A Federação Internacional de Basquete (FIBA) confirmou nesta sexta-feira que irá permitir aos jogadores sob contrato com as equipes da NBA que joguem no exterior durante o locaute.
Com isso, a FIBA vai conceder uma “Carta de Compensação” para os jogadores que acertarem transferência para outra Liga. Os atletas terão de assinar um documento se comprometendo a retornar aos seus times, na NBA, assim que o locaute terminar.
“Tendo em vista o nosso papel de promover o basquete em todo o mundo, apoiamos qualquer atleta que quiser jogar no exterior durante o locaute. Fazemos isso enquanto atender aos interesses, direitos e obrigações de todas as partes em conta. Nós estamos altamente esperançosos de que o conflito trabalhista será resolvido o mais rápido possível e que a temporada da NBA começará no prazo previsto”, disse o secretário-geral da FIBA, Patrick Baumann (foto).
A FIBA informou ainda que qualquer atleta da NBA que decidir jogar no exterior durante o locaute, fará isso por sua própria conta e risco. Caberá aos clubes decidirem se devem ou não assinar um termo que os eximam de qualquer responsabilidade caso o jogador sofra uma lesão mais séria.