“Aproveitem para vencer o Clippers agora”, avisa técnico Tyronn Lue

Treinador admite problemas de adaptação com James Harden, mas garante que time vai ter sucesso

clippers técnico tyronn lue Fonte: Glenn James / AFP

A chegada de James Harden marcou o início de um novo capítulo para o Los Angeles Clippers. Mas, até agora, essa história é marcada por derrotas. O time perdeu os seus quatro jogos depois da estreia do astro. Ele ainda não ganhou pela nova equipe e, como resultado, os angelinos amargam a 11a posição do Oeste. O técnico Tyronn Lue vê o Clippers viver um processo normal de adaptação com o novo reforço.

“Para começar, eu acho que James está se esforçando demais para encaixar. E isso é um problema que eu preciso resolver. Afinal, estamos falando de um cara que liderou a liga em assistências nas últimas temporadas. Ele é incrível criando jogadas a partir de pick-and-rolls. Temos que permitir, então, que seja esse jogador. Mas, por enquanto, ainda está bem tímido”, avaliou o treinador, após o revés para o Memphis Grizzlies.

Timidez, realmente, tem sido uma palavra bem comum para descrever os desempenhos de Harden pelo Clippers. O armador, a princípio, tenta monopolizar um pouco menos a posse de bola atuando ao lado de Kawhi Leonard, Paul George e Russell Westbrook. A falta de agressividade leva não só a atuações discretas, mas a erros atípicos. Lue, no entanto, não tem dúvidas de que o time angelino vai “decolar” com o craque.

Publicidade

“Eu vi algumas coisas positivas, mas precisamos seguir melhorando. Não podemos ficar piores do que mostramos até agora, então vamos evoluir. Garanto que está tudo bem e vamos ser ótimos em breve. Por isso, os outros times que tirem vantagem enquanto dá. Aproveitem para nos vencer agora, pois vamos ser muito bons. Vai dar certo”, avisou o esperançoso ex-armador.

Leia mais sobre o Los Angeles Clippers

No comando

Tyronn Lue, enquanto técnico, fez o seu papel para tentar criar uma coesão no Clippers nos últimos dias. Ele revelou que teve uma conversa com os atletas para explicar esse momento de várias mudanças na equipe. O time, para resumir, abdica de um sistema mais dinâmico e com múltiplos ballhandlers para centralizar o jogo ofensivo em Harden. Ou seja, tímido ou não, o recém-chegado está no comando.

Publicidade

“Nós tivemos uma reunião com o elenco inteiro em que esclarecemos os nossos planos. Todos já entenderam que o jogo vai fluir através de James, operando em pick-and-rolls e criando linhas de passe. Então, agora, eu espero que ele esteja mais confortável para ser o jogador que sempre foi. Mas, mesmo assim, eu entendo que não queira ‘atropelar’ ou atrapalhar ninguém”, justificou o treinador.

Muitos torcedores e analistas questionam a mudança radical no estilo do time por causa de um atleta. Mas Lue acredita que qualquer coisa diferente não faria sentido. “James tem muito respeito por Paul, Kawhi e Russell porque eles já estavam aqui. Eu entendo isso. Mas trouxemos James porque queremos que entregue o que pode. Esse é o meu desafio nesse momento”, concluiu o comandante.

Publicidade

Confiança

O problema do Clippers começa por Harden, mas não está em só um atleta. Afinal, todos ganham e perdem juntos. O novo reforço atua com a bola nas mãos há uma década e, ao mesmo tempo, os outros atletas precisam adaptar-se a menos posses. Além disso, vale lembrar que o seu encaixe com Westbrook não deu certo no Houston Rockets. Leonard vê o elenco em um processo coletivo de ajuste, mas não perde a confiança.

Publicidade

“Eu estou confiante, pois sinto que ainda estamos aprendendo uns sobre os outros. Não só os jogadores entre si, mas também os técnicos. No entanto, nós já vimos algumas coisas positivas nos últimos jogos. Estivemos na frente em alguns instantes, mas não conseguimos manter as vantagens. Assim que acharmos as soluções e entrosamento, nada vai nos parar”, ponderou o experiente ala.

Leonard reforça que qualquer processo e mudanças acarretam as dificuldades iniciais. A superação vem do alinhamento e foco no que une todos: o resultado final. “Temos que seguir trabalhando e, mais do que isso, manter a confiança em nosso potencial. Afinal, não existem respostas mágicas. Todos precisam motivar uns aos outros para não perdermos o objetivo de vista”, sentenciou.

Publicidade

Leia mais sobre James Harden

Números

Como os resultados sinalizam, os números de Harden em seus últimos quatro jogos são pavorosos. De deixar o técnico Tyronn Lue, se fosse em uma situação diferente, pronto para realizar mudanças no Clippers. O time anota 102,0 pontos por 100 posses de bola com o armador em quadra, enquanto sofreu absurdos 127,7 pontos. George, no entanto, reforça que o problema da equipe não pode ser individualizado.

“James está acostumado a ter todas as posses de bola e orquestrar cada lance dos seus times. Por isso, eu entendo que seja duro adaptar-se quando não possui esse volume. Mas ele está trabalhando para encaixar-se conosco. Aliás, esse é um desafio de todos nesse momento. Cada um de nós tenta achar o seu espaço e, assim, entender como ser nós mesmos nessa nova formação”, concluiu o astro.

Publicidade

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Publicidade

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Últimas Notícias

Comentários