks levaria Jonathan Kuminga, Butler, além de várias escolhas de Draft.
Mas performances como as recentes costumam chamar a atenção mais do que o normal. Por isso, pode ser bom e ruim ao mesmo tempo para o ala. Segundo alguns dos boatos, Santos poderia entrar no negócio ao lado de Butler e Kuminga, enquanto Kyle Kuzma, Thanasis Antetokounmpo e, claro, Giannis, iriam para o Warriors.
De novo, é claro que são só rumores. Mas o fato de que a trade deadline acontece na próxima quinta-feira (5), é inegável que trocas passam pela cabeça de jogadores da NBA.
Gui Santos tem contrato expirante, o que complica ainda mais. Se a troca de Giannis com o Bucks não acontecer, existe uma chance real de que ele siga no Warriors depois de ser agente livre. Mas, ao mesmo tempo, suas performances o colocam no radar da liga.
Nos útlimos quatro jogos, Santos faz médias de 12.5 pontos, 5.0 rebotes, 2.3 assistências, 1.3 roubo de bola e 1.0 toco, com 40% em três pontos (seis em 15). Tudo isso, em cerca de 23.5 minutos.
Ou seja, são números muito respeitáveis, que fazem com que os “olhos” da liga o observem mais de perto.
Gui Santos vai sair em troca?
É claro que Santos é querido no Warriors. Seja por torcedores, colegas ou pelo técnico Steve Kerr, todo mundo ama sua garra, seu nível de entrega. Então, com mais minutos, ele vem produzindo muito mais do que só “o cara que vai lá e luta por todos os rebotes de ataque”.
Produzindo nos dois lados da quadra, Gui Santos vira alvo de troca na NBA como qualquer jogador que tenha destaque. É mais comum do que você imagina.
Há um ano, Luka Doncic era um dos poucos astros “intocáveis” na liga. Então, mesmo assim, ele foi em troca do Dallas Mavericks para o Los Angeles Lakers.
O que faz de Santos um nome a ser observado em uma eventual troca por Giannis é uma soma de fatores:
- Produção recente
- Ser um jogador muito profissional e ético
- Ter contrato expirante
- Reconhecido por dar segundas chances ao time nos rebotes de ataque
- Possibilidade de Golden State entregar ao Bucks o que for pedido
Por outro lado, pode partir do próprio Warriors o pedido para ele ficar. O time gosta muito dele por vários pontos, como já citamos. Mas os rumores apontam que Golden State vai dar as escolhas de 2026, 2028, 2030 e 2032, além de swaps. Ou seja, inversões de picks nos outros anos.
Tudo isso evidencia um “desespero” da direção para dar a Stephen Curry mais um título da NBA antes de sua aposentadoria. E é normal que isso aconteça, pois o camisa 30 é o grande nome da franquia e pensar em uma “passagem de bastão” para Antetokounmpo não está fora da realidade.
Siga nossas redes sociais
Todas as informações da NBA estão nas redes sociais do Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Confira todo o nosso conteúdo, mas não se esqueça de seguir a gente por lá.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA
Fonte: Reprodução / X

