Houve um tempo em que Alperen Sengun era chamado de “Baby Nikola Jokic” por muita gente. Mas, se alguém ainda usava esse apelido, ele superou essa visão de uma vez por todas nessa quarta-feira. O jovem pivô superou o craque do Denver Nuggets e liderou a vitória da Turquia sobre a Sérvia pelo EuroBasket. O colega Shane Larkin viu a atuação, acima de tudo, como uma prova de excelência do jogador.
“É claro que há semelhanças no jogo de ambos, mas não acho que Alperen queira esse apelido. Em seu primeiro ou segundo ano na NBA, por exemplo, eu até acho que fazia algum sentido chamá-lo assim. No entanto, nesse torneio, ele já mostrou estar pronto para dar um passo à frente. O apelido teve motivo de ser um dia, mas, hoje, ele é o Alperen”, cravou o armador da seleção turca.
Todos os jogadores têm vencer o jogo, acima de tudo, como objetivo maior. Mas Sengun pode também celebrar que venceu o duelo individual contra Jokic. O turco fez 28 pontos, 13 rebotes e oito assistências para liderar a vitória. O sérvio, enquanto isso, anotou 22 pontos, nove rebotes e quatro assistências. Larkin aposta que isso não é algo isolado, mas uma mostra do que está por vir na carreira do jovem.
“Alperen tem grandes ambições para a sua carreira porque é um garoto muito confiante. Não é só um grande talento, mas um atleta com um alto nível técnico e habilidade em quadra. Não é mais uma promessa. O céu é o limite para o menino, pois não chegou nem perto do seu teto. Ele só vai melhorar, crescer e evoluir a cada temporada que passar”, garantiu o atleta de 32 anos.
Leia mais sobre Alperen Sengun
- Em alta na NBA, Alperen Sengun faz história no EuroBasket
- Alperen Sengun: “Não há armador na NBA como Fred VanVleet”
- “Rockets vai estar sob pressão em 2026”, admite Alperen Sengun
Experiência
Você pode não lembrar, mas Shane Larkin teve uma carreira na NBA. Ele foi escolhido na primeira rodada do draft de 2013 e, então, disputou quase 300 partidas em quatro temporadas. Tudo isso antes de cruzar o Atlântico e se consolidar na Europa. Foi uma carreira na liga que não chegou nem perto de Alperen Sengun. Mas, nessa seleção, o armador é a voz de referência e experiência para o pivô.
“Esse é o segundo EuroBasket que participo, então sou o veterano agora. Eu acho que aprendi muito sobre preservar o meu físico desde o último torneio. Nos jogos iniciais, por exemplo, estive mais preocupado em colocar os meus companheiros no ritmo da competição. Mas, agora, começou uma nova etapa. O time precisa que seja mais ativo, pois tudo é decisão daqui em diante”, contou o ex-atleta do Boston Celtics.
Larkin teve a sua melhor atuação no EuroBasket contra a Sérvia, com 23 pontos. Mais do que isso, ele só descansou por 42 segundos dos 40 minutos de ação. “Eu trabalhei muito nessas férias para estar aqui. E sei que os técnicos me prepararam para esses momentos. Por isso, Ergin [Ataman, técnico da Turquia] sabe: se precisar que eu não saia de quadra, estou pronto para isso”, cravou.
Só melhora
Cada duelo entre Alperen Sengun e Nikola Jokic tende a ser visto como um encontro de futuro contra presente. Mas, talvez, não seja bem assim. O Houston Rockets sob o comando do turco, por exemplo, teve uma melhor campanha do que o Denver Nuggets liderado pelo sérvio na última temporada. Larkin crê que muita gente ainda não notou que Sengun é uma realidade.
“Alperen ganhou aquele apelido enquanto ainda era um adolescente, mas esse tempo já passou. Ele está tão maior e mais forte do que nos tempos em que inventaram isso. Sem contar que foi um all-star da NBA na última temporada. Ele ainda possui muita margem para crescimento, então a minha aposta é que só vai ficar melhor. Podem esperar”, projetou o veterano.
Siga nossas redes sociais
Todas as informações da NBA estão nas redes sociais do Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Confira todo o nosso conteúdo, mas não se esqueça de seguir a gente por lá.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA