Por Arthur Isoppo
Os erros de arbitragem nos jogos decisivos da NBA têm atraído atenção dos fãs nesta temporada. Tamanha polêmica levou o Comissário Adam Silver a ser questionado sobre o assunto. Em entrevista para Cassidy Hubbarth, no programa NBA Tonight, do canal ESPN, Silver defendeu os árbitros, e falou sobre a grande repercussão que as marcações equivocadas têm provocado.
Os relatórios Last Two Minute Report, publicados após os jogos pela NBA no site oficial para falar sobre lances polêmicos, mostram que em quase todas as séries dos playoffs desta temporada ocorreram erros de arbitragem ou marcações, no mínimo, questionáveis.
Silver salientou que em 90% das vezes os árbitros obtêm acertos em suas marcações. “Agora, é claro que eu gostaria de ter 100% de acerto. Mas o que esses relatórios mostram, e que os fãs também já sabem, é que o erro humano faz parte deste jogo, e até os melhores atletas do mundo cometem erros. Treinadores, ocasionalmente, comentem erros. Árbitros, também”, declarou.
O Comissário concluiu dizendo que o objetivo é que os árbitros não sejam notados e atuem da forma mais transparente possível, e a NBA trabalha para isso.
Confira alguns lances polêmicos destes playoffs:
Golden State Warriors 96 x 97 Houston Rockets – Jogo 3
O ala-armador James Harden, teria cometido falta com um empurrão no ala do Warriors, Andre Iguodala, em arremesso que deu a vitória ao Rockets no terceiro jogo da série, com menos de três segundos no cronômetro para o fim do jogo.
Indiana Pacers 84 x 89 Toronto Raptors – Jogo 7
https://youtu.be/DQEsrExcdOE?t=7m38s
A vitória que levou o Raptors a classificação na primeira rodada contra o Pacers nos playoffs também teve polêmica. O ala DeMar DeRozan teria cometido uma falta de defesa não marcada, e com a posse de bola acabou praticamente definindo a vitória para o Raptors, deixando poucos segundos de posse de bola para o Pacers tentar uma virada.
Oklahoma City Thunder 98 x 97 San Antonio Spurs – Jogo 2
Em jogo de muita polêmica, o relatório Last Two Minute Report da partida fez referência a cinco marcações incorretas. Destaque para uma cotovela do ala-armador Dion Waiters, do Thunder, durante a execução de um passe.