Analista detona carreira de Ben Simmons na NBA: “Sorte não estar preso”

Em último ano de contrato, armador australiano corre riscos de deixar a liga

ben simmons nba carreira Fonte: Reprodução / X

Stephen A Smith não é um analista comum. Falastrão, o jornalista da ESPN costuma detonar jogadores sem grandes preocupações. Então, quando o assunto é alguém que recebeu muito dinheiro e não produziu, ele “cresce” ainda mais. E foi assim com Ben Simmons, por conta de sua carreira na NBA até aqui. Apesar de o australiano render bem nos primeiros anos, o atleta vem sendo um “fardo” para as equipes que atua.

De acordo com Smith, Ben Simmons tem “sorte de não estar preso por roubar” o Philadelphia 76ers e o Brooklyn Nets. Não literalmente, claro. Mas o fato é que Simmons teve muitos problemas físicos e pouco joga.

“A única lesão que eu sempre questionei foi sempre a de Ben Simmons”, afirmou Smith. “Ele tem sorte de não ter sido preso por roubo, mas tenho certeza que de todos os lugares onde ele vá jogar, o foco sobre basquete é zero. Ele vai para Miami? Então, sei que não terá foco”.

Publicidade

A carreira de Ben Simmons na NBA começou com o primeiro ano sem jogar. Isso porque o armador teve uma lesão que o impediu de estrear em 2016/17. Mas quando jogou, Simmons impressionou no Sixers. E cada ano ele era ainda melhor, especialmente na defesa.

All-Star em três temporadas consecutivas, Ben Simmons recebeu prêmios como times ideais da NBA e de defesa. Em 2020/21, por exemplo, ele foi o segundo na votação para o melhor defensor daquela campanha. Mas aí veio aquele passe ao invés de tentar fazer a cesta nos playoffs contra o Atlanta Hawks e nunca mais foi o mesmo.

Publicidade

Leia mais

Na época, Joel Embiid, seu então colega no 76ers e Doc Rivers, o treinador, criticaram Ben Simmons publicamente. Enquanto isso, a pressão apenas cresceu. Como resultado, ele pediu troca na offseason de 2021. Simmons exigiu a negociação, pois não tinha mais clima para ficar em Philadelphia.

Enquanto isso, a direção fez jogo duro e exigiu seu retorno para treinamentos. Ben Simmons até apareceu, mas deixou um treino e foi embora. Não voltou mais. Ao mesmo tempo, o Sixers o multou a cada partida que perdia.

Finalmente, quando a troca saiu, Ben Simmons alegou lesão e, posteriormente, não atuou pelo Nets naquela temporada. Apenas em 2022/23, ele estreou por sua nova equipe. Mas assim que fez seus primeiros jogos, sua produção foi muito criticada.

Publicidade

“Eu sei que ele não conseguia arremessar, mas com as habilidades que ele tem, e tudo mais. Mas ele só não quer jogar. Ele não ama o jogo. Não estou dizendo que não tem lesão, mas estou falando sobre a ausência de amor ao jogo. Então, ele já estava perdendo jogos antes de qualquer lesão e ele indicou problema com sua saúde mental. Não podemos deixar de lado a saúde mental, mas tem algo estranho. A razão de eu o criticar é que isso nunca o impediu de ter certeza que o cheque estava em sua conta”, concluiu.

Ben Simmons despencou de 14.3 pontos, 7.2 rebotes, 6.9 assistências em seu último ano de Sixers para 6.9 pontos, 6.3 rebotes e 6.1 assistências no Nets. Foram apenas 42 jogos até se afastar por nova lesão. Então, em 2023/24, Simmons atuou ainda menos: 15 partidas. Seus números, entretanto, seguiram baixos.

Publicidade

Futuro?

Ninguém sabe exatamente se Ben Simmons consegue atuar como antes. Por enquanto, ele treina para a próxima temporada. Mas seu futuro é difícil de entender.

Em 2024/25, Simmons corre sérios riscos de encerrar sua carreira. Ao menos, na NBA. Seu contrato acaba ao fim da nova campanha, no valor de US$40.3 milhões. Ou seja, ele vai tentar fazer de tudo para seguir jogando.

Enquanto isso, o Nets possui planos de não brigar por grandes coisas na próxima temporada. Então, Ben Simmons pode voltar às quadras sem pressão pela vitória. Uma última chance.

Publicidade

Caso não consiga jogar de forma consistente, dificilmente Simmons vai encontrar mercado na NBA. Tudo isso, aos 27 anos.

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Últimas Notícias

Comentários