https://www.youtube.com/watch?v=4k0SCHPm6iQ
Para a temporada 2015-16, a maior mudança do Chicago Bulls foi a contratação do técnico Fred Hoiberg para o lugar de Tom Thibodeau. Com a chegada do novo treinador, a principal alteração dentro de quadra foi a saída do pivô Joakim Noah do quinteto titular para a promoção de Nikola Mirotic, substituição que resultou em muitas críticas à Hoiberg. Após dois jogos e duas vitórias com a nova formação, Fred explicou o processo de decisão do quinteto titular para a atual campanha no Bulls.
“Na verdade, o Noah veio até mim e trouxe a ideia dele ser reserva nesta temporada”, revelou Hoiberg. “Ele me disse: ‘Eu sempre joguei bem ao lado do Taj Gibson’. Além disso, ele também admitiu que Mirotic e Pau Gasol têm um grande entrosamento e que devíamos ir por esse caminho. Joakim que começou toda a conversa, e isso diz muito sobre ele.
Agora reserva, Noah atuou por 17 minutos nas partidas contra Cleveland Cavaliers e Brooklyn Nets, e ainda não conseguir marcar pontos. Nos outros quesitos, o pivô alcançou médias de 7.5 rebotes, 1.5 roubos de bola e três assistências.
Leia mais
Hoiberg dá pistas sobre time titular do Bulls e Noah pode começar temporada no banco
Para Hoiberg, Noah tem sido um dos destaques dos treinos do Bulls
Confirmado em estreia, Derrick Rose elogia esquema ofensivo de Hoiberg
O novo garrafão confirmou o pensamento e Noah e se destaca até aqui na temporada. Mirotic já surge como um dos fortes candidatos ao prêmio de jogador com maior evolução. Após manter médias de 10.1 pontos, 4.9 rebotes e aproveitamento de 40% nos arremessos de quadra em sua temporada de calouro, o montenegrino naturalizado espanhol se tornou um dos líderes de Chicago, com 18.5 pontos, nove rebotes e aproveitamento de 52% em mais de dez tentativas por jogo.
Gasol não teve grandes números ofensivos contra Cleveland, mas foi decisivo na defesa com seis tocos, um deles no último arremesso da partida. Contra o Nets, o espanhol foi melhor, acertando sete arremessos em onze tentativas. Segundo Hoiberg, a conversa com Noah teve grande influencia em sua decisão final.
“Eu pensei em diversas formações, mas não consegui chegar a nenhuma decisão. Foi muito importante o Noah chegar e conversar comigo sobre o assunto”.
Neta sexta-feira, o Chicago Bulls visita o também invicto Detroit Pistons às 21h30 no horário de Brasília.