Poucas horas depois da notícia de que jogadores e cartolas chegaram a um entendimento preliminar para fechar o novo Acordo de Negociação Coletiva (CBA), o período de especulações envolvendo trocas e dispensas de atletas foi aberto pela imprensa norte-americana.
De acordo com o repórter Mike Bresnahan, do jornal Los Angeles Times, o Los Angeles Lakers está monitorando a situação de dois jogadores veteranos que podem reforçar a equipe nesta temporada.
A intenção dos dirigentes do time angelino é adicionar mais um armador e um ala especialista em arremessos de média e longa distância. Os nomes comentados são os do armador Baron Davis, do Cleveland Cavaliers, e do ala Rashard Lewis, do Washington Wizards.
Davis, de 32 anos, tem mais dois anos de contrato com o Cavs e 28,7 milhões de dólares para receber em salários. Já Lewis, também de 32 anos, tem direto a receber 43,8 milhões de dólares em seus dois anos restantes de contrato com o Wizards.
Para obter os jogadores, o Lakers se aproveitaria de um artifício que está presente no novo CBA: a cláusula de anistia, em que cada time pode dispensar um jogador que tenha um contrato em vigor, fazendo com que seu salário deixe de contar no cálculo do teto salarial.
Como são fortes candidatos a serem dispensados por suas respectivas equipes, Davis e Lewis ficariam disponíveis para assinar com outra equipe por um valor muito mais baixo.