Um dos ídolos do Detroit Pistons na última década anunciou o fim de sua carreira nesta quinta-feira. Em entrevista a um programa da ESPN Radio, o ala-armador Richard Hamilton revelou que está deixando as quadras depois de 14 anos como atleta profissional. Ele estava afastado da NBA desde o fim da temporada 2012-13, quando sofreu com vários problemas físicos.
“Eu quero fazer um grande agradecimento a todos que me apoiaram nessa jornada. Obrigado aos meus técnicos, companheiros e fãs em Washington, Detroit e Chicago por trataram-me com classe e respeito. Não poderia ser o jogador que fui sem vocês”, declarou o agora ex-atleta, em sua conta no instagram.
Hamilton interrompeu sua carreira por uma temporada para tentar recuperar-se das lesões que vinham o incomodando e passar mais tempo com a família. Ele tentou um retorno à NBA no ano passado, mas uma grave contusão no pé em outubro forçou o jogador de 37 anos deixar os treinos. Foi o momento em que percebeu que parar era o mais sensato.
“Todos os lugares por onde passei ensinaram valiosas lições que vou lembrar pelo resto da vida. Embora essa parte da minha jornada tenha chegado ao fim, minha história no basquete está longe do fim e estou ansioso pelo que me aguarda no futuro”, concluiu o ala-armador, dando a entender que continuará a trabalhar com o esporte no futuro.
Sétimo selecionado do draft de 1999, Hamilton disputou 921 jogos de temporada regular na carreira com médias de 16.5 pontos, 3.1 rebotes e 3.4 assistências. Ele atuou ao lado de Michael Jordan no Wizards, foi eleito para três Jogos das Estrelas e, em seu maior feito, conquistou o título da NBA em 2004 – quando o Pistons surpreendeu o favoritíssimo Los Angeles Lakers.
Além disso, o atleta conquistou o primeiro título do Torneio da NCAA da história da Universidade de Connecticut, sendo eleito MVP do Final Four de 1999.