A bruxa está realmente à solta na NBA: o ala Andre Roberson é mais um atleta que está lesionado pelo restante da temporada. De acordo com Adrian Wojnarowski, da ESPN, o titular do Oklahoma City Thunder sofreu uma ruptura do tendão patelar da perna esquerda na noite deste sábado, durante a vitória da equipe sobre o Detroit Pistons, e precisará passar por cirurgia no local.
A lesão aconteceu no terceiro período da partida, quando o jogador de 26 anos se preparava para saltar e completar uma ponte aérea. No impulso para o salto, sua perna esquerda reagiu de forma “pouco natural” e ele não conseguiu sair do chão. Já sem conseguir levantar e sentindo a gravidade do problema, o especialista defensivo rastejou para fora de quadra em dor (vídeo abaixo).
Roberson foi examinado em quadra por vários médicos antes de ser removido de maca. Uma lesão de tamanha gravidade nunca é esperada, mas pode ter sido causada por uma fragilidade pré-existente: o ala havia sido desfalque por oito partidas na virada do ano, por conta de uma tendinite patelar na perna esquerda. Esse era seu quinto jogo retornando do afastamento.
“Andre, certamente, é uma perda gigante para nós. Todos puderam perceber isso desde que ele retornou de contusão, com o que tem sido capaz de fazer no lado defensivo da quadra para nossa equipe. E ele também encontrou formas de ser realmente eficaz no ataque recentemente”, avaliou o técnico Billy Donovan após a partida, já prevendo um afastamento em longo prazo.
https://www.youtube.com/watch?v=rtcYErCa98M
O craque Carmelo Anthony, que chegou aos 25 mil pontos na carreira durante o jogo, admitiu ter ficado transtornado com a lesão do colega. “É uma situação dura, em especial estando tão próximo e sendo amigo de Andre. A única coisa que pude fazer foi ajoelhar-me e rezar. Depois de ver um companheiro sofrer assim, retornar à mentalidade competitiva é quase impossível”, contou.
Para Paul George, a experiência de observar Roberson foi especialmente trágica por relembrá-lo da fratura na perna direita que sofreu em uma partida amistosa da seleção dos EUA, em 2014. Ele passou mais de oito meses afastado do basquete na oportunidade – um período que deve ser próximo daquele que o companheiro ficará fora de ação.
“Eu sei como é isso. Já atravessei essa provação antes. É realmente um infortúnio, mas estarei ao lado de Andre em todo o processo, tentarei ajudá-lo o máximo que puder e deixá-lo otimista com a evolução da recuperação. Ele é uma pessoa forte, um cara durão, então terá a capacidade de perseverar nessa dificuldade”, disse o convocado de última hora para o Jogo das Estrelas.
Nas partidas recentes em que o titular foi desfalque, Donovan oscilou entre os usos dos jovens Alex Abrines e Terrance Ferguson no quinteto inicial. Roberson é um dos melhores defensores de perímetro da liga, tendo sido eleito para o segundo time ideal de defesa da última temporada. Em 38 jogos disputados nesta temporada, ele acumulou médias de 5.0 pontos, 4.7 rebotes e 1.2 roubos de bola.