O power guard Aaron Henry é o grande destaque da noite de abertura do March Madness 2021. Nesta quinta-feira (18), o primeiro dia do Torneio da NCAA será marcado pelo confronto tradicionalíssimo entre UCLA e Michigan State. Com início programado para as 22h57, a partida terá a transmissão apenas do Watch ESPN.
Prospecto para ficarmos de olho: Aaron Henry
Idade: 21 anos
Universidade: Michigan State
Experiência: junior (terceiro ano universitário)
Posições: ala/ala-armador
Altura: 6’6″ (1,98 m)
Envergadura: 6’9.5″ (2,07 m)
Peso: 95 kg
Médias na temporada: 15,3 pontos, 5,7 rebotes, 3,5 assistências, 1,3 roubo de bola, 1,3 toco, 2,8 turnovers, 44,7% de aproveitamento nos arremessos de quadra, 28,2% de aproveitamento nas bolas de três pontos, 75,7% de aproveitamentos nos lances livres, 32,1 minutos em quadra
Em seu terceiro ano na NCAA, Henry simboliza tudo aquilo que o treinador Tom Izzo prega ao atuar com muita tenacidade, força mental e presença no lado defensivo da quadra.
Dono de excelentes medidas físicas (1,98m de altura, envergadura de 2,07m e 95kg), ele cumpre à risca o perfil que os scouts da era moderna tem dado o nome de power guard – flutuando do backcourt até as posições 3 e 4 pela versatilidade para defender jogadores maiores e a força física para impactar a tábua de rebotes.
A falta de um arremesso longo confiável (32.2% de aproveitamento e 2.9 tentativas na carreira universitária) pode se colocar em seu caminho e o impedir de se tornar uma escolha de primeira rodada no próximo Draft. Mas, mais importante do que isso, sua já mencionada versatilidade defensiva e a capacidade de colocar pressão no aro com muita fisicalidade e o bom toque ambidestro ao redor do aro são elementos promissores de uma carreira sustentável no próximo nível.
Nomes como os dos alas Jae’Sean Tate (Houston Rockets), Josh Hart (New Orleans Pelicans) e Luguentz Dort (Oklahoma City Thunder) são bons exemplos do sucesso deste perfil na NBA contemporânea.