Que a história de Kobe Bryant na NBA está perto do fim, nem o próprio jogador desmente. Porém, o jogador não quer que a última partida do Los Angeles Lakers na temporada 2015-16 encerre sua carreira profissional no basquete.
“Estar ao lado deles significaria tudo para mim”, respondeu Bryant quando perguntado pelo jornalista Tim Reynolds, da Associated Press, sobre uma possível participação nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. “Poder manter a relação que já possuo com a maior parte do grupo e estar junto deles seria divertido”.
Em agosto, a seleção norte-americana realizou um período de treinamentos por três dias, e a presença dos convocados era obrigatória para um futuro convite, situação que não se aplicou para Bryant. Em entrevista durante os treinos, Jerry Colangelo – diretor do órgão máximo do basquete norte-americano – confirmou que Kobe declarou seu interesse em participar dos Jogos Olímpicos, e que o ala poderá vir ao Rio de Janeiro se tiver uma boa temporada nos Lakers e bater a forte concorrência na posição.
Leia mais
USA Basketball confirma: Popovich assume seleção dos EUA em 2017
Kobe não está descartado para Rio-2016, garante diretor da USA Basketball
Entre os alas-armadores presentes na pré-lista do técnico Mike Krzyzewski estão presentes Bradle Bradley Beal (Wizards), DeMar DeRozan (Raptors), James Harden (Rockets), Gordon Hayward (Jazz), Klay Thompson (Warriors), Victor Oladipo (Magic) e Jimmy Butler (Bulls). Com muitos dos nomes vivendo seu auge na carreira, Kobe tratou de explicar como pode ajudar o selecionado norte-americano na competição em 2016.
“Sinto que eu posso ajudar com experiência, liderança e qualidade defensiva. Continuo me movendo muito bem defensivamente”, afirmou o bicampeão olímpico. “Eu gostaria de jogar, seria incrível. Sou um cara global. Cresci na Itália, conheço jogadores de outros países e de diferentes esportes. Seria ótimo jogar nesse ambiente”.
Se conseguir um lugar entre os 12 convocados, Bryant comemorará seu aniversário de 38 anos apenas dois dias antes da final dos Jogos Olímpicos. Além do marco festivo, Bryant também poderá se tornar o primeiro jogador a conquistar três medalhas de ouro olímpicas pelos Estados Unidos, assim como Chris Paul, Carmelo Anthony e LeBron James.
Pela seleção, Kobe já atuou em 26 jogos oficiais, sempre como titular. Em médias, são 14.2 pontos, 2.1 rebotes e 1.7 assistências.