Tiago Splitter jogou apenas uma partida e dez minutos nesta temporada, mas isso está muito perto de mudar. O técnico do San Antonio Spurs, Gregg Popovich, finalmente recebeu boas notícias sobre o pivô brasileiro e confirmou que sua volta às quadras pode acontecer a partir desta terça-feira, quando os atuais campeões visitam o Utah Jazz.
Desde a pré-temporada, Splitter vem sofrendo com uma insistente contratura na panturrilha direita. Chegou-se a suspeitar que o problema fosse causado por inflamação em um nervo das costas, mas a possibilidade já foi descartada. Pela gravidade do problema, Popovich afirmou que ele deve retornar atuando por “minutos bem limitados”.
Boris Diaw e Aron Baynes assumiram a lacuna deixada pelo brasileiro na rotação e, embora o Spurs esteja se saindo bem em sua ausência, a volta do pivô é considerada de fundamental importância para a defesa do título. “Tiago defende bem, pega rebotes e pode pontuar com eficiência. Ele é uma grande parte do que fizemos no último ano”, sintetizou Kawhi Leonard.
Primeiro brasileiro campeão da NBA, Splitter está iniciando sua quinta temporada e tem 260 partidas disputadas com a franquia texana. Cinquenta e nove delas aconteceram na última campanha, quando ele acumulou médias de 8.2 pontos, 6.2 rebotes e mais de 52% de aproveitamento nos arremessos de quadra.