Chegou ao fim a nona rodada da fase regular da temporada 2019/20 da EuroLiga, com destaque para as impressionantes vitórias do Barcelona, que reassumiu a liderança da competição após derrotar o Fenerbahçe, e do Real Madrid, que amassou o Khimki e pulou para a sexta posição.
O MVP da rodada foi o armador Nick Calathes, destaque do Panathinaikos no triunfo contra o Zalgiris Kaunas, na Lituânia. O jogador grego saiu de quadra com 19 pontos, 12 assistências, cinco rebotes, cinco bolas do perímetro convertidas e + 32 de eficiência.
Barcelona 89 x 63 Fenerbahçe
Jogando diante de pouco mais de seis mil torcedores no Palau Blaugrana, o Barcelona atropelou o Fenerbahçe, gigante turco que faz uma EuroLiga bem abaixo do esperado, por 89 a 63 e reassumiu a liderança da competição. O ala Cory Higgins foi o destaque do time catalão e cestinha da partida, com 22 pontos. Pelo Fener, que vive uma péssima fase, o único jogador a passar dos dois dígitos em pontos (12) foi o pivô francês Joffrey Lauvergne.
ASVEL 84 x 90 Anadolu Efes
O Anadolu Efes foi até o Astroballe, venceu o ASVEL por 90 a 84 para seguir entre os líderes da competição e, de quebra, derrubou a invencibilidade do time francês em Villeurbanne. Mais uma vez, os armadores foram os destaques do time turco. Shane Larkin foi o cestinha do duelo, com 19 pontos. Rodrigue Beaubois e Vasilije Micic contribuíram com 16 pontos cada. Pela equipe francesa, a principal figura em quadra foi o pivô Tonye Jekiri, que anotou 12 pontos e pegou cinco rebotes.
Olimpia Milano 92 x 88 Maccabi Tel Aviv
O terceiro time na liderança é o Olimpia Milano. Jogando em casa, no Mediolanum Forum, a equipe italiana bateu o até então líder Maccabi Tel Aviv por 92 a 88. Com 20 pontos e sete rebotes, o veterano Luis Scola foi o grande destaque do time de Milão. Outro que teve grande atuação foi o armador espanhol Sergio Rodríguez, que alcançou o duplo-duplo: 18 pontos e 11 assistências. Pelo time israelense, a principal figura em quadra foi o armador Scottie Wilbekin, cestinha do duelo com 28 pontos (sete bolas do perímetro convertidas).
Real Madrid 104 x 76 Khimki
Jogando diante de quase nove mil pessoas, no WiZink Center, o Real Madrid foi impiedoso contra o Khimki, até então um dos líderes da EuroLiga. Graças a uma grande atuação coletiva, a equipe merengue venceu por 104 a 76 e se aproximou dos primeiros colocados da competição. Cinco atletas do Real anotaram 13 ou mais pontos. O cestinha foi o ala-pivô Anthony Randolph, com 19 pontos. O armador Facundo Campazzo e o pivô Walter Tavares contribuíram com 15 pontos cada, enquanto o ala-armador Jaycee Carroll e o pivô Jordan Mickey anotaram 13 pontos cada. Pelo Khimki, o maior pontuador (14) foi o armador Chris Kramer.
Zalgiris Kaunas 85 x 86 Panathinaikos
Alba Berlin 93 x 80 Estrela Vermelha
Bayern Munique 85 x 82 Olympiacos
Valencia 94 x 90 Zenit
Baskonia 80 x 70 CSKA Moscou
Classificação
1º Barcelona, Anadolu Efes e Olimpia Milano: sete vitórias e duas derrotas
4º Maccabi Tel Aviv, CSKA Moscou, Real Madrid e Khimki: seis vitórias e três derrotas
8º Panathinaikos e ASVEL: cinco vitórias e quatro derrotas
10º Baskonia e Bayern Munique: quatro vitórias e cinco derrotas
12º Zalgiris Kaunas, Olympiacos, Alba Berlin e Valencia: três vitórias e seis derrotas
16º Estrela Vermelha, Fenerbahçe e Zenit: duas vitórias e sete derrotas
Estatísticas
Melhor ataque: Maccabi Tel Aviv = 773 pontos (85,8 de média)
Pior ataque: ASVEL = 634 (70,4 de média)
Melhor defesa: CSKA Moscou = 662 (73,5 de média)
Pior defesa: Alba Berlin = 783 (87 de média)
Melhor saldo: Maccabi Tel Aviv = +95
Pior saldo: Zenit = -91
Mais pontos em um quarto: 38 = Zenit
Menos pontos em um quarto: 6 = Fenerbahçe
Mais pontos até o intervalo: 65 = Real Madrid
Menos pontos até o intervalo: 21 = Fenerbahçe
Mais pontos em um jogo: 106 = Anadolu Efes
Menos pontos em um jogo: 56 = Fenerbahçe, ASVEL e Bayern Munique
Maior diferença de pontos: 41 = Bayern Munique 104 x 63 ASVEL
Maior pontuador em um só jogo: 39 = Nando De Colo (Fenerbahçe) e Ioannis Papapetrou (Panathinaikos)
Cestinha por pontos: Alexey Shved (Khimki) = 182
Cestinha na média: Nando De Colo (Fenerbahçe) = 20,8
Melhor reboteiro: Tonye Jakiri (ASVEL) = 97 (10,7 de média)
Melhor assistente: Nick Calathes (Panathinaikos) = 86 (9,5 de média)
Próxima rodada
21/11 (quinta-feira) – Zalgiris Kaunas x Estrela Vermelha (15h, transmissão do DAZN), Alba Berlin x Olympiacos (16h, transmissão do DAZN), Olimpia Milano x Anadolu Efes (16h45), Valencia x Khimki (17h)
22/11 (sexta-feira) – Bayern Munique x Panathinaikos (16h30, transmissão do DAZN), ASVEL x Fenerbahçe (16h45, transmissão do DAZN), Barcelona x Maccabi Tel Aviv (17h, transmissão do DAZN), Real Madrid x CSKA Moscou (17h, transmissão do DAZN), Baskonia x Zenit (17h)
Quer acompanhar o melhor do basquete europeu? O DAZN transmite vários jogos da Euroliga por semana. Primeiro serviço de streaming esportivo no país, o DAZN está disponível para degustação durante um mês. Você preenche os dados e instantes depois o conteúdo já está liberado para você acompanhar no computador, no celular, no tablet ou até no console do videogame. Durante 30 dias você terá acesso a todos os eventos da plataforma. Grátis!
Assinando o DAZN, você também poderá acompanhar o NBB, a Premier League, o Campeonato Francês, o Campeonato Italiano, a final da Copa Sul-Americana, a Libertadores feminina, a MLS, a Liga Americana de futebol, o Campeonato Japonês, e muito mais. Assine já!