Trinta e seis anos de idade, dezoito temporadas e mais de 1.300 partidas disputadas na NBA. LeBron James é um exemplo raro de longevidade no esporte contemporâneo e o atual MVP da liga, Giannis Antetokounmpo, quer conhecer o segredo que converteu o rival em um fenômeno no basquete mundial. O astro do Milwaukee Bucks admite que o ídolo do Los Angeles Lakers é um espelho para trilhar uma carreira brilhante e longeva.
“É extremamente interessante para mim como LeBron ainda está em uma das melhores formas física de sua vida no 18o ano de sua carreira profissional. É fascinante como ele pode continuar sendo o melhor jogador do planeta após tanto tempo. Para mim, isso é realmente curioso – e eu quero saber como fazer isso. Eu quero saber o seu segredo”, afirmou o craque grego, fã declarado do veterano, em entrevista ao jornal The Day.
Os números já citados, vale ressaltar, não dão real ideia da longevidade atuando em alto nível de LeBron, além de sua resistência física. Além das 1.300 partidas em temporadas regulares, ele classificou-se para nove finais da NBA e ganhou as medalhas de ouro nas Olimpíadas de Pequim-2008 e Londres-2012. Mais do que apenas entrar em quadra, ele foi competitivo e venceu em todos os níveis que se dispôs a jogar.
“LeBron tem sido incrivelmente consistente por 18 anos. Sempre estava lá, competitivo. Sempre aparece, sempre decisivo. É um jogador inacreditável. Ele recebe muito crédito por isso, obviamente, mas acho que deveria ganhar ainda mais. Fazer isso, apresentar esse nível de performance, por 18 anos é extremamente difícil, cara!”, exclamou o ala europeu, candidato a ser o primeiro tri-MVP da NBA desde Larry Bird, nos anos 1980.
Também postulante ao prêmio de jogador mais valioso da temporada, LeBron possui médias de 25.8 pontos, 8.0 rebotes e 7.8 assistências em 34.6 minutos de ação. Ele contrariou a idade e narrativa de possível cansaço ao ser o atleta que teve maior média de minutos jogados no mês de fevereiro.