[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=wlM1qerBLSM]
Como esperado, Allen Iverson vai receber a maior homenagem possível do Philadelphia 76ers no ano que vem. A franquia anunciou nesta quarta-feira que o ídolo de 12 temporadas e mais de 700 partidas vai ter sua camisa aposentada no teto do Wells Fargo Center. A cerimônia de retirada do número 3 acontecerá no dia 1º de março, durante o intervalo do jogo contra o Washington Wizards.
“Allen é, sem dúvidas, um dos mais icônicos atletas que já vestiram o uniforme do 76ers. Ele deixou tudo que tinha em quadra e ninguém pode questionar sua entrega. Foi implacável, corajoso e, peso por peso, o maior jogador de todos os tempos”, declarou o executivo-chefe Scott O’Neil, por meio de nota oficial.
Iverson oficializou sua aposentadoria das quadras em 30 de outubro, dando fim a carreira profissional iniciada em 1996. Com apenas 1.83m e 75 kg., o craque desafiou o jogo de gigantes da NBA e tornou-se um dos maiores ídolos da NBA no início deste século. Sua postura agressiva e destemida inspirou uma geração de futuros jogadores – como, por exemplo, o ala LeBron James.
O ex-armador será o sétimo atleta a ter a camisa aposentadas pelo Sixers, unindo-se a Julius Erving (#6), Maurice Cheeks (#10), Wilt Chamberlain (#13), Hal Greer (#15), Bobby Jones (#24), Billy Cunningham (#32) e Charles Barkley (#34). Além disso, o time também aposentou um microfone, em homenagem ao lendário narrador Dave Zinkoff.
Na carreira, Iverson acumulou 11 convocações para o Jogo das Estrelas, sete seleções para um dos quintetos ideais da liga, o prêmio de calouro do ano e um prêmio de MVP (2001). Ele é o segundo maior pontuador (19.931) e o terceiro maior assistenciador (4.385) da história do 76ers. Em 914 partidas disputadas na NBA, o astro teve médias de 26.7 pontos, 6.2 assistências, 2.2 roubos de bola e 42.5% de aproveitamento nos arremessos de quadra.