O ala Ryan Gomes não faz mais parte do elenco do Los Angeles Clippers. A franquia fez uso de sua cláusula de anistia na noite desta terça-feira para dispensar o atleta de 29 anos. Com isso, o seu contrato, que prevê o pagamento de mais US$4 milhões em salários até julho de 2013, foi retirado da folha salarial da equipe. O jogador receberá o salário normalmente.
A movimentação não era esperada e aconteceu unicamente para viabilizar a contratação de Grant Hill. Segundo Broderick Turner, do jornal Los Angeles Times, os dirigentes angelinos ainda tentaram trazer o veterano por meio de uma troca com o Phoenix Suns por Gomes, mas não houve interesse.
Com a anistia do ala, ficou definido que Hill assinará vínculo de duas temporadas com o Clippers. Seu salário será pouco inferior a US$4 milhões no período.
Gomes tem sete temporadas de experiência na NBA e agora ficará exclusivamente disponível por um pequeno espaço de tempo para ofertas de times abaixo do teto salarial. Em 482 jogos disputados na carreira, ele anotou médias de 10.2 pontos, 4.6 rebotes e 44.5% de acerto nos arremessos de quadra.