Está no ar a Coluna Baloncesto de 22/05/2021, enfatizando os acontecimentos envolvendo os clubes espanhóis, que formam a liga de basquete mais forte do mundo sob as regras da FIBA e cuja seleção masculina é a atual campeã mundial.
Apenas uma vaga em aberto para os playoffs da Liga ACB, que pode ter rebaixamento inédito; Liga LEB Oro na reta final; a armada espanhola na NBA fica restrita a dois jogadores.
EUROLIGA
A Euroliga, principal competição de basquete do continente europeu terá sua fase final na Lanxess Arena, em Colonia, na Alemanha. Nas semifinais, marcadas para o dia 28, o Barcelona, primeiro colocado na temporada regular, terá pela frente o Olimpia Milano-ITA. Se vencer, o time catalão decide o título no dia 30, contra o ganhador de CSKA-RUS x Anadolu Efes-TUR.
Liga ACB
A uma rodada do fim, Real Madrid, Barcelona, Tenerife, Valencia, Baskonia, San Pablo Burgos e Joventut Badalona já estão garantidos nos playoffs. Unicaja Málaga, Andorra e Gran Canaria brigam pela última vaga no mata-mata. Por outro lado, o Gipuzkoa já está rebaixado. O outro será Bilbao ou Estudiantes, que folga na jornada derradeira e jamais ficou fora da elite do campeonato espanhol.
LIGA LEB ORO
A segunda fase teve os seguintes resultados pela última rodada: Breogán 85 x 81 Almansa, Palencia 76 x 66 Alicante, Coruña 90 x 92 Castelló, Valladolid 85 x 73 Palma e Oviedo 78 x 83 Granada.
Os resultados definiram a classificação aos playoffs: Granada e Breogán terminaram com 13 vitórias e cinco derrotas, seguidos por Castelló e Coruña (12v – 6d). Oviedo e Alicante (9v – 9d) apareceram em seguida. O Palma (8v – 10d) fechou o G-7. Valladolid (7v – 11d), favorito ao acesso antes de o campeonato começar, Palencia (4v – 14d) e Almansa (3v – 15d) estão eliminados.
Nos playoffs jogam Granada x Murcia (primeiro colocado no Grupo da Permanência), Breogán x Palma, Castelló x Alicante e Coruña x Oviedo.
NBA
Cinco jogadores espanhóis estão na temporada 2020/2021: os pivôs Marc Gasol (Los Angeles Lakers), Serge Ibaka (Los Angeles Clippers) e Willy Hernangómez (New Orleans Pelicans), o armador Ricky Rubio (Minnesota Timberwolves) e o ala-pivô Juancho Hernangómez (Minnesota Timberwolves), este último o único a não trocar de equipe.
Com o fim da temporada regular, apenas Gasol e Ibaka seguem na briga pelo título.
Veja as médias de cada jogador até o momento (com colaboração de @BrasilAD):
Marc Gasol: 5,0 pontos; 4,1 rebotes; 2,1 assistências (piorou em relação à semana anterior)
Serge Ibaka: 11,1 pontos; 6,7 rebotes; 1,8 assistências (igual em relação à semana anterior)
Willy Hernangómez: 7,8 pontos; 7,1 rebotes; 1,1 assistência (melhorou em relação à semana anterior)
Ricky Rubio: 8,6 pontos; 3,2 rebotes; 6,4 assistências (piorou em relação à semana anterior)
Juancho Hernangómez: 7,2 pontos; 3,9 rebotes; 0,7 assistências (igual em relação à semana anterior)