O sistema de loteria da NBA tem sido alvo de muitas críticas nas últimas temporadas. Parte da imprensa frequentemente aponta a forma atual como responsável pela falta de esforço de algumas franquias em montar times competitivos e vencedores. Entretanto, parece que o cenário também começou a incomodar algumas equipes, e mudanças podem acontecer no futuro próximo.
Segundo o jornalista Zach Lowe, do site Grantland, parece haver um amplo apoio entre os 30 times da liga para que haja mudanças. Alguns estariam interessados em votar as alterações ainda esta temporada. Segundo Lowe, as recentes campanhas do Philadelphia 76ers seriam o fator apontado por outras equipes para justificar a necessidade de reformas.
Atualmente, a equipe com pior campanha na temporada regular entra com 25% de chance de receber a primeira escolha na loteria do ano seguinte, além de estar garantida entre as quatro primeiras. Entre as propostas analisadas, estaria a diminuição dessa porcentagem, além de aumentar a garantia de quatro para seis escolhas.
Atualmente, 21 das 30 equipes da NBA têm futuras escolhas de draft trocadas, e não fica claro o que aconteceria com tais seleções. Certo é que há grande interesse em ver a NBA mais competitiva e equilibrada, sem as constantes especulações de falta de competitividade de algumas franquias.